terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mentha spp - hortelã, menta

Mentha spp - hortelã, menta 

  • A hortelã-verde (Mentha spicata), também conhecida como hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas, hortelã-comum ou simplesmente hortelã, é uma planta herbácea perene, da família Lamiaceae (Labiadas), atingindo 30–100 cm. Existem inúmeras variedades cultivadas, é uma planta usada regularmente no preparo de alguns pratos, principalmente para aromatizá-los, e também de coquetéis e alguns remédios. 
É uma planta originária da Ásia, mas é muito cultivada em todo o mundo, devido às essências aromáticas presentes em toda a planta, principalmente nas folhas. Tolera bem diferentes condições climáticas, desde que não falte água. Em climas frios pode perder as partes aéreas no Inverno, sobrevivendo através dos seus rizomas, que só morrem se o solo congelar completamente.
  • É também utilizada como planta medicinal, estando inscrita nas farmacopeias de muitos países da Europa. De entre as inúmeras virtudes citadas, podem destacar-se: estimulante estomacal, carminativo. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã também é usado como calmante. 
Na mitologia grega, Minthe era um amante de Plutão. A esposa de Plutão, Prosperine, com ciúmes, transformou Minthe na planta hortelã. Os atenienses da antiguidade esfregavam as folhas de hortelã-pimenta nos braços para aumentar a resistência a doenças. 
  • A Mentha spp (M. crispa, M. piperita ou M. villosa) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
Hortelã-pimenta:
  • A Hortelã-pimenta é uma erva aromática que pode ser utilizada como planta medicinal para tratar problemas digestivos, por exemplo. Ela é conhecida como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã-pimenta-bastarda. 
O seu nome científico é Mentha piperita e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados e feiras livres.

Propriedades Medicinais:
  • Devido a seus inúmeros benefícios e propriedades saudáveis, essa planta aromática é utilizada em muitos tratamentos terapêuticos. 
A hortelã possui propriedade anti-séptica, anestésica, tranquilizante suave, analgésica (principalmente a nível local e das mucosas do aparelho digestivo), antitússica, mucolítica, expectorante e descongestionante das vias respiratórias pelo óleo essencial.
  • Um estudo da Wheeling Jesuit University acompanhou 27 adultos durante cinco dias e descobriu que aqueles que inalavam o óleo de menta a cada duas horas consumiam cerca de 350 calorias a menos por dia do que aqueles que não inalavam. O resultado também foi semelhante em pessoas que mascaram folhas de hortelã ou até mesmo chicletes com aroma de menta. O estudo apontou que a hortelã-pimenta reduziu o apetite na maioria das pessoas. 
Desta forma, ficou apontado que o chá de hortelã pode ajudar as pessoas a perderem alguns quilos não desejados. O aroma e o vapor emanado do chá da hortelã por si só já ajuda a aliviar tosse e constipações. A Mentha piperita possui uma substância conhecida como mentol, que possui um componente antibacteriano que ajuda a combater vírus e bactérias. Em algumas pessoas, o chá de hortelã pode inclusive aliviar dores musculares decorrentes de exercício físico intenso.
  • O chá de hortelã-pimenta contém várias outras propriedades, principalmente para o sistema digestivo, vez que a hortelã possui vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que auxiliam na digestão quando o mesmo é tomado após as refeições, além de ser útil para pessoas que estão com ataques de diarreia, cólicas, dores de barriga ou problemas estomacais. Fazer gargarejos com o chá de hortelã melhora o hálito e pode ajuda a combater dores de garganta. 
O chá de hortelã ao ser preparado em processo de infusão não perde as propriedades medicinais que estão presentes na folha da planta. O chá de hortelã-pimenta, além de ser extremamente saudável e seguro, possui aroma e gosto muito agradáveis, sendo totalmente isento de cafeína, além de poder ser consumido quente ou frio. Um chocolate com um pouco de menta adicionado na sua composição pode ser útil para os chocólatras.
  • Seus importantes efeitos antiespasmódicos e carminativos ajudam a combater problemas digestivos, especialmente em casos de indigestão, flatulência e dores estomacais ou câimbras. 
  • Seus componentes expectorantes ajudam também nos tratamentos das vias respiratórias. 
  • Essa erva medicinal é bastante eficaz nos tratamentos das dores menstruais. 
  • A hortelã tem componentes muito eficazes no combate a problemas nervosos, relaxando as tensões e evitando as possíveis consequências derivadas dessa condição. 
  • É um antisséptico e analgésico muito eficaz e, portanto, é recomendada para o tratamento de feridas. Como é usada? A lavagem da ferida com uma infusão consistente da planta proporciona alívio imediato da dor e ajuda a acelerar o processo de cura, podendo também ser aplicada sobre algumas queimaduras, com acréscimo de azeite de oliva à infusão da planta, evitando assim a ardência e possível infecção. 
  • Essa maravilhosa planta combate o mau hálito com um de seus componentes principais, de sabor refrescante, o mentol, mantendo seu cheiro agradável durante todo o dia. 
  • O consumo do delicioso chá de hortelã antes de dormir ajuda a ter um descanso muito relaxante e restaurador. 
  • A infusão desta planta é altamente recomendada para combater os gases acumulados no trato digestivo, eliminando as flatulências. 
Indicações:
  • A hortelã serve para o tratamento da azia, má digestão, problemas do fígado e vesícula biliar, flatulência, náuseas, vômitos, cólon irritável, ;dor de dente e nevralgias. 
O uso do óleo essencial de hortelã é indicado para combater inflamações orofaríngeas, gripe, tosse, bronquite, faringite, rino-sinusite e seu uso externo na dor muscular
  • Diminui os gases; 
  • Reduz cálculos biliares, que podem levar o paciente à cirurgia; 
  • Anestesia os sintomas das náuseas; 
  • Alivia a dor de uma cicatrização; 
  • Faz ceder um pouco a dor de cabeça; 
  • Descongestiona as vias aéreas; 
  • Combate as verminoses. 
As verminoses são mais comuns do que se pensa. E são definidas como um tipo de infecção intestinal causada por parasitas que se hospedam no interior do organismo, e que além de ocorrer nos seres humanos, adoecem outros animais.

Mentha spp - hortelã, menta

Composição Química:

Tal como é típico dos óleos essenciais do gênero Mentha, M. spicata produz uma série de monoterpenos derivados do limoneno por oxidação. Nesta espécie predomina geralmente:
  • Carvona: em geral >60% 
  • Mentona: 34-42% 
  • Mentofurano: 34-30% 
  • Pulegona: 14-22% 
  • Acetato de mentila: 3-7% 
  • Mentol: 5-8% 
A Carvona:
  • A Carvona pertence à classe dos monoterpenos de fórmula molecular C10H14O é uma cetona constituinte de óleos essenciais. Essa estrutura possui o seguinte nome dado pela IUPAC 2-Metil-5-(1-metiletenil)-2-ciclohexanona com massa molar 150,22 g/mol possui densidade de 0,96 g/cm³. 
Seu ponto de ebulição é 231°c e o ponto de fusão 25,2°C é um liquido oleoso de aparência incolor, insolúvel quando frio pouco solúvel quente, mas pode ser solúvel em etanol e éter dietilico. A carvona é uma substância com propriedades odiferas e seus derivados são largamente empregados na indústria alimentícia e farmacêutica. 
  • A (+)- carvona é o principal constituinte (50-70%) do óleo de alcaravia da espécie vegetal Carum carvil. Já a (-)- carvona é um constituinte abundante da hortelã (60-70%) encontrado na Mentha sicata (Linnaeus 1753), onde é formulado o cheiro e sabor do mentol. Apresenta grande importância na indústria de aromas, pois é usado como aromatizante de pães, queijos, licores, pasta de dentes, gomas de mascar e na produção de cosméticos e produtos farmacêuticos. 
Ela vem sendo produzida biossinteticamente através de uma técnica que utiliza o limoneno como percursor. O limoneno é um hidrocarboneto monocíclico insaturado, encontrado na casca de frutas cítricas onde é transformado em carvona através de uma reação com cloreto de nitrosila. Esse processo vem sendo desenvolvido devido a grande demanda mundial por flavorizantes, fragrâncias e produtos farmacêuticos, além da crescente consciência ambiental. 
  • Sua principal aplicação como flavorizante substancia natural ou artificial que adicionado ao alimento ou medicamento lhes confere um sabor característico ao natural. Apresenta ainda propriedades, antifúngicas, antibacterianas podendo ser utilizada no tratamento de adenoma pulmonar além de possuir ação preventiva contra o câncer. 
O uso de plantas contendo óleos essenciais que possuem alta concentração de monoterpeno carvona mostra atividade contra muitos agentes infecciosos. Assim podemos perceber que além de ser usada como aromatizante tem finalidade preventiva. 

Outros usos:
  • Uma das principais qualidades da hortelã é que ajuda a combater problemas digestivos, graças às suas propriedades antiespasmódicas e carminativas. Recomenda-se tomá-la em infusão em caso de indigestão, flatulências, cólicas, etc.Além disso, também funciona como expectorante e é benéfica para tratar as doenças respiratórias. 
Outra das propriedades da hortelã é o fato de atuar como antisséptico e analgésico, por isso, um dos seus usos externos é a limpeza e tratamento de feridas. Da mesma forma, misturando infusão de hortelã com azeite conseguiremos um bom remédio contra as queimaduras.
  • Também se pode usar esta erva medicinal para combater as dores menstruais, uma vez que a hortelã atuará como anti-dismenorréico. 
  • A hortelã também é benéfica em casos de nervos, para nos acalmar e nos sentirmos melhor. 
  • Tal como muitas outras plantas, tomada em infusão ajudará a relaxar.
  • Gargarejo com o chá melhora o hálito e ajuda a combater as dores de garganta, da faringe e da laringe; 
  • Pode ser usada amassada para acalmar picada de insetos; 
  • Emplasto com a função de anestésico devido à substância encontrada na erva – o mentol. O mentol dá uma sensação refrescante e ajuda a combater vírus e bactérias; 
  • Na indústria de cosméticos a planta atua como antioxidante devido ser rica em vitamina A e C. As vitaminas potencializam o colágeno atuando de forma benéfica na pela e nos cabelos. Muitos produtos para a beleza dos cabelos e pele possuem em sua composição a hortelã; 
  • A hortelã é muito usada na culinária dando sabor extra a enfeitando os pratos. O sabor e aroma são marcantes. Pode ser usado para preparar deliciosos pratos com carnes como é o caso do quibe, tempero de carnes e frango. Também usada em molhos, saladas e sucos. A hortelã combina perfeitamente com as frutas como o abacaxi, melancia, pêssego e maçã. Dá um toque refrescante e um sabor delicioso. 
  • A hortelã também pode ser servida como chá, em temperatura quente ou fria. O chá pode ser misturado com frutas 
É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental.É uma das plantas mais usadas do mundo

Efeitos colaterais:
  • Contrações no útero, diminuição da sensibilidade, insônias, dispneia e em casos muito raros pode causar asfixia em crianças e lactantes.
Contraindicações:
  • Gravidez, amamentação, crianças menores de seis anos, doentes com dispepsias hipersecretoras, doenças intestinais graves e doenças neurológicas. Outras informações importantes: 
  • Indivíduos que possuam cálculos biliares só devem utilizar a planta com aconselhamento médico. 
  • O uso do óleo essencial deve ser feito sob cuidados e recomenda-se o teste de tolerância. 
  • O óleo essencial deve ser administrado internamente em cápsulas com revestimento entérico, para não causar azia. 
Em pessoas sensíveis pode causar insônias, nervosismo e dermatites de contato e caso inalado pode causar asfixia, principalmente em crianças, além de irritar os olhos.

Toxicologia: 
  • Como as outras mentas das quais o mentol é derivado como um extrato da planta, a hortelã-pimenta é geralmente considerada segura para o consumo humano como um condimento ou flavorizante. Ratos alimentados com o óleo de hortelã em doses diárias de até 100 mg, durante 28 dias desenvolveram lesões cerebrais dependentes da dose. 
Um estudo similar com duração de 90 dias demonstrou uma patologia idêntica, com nenhuma agravação adicionai dos espaços parecidos com cistos no cerebelo. Estes efeitos foram similares em natureza à neuropatia induzida pelo composto hexaclorofeno, e foi atribuído ao componente pulegona do óleo de hortelã. Entretanto, doses de alta magnitude seriam consideradas um overdose do óleo. Um caso de delírio resultou da intoxicação pela ingestão oral do produto tópico Metholatum, ingerido por uma mulher com alcoolismo crônico. Hospitalização da paciente foi necessária. 
  • O quadro de delírio também foi observado em um homem, também com alcoolismo crônico, após uma possível ingestão oral de um analgésico tópico contendo mentol /álcool. Edema pulmonar e ferimento agudo do pulmão ocorreram em um paciente após uma injeção intravenosa de óleo de hortelã. O óleo de hortelã não deve ser administrado a pacientes com refluxo gástrico ou úlcera gástrica ativa, pois os sintomas podem ser exacerbados. 
O óleo pode reduzir a pressão do esfíncter esofágico e contribuir para o refluxo gastroesofágico. O óleo de hortelã não deve ser aplicado ao rosto, especialmente em baixo do nariz de crianças ou infantes. A aplicação da pasta contendo mentol às narinas de um infante para o tratamento dos sintomas do resfriado causou o colapso imediato da criança. 
  • As preparações com revestimentos entéricos não foram estudadas em crianças menores de 8 anos de idade e não são recomendadas para o uso em crianças muito jovens. 

Chá de hortelã ajuda na digestão, minimizando o incômodo 
causado pela gastrite.