Projetos de Ensino

Ensinar a partir do Cotidiano


  • Ensinar a partir do cotidiano do aluno é muito mais do que exemplificar, ou fazer nosso aluno relatar suas experiências e procurar relacionar com o conteúdo trabalhado. 
É problematizar os conteúdos, é tornar o aprendizado uma experiência vivida, investigando situações reais, a partir dos conteúdos químicos pertinentes, tornando o conteúdo interessante e instigando a compreensão deles.
  • Uma das maneiras de se fazer isso, é a aprendizagem por meio de projetos, onde a vontade de aprender é alimentada pela curiosidade de descobrir. A disciplina é chata, ou difícil se o aluno não vê a sua utilidade no cotidiano, mas se ele é estimulado a refletir sobre diversos temas relacionados à química e ao seu cotidiano, outros questionamentos irão surgir, sobre outros e outros temas, e junto o gosto pela disciplina, o prazer da descoberta e da investigação.
A dificuldade de promover o aprendizado dessa forma, está no desafio do professor estar preparado para o inesperado, esse é o grande desafio da educação e do ensino de qualidade.

Prof Luciane Kawa