PROJETO DAS TINTAS DE SOLO
(a base de solo)
Este projeto surgiu do experimento realizado com os alunos do 4ºPeríodo do Curso Técnico de Edificações, onde se propõe a produzir diversas cores de tintas ecológicas (à base de terra) utilizando-se variedades diferentes de solo.
O experimento obteve como resultado 11 tonalidades de cores diferentes, e de acordo com as imagens poderão observar os passos realizados:
Fig.1 - secando o solo escolhido
Fonte: do próprio autor
Fig.2 - triturado o solo
Fonte: do próprio autor
Fig.3 - peneirado o solo
Fonte: do próprio autor
Fig.4 - é medido a massa do solo
Fonte: próprio autor
Fig.5 - medindo volume do solo
Fonte: próprio autor
Fig.6 - Escala de cores encontradas a partir dos solos coletados
Fonte: próprio autor
Fig.7 - Medindo massa da água
Fonte: próprio autor
Fig.8 - Medindo a massa da cola
Fonte: próprio autor
Fig.9 - Misturando os reagentes
Fonte: próprio autor
Fig.10 - Imagens das tintas de cores 1, 2 e 3
Fonte: próprio autor
Fig.11 - Imagens das tintas de cores 4, 5 e 6.
Fonte: próprio autor
Fig.12 - Imagem da tinta de cor 7, com textura diferenciada das demais
Fonte: próprio autor
Fig.13 - Terminando a preparação da tinta 11
Fonte : próprio autor
Fig.15 - separando o sobrenandante
Fonte: próprio autor
Fig.16 - medindo volume do sobrenadante
Fonte: próprio autor
Fig.17 - Cronometrando o tempo de escoamento
Fonte: Próprio autor
Fig.18 - Utilização do viscosímetro Cup Ford
Fonte: próprio autor
Fig.19 - Utilização com cor diferente
Fonte: próprio autor
Fig.20 - Outra imagem com cor diferente
Fonte: próprio autor
Fig.21 - Imagem do conjunto
Fonte: próprio autor
Fig.22 - Imagem com outra cor de tinta
Fonte: próprio autor
Fig.23 - Imagem do conjunto
Fonte: próprio autor
Fig.24 - Solução 7 não separou sobrenadante
Fonte: próprio autor
Fig.25 - Imagem com outra cor de tinta
Fonte: próprio autor
Fig. 26 - Imagem do conjunto com outra cor de tinta
Fonte: próprio autor
Fig. 27 - Imagem do conjunto com outra cor de tinta
Fonte: próprio autor
É importante ressaltar que a partir desse projeto foi possível trabalhar com os alunos diversos conceitos químicos, desde mistura ( homogênea e heterogênea), soluções, cálculo estequiométrico, densidade, viscosidade, onde o equipamento observado nas últimas fotos são um modelo de viscosímetro chamado Cup Ford.
OBS: O trabalho completo será apresentado no 2ºCONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS