terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ácido Nítrico - (HNO3)

Fertilizante composto por Acido Nítrico

  • O ácido nítrico é um composto químico representado pela fórmula HNO3, líquido viscoso, inodoro e incolor, muito volátil, forte oxidante, corrosivo, miscível em água. É o segundo ácido mais fabricado e mais consumido na indústria, perdendo apenas para o ácido sulfúrico.Trata-se de um ácido incompatível com a maioria dos compostos orgânicos. Quimicamente, o ácido nítrico reage de três maneiras: como ácido forte, como agente oxidante, como agente de nitração. 
Como ácido forte, provoca reação com produtos alcalinos e óxidos, formando sais denominados nitratos; oxida produtos orgânicos como a anilina e o álcool furfurílico, sendo usado em combustíveis para foguetes; já as reações de nitração envolvem a nitração comum (com hidrocarbonetos) e a esterificação (com álcoois), o que possibilita a síntese de explosivos orgânicos.
  • A produção industrial de ácido nítrico se dá pelo processo de Ostwald, em que se utiliza amoníaco aquecido com um catalisador (platina) para a formação do óxido nítrico, que, por sua vez, sofre oxidação, formando dióxido de nitrogênio e depois reagem com água, dando origem, finalmente, a esse ácido. 
Antes da descoberta do Ostwald, o ácido nítrico era obtido através de um processo denominado arco voltaico, onde o próprio ar era submetido a uma corrente elétrica e reagia a 3000 graus, formando o óxido nítrico (NO). Ou, também, poderia ser produzido através da reação de nitrato de sódio com ácido sulfúrico. A produção de ácido nítrico é extremamente poluidora, pois libera gases que contribuem para o desencadeamento da chuva ácida e agravamento do efeito estufa.
  • O ácido nítrico é muito utilizado pela indústria química, principalmente em processos de nitrificação de composto orgânicos, na fabricação de explosivos, fertilizantes agrícolas, vernizes, celuloses, salitre (nitrato de potássio), pólvora negra, trinitrolueno (TNT), nitroglicerina (dinamite), seda artificial, ácido benzoico, fibras sintéticas, galvanoplastia, ácido pícrico, nylon, entre outros.
Na indústria metalúrgica, o ácido nítrico é utilizado para a refinação de metais preciosos, como o ouro e a prata. Na indústria de impressão é usado como agente de gravação em fotogravura e litografia. É utilizado pelos fotógrafos que utilizam filmes de nitrocelulose e pela indústria farmacêutica, na composição e na destruição de medicamentos.
  • Pode causar efeitos nocivos à saúde, se inalado, pode conduzir à pneumonia e edema pulmonar, se ingerido, pode ocasionar queimaduras na boca, garganta, esôfago e estômago, em contato com a pele e olhos causa queimaduras severas. Em caso de acidentes com ácido nítrico é fundamental buscar orientação médica.
Características e propriedades:
Propriedades físicas:
  • O ácido nítrico puro é um líquido viscoso, incolor e inodoro. Frequentemente, distintas impurezas o colorem de amarelo-acastanhado. A temperatura ambiente libera fumaças (fumos) vermelhos ou amareladas. O ácido nítrico concentrado tinge apele humana de amarelo ao contato, devido a uma reação com a cisteína presente na queratina da pele.
Propriedades químicas:
O ácido nítrico é considerado um ácido forte, sendo também bastante corrosivo.
  • Sendo um ácido típico, o ácido nítrico reage com os metais alcalinos, óxidos básicos e carbonatos, formando sais, como o nitrato de amônio. Devido à sua natureza oxidante, o ácido nítrico geralmente não doa prótons (isto é, ele não libera hidrogênio) na reação com metais e o sal resultante normalmente está no mais alto estado de oxidação. 
Por essa razão, pode-se esperar forte corrosão, que deve ser evitada pelo uso apropriado de metais ou ligas resistentes à corrosão.
  • Ácido nítrico tem uma constante de dissociação ácida (pKa) de -1.4: em solução aquosa, ele ioniza quase completamente (93%, a 0,1 mol/L) em íons nitrato (NO3-) e prótons hidratados, conhecidos como íons hidrônios (H3O+). HNO3 + H2O → H3O+ + NO3-
Quando ebulido em presença de luz, mesmo a temperatura ambiente, há uma decomposição parcial com a formações de dióxido de nitrogênio seguindo a reação: 4 HNO3 → 2 H2O + 4 NO2 + O2 (72 °C). Suas reações com compostos como os cianetos, carbetos, e pós metálicos podem ser explosivas.
  • Fortemente oxidante é incompatível com a maioria dos produtos orgânicos. As reações do ácido nítrico com muitos compostos orgânicos, como a terebentina ou o álcool etílico, são violentas, a mistura sendo hipergólica (quer dizer, auto-inflamável).
Os sais do ácido nítrico (que contém o íon nitrato) se chamam nitratos. A quase totalidade deles são muito estáveis em água. O ácido nítrico e seus sais, os nitratos, não devem ser confundidos com o ácido nitroso e seus sais, os nitritos.

Aplicações:
  • O ácido nítrico concentrado, normalmente usado em laboratórios e aplicações industriais, é a solução aquosa de ponto de ebulição constante, contendo 68% de ácido nítrico (42,25º Baumé).
Ácido nítrico, especialmente concentrado (solução aquosa em teor de nítrico maior que 70% mássico) é utilizado na indústria de explosivos, apenas de forma gasosa.
  • O ácido nítrico fumegante é o ácido concentrado, 85,7% (47º Bé), contendo óxidos de nitrogênio livres, dissolvidos, que elevem a concentração para até mais de 96% em peso. Este ácido deriva seu nome porque fumega quando exposto ao ar. 
Apesar de mais instável quimicamente que o ácido concentrado normal, reage mais vigorosamente com outras substâncias, devido à presença dos óxidos nitrosos livres. Forma uma mistura azeotrópica com a água a 68%. A principal aplicação do acido nítrico é na produção de fertilizantes.
  • Entre os sais do ácido nítrico estão incluídos importantes compostos como o nitrato de potássio (nitro ou salitre empregado na fabricação de pólvora) e o nitrato de amônio como fertilizante.
O ácido nítrico também pode ser utilizado na obtenção de um éster, em um processo chamado de esterificação: 
Ácido nítrico + Álcool metílico → Nitrato de metila + água
NO2 - OH + HO - CH3 → NO2- O - CH3 + H2O
O ácido nítrico é utilizado na oxidação do ciclohexanol/ciclohexanona na produção de ácido adípico na cadeia do nylon.
  • Além destes usos, o ácido nítrico, em várias concentrações, é utilizado para fabricação de corantes, explosivos(destacadamente a nitroglicerina, a nitrocelulose, além do ácido pícrico), diversos ésteres orgânicos, fibras sintéticas,nitrificação de composto alifáticos e aromáticos, galvanoplastia, seda artificial, ácido benzóico, terylene, etc.
História:
  • Os alquimistas chamavam de aqua fortis o ácido nítrico e aqua regia a mistura de ácido nítrico e clorídrico, conhecida pela sua capacidade de dissolver o ouro.
Produção:
  • Modernamente o ácido nítrico é produzido a partir do processo de Ostwald, onde amônia é queimada com ar sob telas catalíticas de platina gerando monóxido de nitrogênio (NO), que oxidado com ar à dióxido de nitrogênio (NO2) é absorvido sob pressão em água formando ácido nítrico. O processo envolve altas temperaturas e pressões próximas da atmosférica.
  • Um processo anterior ao de Ostwald era o do arco voltaico, onde o próprio ar submetido a corrente elétrica reagia a 3000 °C formando NO. Outro processo anterior era a reação de nitrato de sódio com ácido sulfúrico. Ambos processos caíram em desuso no início do século XX com o barateamento da amônia produzida em larga escala pelo processo de Haber-Bosch.
A produção de ácido nítrico é fortemente poluidora, liberando gases NOx (geradores de chuva ácida) e N2O (gás de estufa). Diversos processos foram desenvolvidos, contudo, para o abatimento das emissões destes gases dentro das leis ambientais
  • Principais usos recomendados para a substância: Metalúrgica, decapante, tratamento de superfície, reagentes de laboratório, borracha, explosivos, sínteses orgânicas, fotogravura, galvanoplastia, entre outras.
Identificação do Perigos:
  • Perigos mais importantes: O ácido nítrico é altamente corrosivo e tóxico, enérgico oxidante, podendo levar à inflamabilidade outros combustíveis. Manuseie o produto com segurança. Suas reações com compostos como alcoóis, aminas, amoníaco, aldeídos, hidrazinas, anidrido acético, cetonas, substâncias inflamáveis, metais alcalinos, ácido sulfúrico, hidrocarbonetos, podem ser exotérmicas e explosivas.
Efeitos do produto: 
Corrosivo e oxidante.
  • Efeitos adversos à saúde humana: O ácido nítrico é tóxico e muito corrosivo para pele, olhos, aparelho digestivo e trato respiratório. Os fumos e vapores de ácido nítrico podem se constituir numa mistura de óxidos de nitrogênio, quando reagindo com materiais metálicos ou compostos orgânicos. 
Os óxidos de nitrogênio resultantes destas reações químicas, particularmente o dióxido de nitrogênio (NO2), quando aspirados em maiores concentrações causam dificuldade respiratória, pneumonite, edema agudo de pulmão e perda da consciência, podendo levar à morte.

Inalação:
  • A inalação de vapores de ácido nítrico produz irritação das vias aéreas superiores, causando espirros, tosse, dor no tórax, dificuldade respiratória, salivação e tontura, podendo evoluir para edema pulmonar e morte.
Contato com os olhos:
  • O contato com os olhos causa descoloração amarelada e graves queimaduras, que podem culminar com perda da visão.
Contato com a pele:
  • Em contato com a pele pode causar desde irritação moderada a serias lesões, em função da concentração e do tempo de ação.
Ingestão:
  • Na ingestão aparecem escaras amareladas nos lábios, na língua e no céu da boca. A necrose do tubo digestivo, com perfuração gástrica, pode evoluir com asfixia por edema de glote, convulsões e coma.
Queimadura:
  • A queimadura da pele produz manchas amarelo-acastanhadas, dolorosas e que podem vir acompanhadas de formação de bolhas ou lesões necróticas que se aprofundam progressivamente.
Efeitos ambientais: 
  • Pode contaminar cursos d’água, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade. Altas concentrações no ar põem em risco a vida humana e animal.
Perigos físicos e químicos: 
  • O ácido nítrico pode reagir violentamente com combustíveis orgânicos e bases fortes, oxidar materiais como madeira e metais particulados. É corrosivo para papéis e roupas, reage com água liberando calor e fumos tóxicos.
Perigos específicos: 
Evite a exposição do produto ao calor e materiais incompatíveis. 
  • Suas reações com compostos como os alcoóis, aminas, amoníaco, aldeídos, hidrazinas, anidrido acético, cetonas, substâncias inflamáveis, metais alcalinos, ácido sulfúrico, hidrocarbonetos, podem ser exotérmicas e explosivas.
Principais sintomas: 
  • A inalação de vapores de ácido nítrico produz irritação das vias aéreas superiores, causando espirros, tosse, dor no tórax, dificuldade respiratória, salivação e tontura, podendo evoluir para edema pulmonar e morte.
Classificação do produto químico: 
E sistema de classificação usado:
Norma ABNT NBR 14725-2:2012:
  • (Adoção do Sistema Globalmente Harmonizado para classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, GHS ONU) – Categoria 1.
Oxidante e Toxico:
  • Visão geral de emergências: Dependendo das proporções, isole e evacue a área em casos de vazamento e/ou derramamento. Procure bloquear o vazamento, conter o líquido derramado ou transferir o produto. Fique com o vento soprando as suas costas, durante o atendimento emergencial.
O acesso das pessoas nas áreas contaminadas só deve ser permitido se estiverem usando roupas específicas e proteção respiratória adequada, com filtros para gases ácidos (ou combinados) ou máscaras autônomas ou com adução de ar.

Explosão de Acido Nítrico na Venezuela

Composição e Informações sobre os Ingredientes:
  • Substância: ÁCIDO NÍTRICO 53%.
  • Nome químico comum ou nome genérico: ÁCIDO NÍTRICO.
  • Sinônimo: ÁCIDO NÍTRICO.
  • Chemical Abstract Service (nº CAS): 7697-37-2.
  • Composição química da substância:
  • Mínimo, 53 % de ácido nítrico.
  • Não existem impurezas que contribuam para o perigo.
Medidas de Primeiros Socorros:
Inalação: 
  • Remova o acidentado para área não contaminada e arejada e administre oxigênio se disponível. Aplique manobras de ressuscitação em caso de parada cardiorrespiratória. Encaminhe imediatamente ao hospital mais próximo.
Contato com a pele: 
  • Retire rapidamente as roupas e calçados contaminados e lave as partes atingidas com água corrente em abundância, no mínimo durante 15 minutos. Encaminhe ao médico.
Contato com os olhos: 
  • Lave imediatamente os olhos com água corrente, no mínimo durante 15 minutos, levantando as pálpebras para permitir a máxima remoção do produto. Após estes cuidados, encaminhe imediatamente ao médico oftalmologista.
Ingestão: 
  • Nunca dê nada pela boca a pessoas inconscientes ou em estado convulsivo. O acidentado consciente e alerta pode ingerir água ou leite. Devido ao forte poder de corrosão do ácido nítrico, os vômitos são contra indicados. Se os vômitos ocorrerem espontaneamente, a vítima deverá ser deitada de lado para prevenir a aspiração pulmonar. Encaminhar ao médico informando as características do produto.
Quais ações devem ser evitadas: 
  • Não induzir vômito.
Descrição breve dos principais sintomas e efeitos: 
  • O ácido nítrico é muito corrosivo para pele, olhos, aparelho digestivo e trato respiratório.
Proteção do prestador de socorros: 
  • Utilize os equipamentos de proteção individual indicados. O acesso das pessoas nas áreas contaminadas só deve ser permitido se estiverem usando roupas específicas e proteção respiratória adequada, com filtros para gases ácidos (ou combinados) ou máscaras autônomas ou com adução de ar.
Notas para o médico: 
  • Na inalação de vapores contendo óxidos de nitrogênio pode ocorrer edema pulmonar tardiamente, o que requer observação médica prolongada em ambiente hospitalar. A aspiração, que pode ocorrer durante a ingestão e/ou vômitos, representa importante risco à vida. 
Lavagens gástricas devem ser realizadas por pessoal experiente, considerando o risco de perfuração gastrintestinal e de indução de vômito pela passagem de sonda nasogástrica e introdução de líquidos para sua realização. Avalie a função renal.

Medidas de Combate a Incêndio:
  • Meios de extinção apropriados: O produto não é combustível. Quando envolvido em fogo, use meios de extinção apropriados para combatê-lo, conforme o combustível envolvido no incêndio.
  • Meios de extinção não apropriados: O produto não é combustível. Quando envolvido em fogo, não use meios de extinção não apropriados, conforme o combustível envolvido no incêndio.
  • Perigos específicos: O ácido nítrico não é combustível, mas um oxidante, podendo provocar fogo quando em contato com outros combustíveis ou materiais orgânicos. Reage com a maioria dos metais liberando gás de Hidrogênio, que pode formar misturas explosivas com ar.
  • Métodos especiais: Evite aplicação de excesso de água, pois poderá haver contaminação de cursos d’ água.
  • Proteção dos bombeiros: Utilizar equipamentos de proteção individual, principalmente proteção respiratória. Em caso de fogo existe a possibilidade de decomposição com liberação de gases tóxicos irritantes (NOx). Utilize máscara autônoma ou máscara com ar mandado e roupas de PVC resistentes a ácidos.
Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento:
Precauções pessoais:
  • Remoção de fontes de ignição: O ácido nítrico não é combustível. Como é oxidante, evite o contato com outros combustíveis ou materiais orgânicos.
  • Prevenção da inalação e do contato com a pele, mucosas e olhos: Utilize equipamentos de proteção individual adequados. O acesso das pessoas nas áreas contaminadas só deve ser permitido se estiverem usando roupas específicas e proteção respiratória adequada, com filtros para gases ácidos (ou combinados) ou máscaras autônomas ou com adução de ar.
  • Precauções ao meio ambiente: Pode contaminar cursos d’águas, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade. Altas concentrações no ar põem em risco a vida humana e animal. Os locais de armazenamento devem possuir diques de contenção.
  • Sistemas de alarme: Não aplicável.
  • Métodos para limpeza: Utilize equipamentos de proteção individual, isole a área, remova todo produto orgânico ou combustível e providencie ventilação adequada para dispersar o gás.
  • Recuperação: Tente conter o líquido derramado com dique de areia ou terra. Se possível, realizar a transferência do produto. Nunca use material orgânico para absorver derramamento.
  • Neutralização: Pode se conseguir a neutralização do ácido com a adição de substância básica, alcalina ou cáustica. Neutralize lenta e cuidadosamente com cal, se possível. A reação de neutralização libera calor (reação exotérmica). Para pequenas quantidades, adicionar cautelosamente excesso de água com grande agitação. Ajustar o pH para neutro, separar os sólidos ou líquidos insolúveis e acondicioná-los para disposição adequada como resíduo A reação de hidrólise e neutralização pode gerar calor e fumos, os quais podem ser controlados pela velocidade de adição. Recomenda-se o acompanhamento por um especialista do órgão ambiental.
  • Disposição: Neutralize o resíduo antes de levar à disposição final adequada.
  • Prevenção de perigos secundários: Reveja orientações contidas nos campos anteriores.
Manuseio e Armazenamento:
Manuseio:
  • Medidas técnicas: Previna danos físicos aos tanques, tubulações e válvulas. Isole-os de substâncias incompatíveis.
  • Prevenção da exposição do trabalhador: Submeta todo sistema a um controle periódico de manutenção. Mantenha equipe permanentemente treinada.
  • Prevenção de incêndio e explosão: O ácido nítrico não é combustível, mas pode provocar fogo quando em contato com outros combustíveis ou materiais orgânicos. Reage com a maioria dos metais liberando gás de Hidrogênio, que pode formar misturas explosivas com ar.
  • Precauções para manuseio seguro: Para reduzir a possibilidade de risco à saúde assegure ventilação suficiente ou existência de exaustão no local para controlar a concentração ambiente a níveis baixos. Utilizar sempre os equipamentos de proteção individual: roupas específicas e proteção respiratória adequada, com filtros para gases ácidos (ou combinados) ou máscaras autônomas ou com adução de ar.
  • Orientações para manuseio seguro: Evite contato com materiais incompatíveis e contaminações ambientais, conforme mencionado nos campos anteriores.
Armazenamento:
Medidas técnicas apropriadas:
  • Condições de armazenamento: Siga a orientação do fabricante do equipamento.
  • Adequadas: Utilize sempre material especificado compatível com ácido nítrico 53%.
Carretas e Tanques para armazenamento:
  • Chapas: aço inox ASTM A-240 TP 304 L.
  • Flanges: aço inox ASTM A-182 F 304 L.
  • Tubos: aço inox ASTM A-312 TP 304 L.
  • Conexões: aço inox ASTM A-403 WP 304 L.
  • Válvulas: aço inox ASTM A-351 CF3.
  • Parafuso: aço Inox ASTM A 193 gr B8
  • Porca: aço Inox ASTM A 194 gr B8
  • A evitar: Evitar luz e calor, evitar contato com material orgânico ou incompatível. Vide informações anteriores.
  • De sinalização de risco: Placas de sinalização contendo a indicação de CORROSIVO.
  • Produtos e materiais incompatíveis: Vide informações anteriores.
Materiais seguros para embalagem:
  • Recomendadas: Utilize sempre material especificado compatível com ácido nítrico 53% (exemplo: aço inox, teflon).
  • Inadequadas: Não utilize embalagem confeccionada com material incompatível com ácido nítrico 53% (exemplo: material orgânico ou madeira). Para esta concentração o alumínio também não é material recomendado para embalagem.
Controle de Exposição e Proteção Individual:
Medidas de controle de engenharia: 
  • Para reduzir a possibilidade de risco à saúde, assegure ventilação suficiente ou existência de exaustão no local para controlar a concentração ambiente a níveis baixos. Dote a área de chuveiros e lava-olhos de emergência.
Parâmetros de controle específicos:
Limites de exposição ocupacional:
  • TLV-TWA – 2 ppm (~ 5mg/m3) (ACGIH).
  • TLV-STEL – 4 ppm (~10mg/m3) (ACGIH).
  • Brasileiro: não definido pela NR-15 da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego
  • Indicadores biológicos: Vide quadro I da NR 7 da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego (www.mte.gov.br)
Procedimentos recomendados para monitoramento: Submeta os indivíduos expostos a provas periódicas de função respiratória; o exame médico periódico deve enfatizar a possibilidade de ocorrência de hiper-reatividade brônquica em exposições de longo prazo.

Equipamento de proteção individual apropriado:
  • Proteção respiratória: Use proteção respiratória se a concentração no ambiente estiver acima do limite de ação ou metade do limite de tolerância. Máscara panorama com filtro contra gases ácidos ou multiuso (combinado) desde que recomendado de acordo com a concentração determinada no ambiente. Em grandes vazamentos e/ou derramamentos, utilize máscara autônoma (ou adução de ar). Atenção: máscaras com filtros mecânicos não protegem trabalhadores expostos à atmosfera deficiente de oxigênio.
  • Proteção das mãos: Utilize luvas resistentes a ácidos.
  • Proteção dos olhos: Use óculos de segurança contra produtos químicos e/ou protetor facial.
  • Proteção da pele e do corpo: Utilize roupas de PVC resistentes a ácidos.
  • Medidas de higiene: Mantenha os locais de trabalho dentro dos padrões de higiene. Nunca coma, beba ou fume em área de trabalho. 
Pratique boa higiene pessoal principalmente antes de comer, beber e fumar. Separe ferramentas e roupas contaminadas, assegurando que as mesmas sejam efetivamente lavadas antes de nova utilização.

Propriedades Físico-Químicas:
  • Estado físico: Líquido.
  • Forma: Líquida.
  • Cor: Incolor.
  • Odor: Odor característico asfixiante.
  • pH: < 1 - Fortemente ácido.
Temperaturas específicas:
  • Ponto de ebulição: 117 °C.
  • Faixa de temperatura de ebulição: Não aplicável.
  • Faixa de destilação: Não aplicável.
  • Ponto de fusão: Não determinado.
  • Temperatura de decomposição: Não determinado.
  • Ponto de fulgor: Não aplicável.
  • Temperatura de auto-ignição: Não aplicável.
  • Limites de explosividade superior/inferior: Não aplicável.
  • Pressão de vapor: 6,7 – 7,9 mm Hg a 20 °C (55% - 50% HNO3).
  • Densidade de vapor: Não determinado.
  • Densidade: 1,33 g/cm3 a 20 °C
  • Solubilidade: Solúvel em água (liberação de calor).
  • Coeficiente de partição octanol/água: Não determinado.
  • Taxa de evaporação: Não determinado.
  • Outras informações: Além do produto ser corrosivo, não deve ser esquecido seu efeito oxidante.
Estabilidade e Reatividade:
Condições específicas:
  • Instabilidade: O ácido nítrico se decompõe no ar, em contato com a luz e substâncias orgânicas. Reações perigosas: Suas reações com compostos como alcoóis, aminas, amoníaco, aldeídos, hidrazinas, anidrido acético, cetonas, substâncias inflamáveis, metais alcalinos, ácido sulfúrico, hidrocarbonetos, podem ser exotérmicas e explosivas.
  • Condições a evitar: Evite contatos com materiais combustíveis e orgânicos, pois pode provocar fogo. Em contato com alguns metais pode liberar hidrogênio.
  • Materiais ou substâncias incompatíveis: Pode reagir violentamente com combustíveis orgânicos e bases fortes, oxidar materiais como madeira e metais particulados. É corrosivo para papéis e roupas, reage com água liberando calor e fumos tóxicos.
  • Necessidade de adicionar aditivos e inibidores: Não aplicável.
  • Produtos perigosos da decomposição: Sob a ação do fogo pode se decompor liberando gases nitrosos tóxicos (NOx).
Informações Toxicológicas:
Informações de acordo com as diferentes vias de exposição:
  • Toxicidade aguda: A inalação de vapores de ácido nítrico produz, inicialmente, irritação das vias aéreas superiores, causando espirros, tosse, dor no tórax, dificuldade respiratória, salivação e tontura, podendo evoluir para edema pulmonar e morte.
  • Efeitos locais: O ácido nítrico é muito corrosivo para pele, olhos, aparelho digestivo e trato respiratório.
  • Sensibilização: Evite contato com o produto. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual.
  • Toxicidade crônica: Exposição reiterada a concentrações acima dos limites de tolerância para exposição ocupacional pode determinar distúrbios funcionais respiratórios.
  • Efeitos toxicologicamente sinérgicos: Tabagismo, no desenvolvimento de bronquite crônica.
  • Efeitos específicos: Não tem efeito carcinogênico, segundo a International Agency for Research on Cancer – IARC.
  • Dose Letal: IDLH: 25 ppm.
Informações Ecológicas:
Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto:
  • Mobilidade: O produto é um enérgico oxidante.
  • Persistência/degradabilidade: O produto liberado tende à formação de NOx.
  • Bioacumulação: Contamina o solo, necessitando de um trabalho de neutralização e recomposição.
  • Comportamento esperado: Rápida dissipação da nuvem gasosa.
  • Impacto ambiental: Devido à natureza corrosiva do ácido nítrico, animais expostos a este produto poderão sofrer danos teciduais sendo levados à morte, dependendo da concentração ambiental. As plantas contaminadas com o produto podem adversamente ser afetadas ou destruídas.
  • Ecotoxicidade: O ácido nítrico é solúvel em água e mesmo em concentrações baixas se torna prejudicial à vida aquática. Efeito prejudicial devido à alteração de pH.
Considerações sobre Tratamento e Disposição:
Métodos de tratamento e disposição:
  • Produto: Neutralize lenta e cuidadosamente com cal, se possível.
  • Restos de produtos: Recolha e armazene adequadamente o produto derramado para posterior reutilização ou disposição final. Consulte o órgão de controle ambiental local.
Embalagem usada:
  • Tambores ou bombonas.
Em caso de derramamento, comunique o fato imediatamente ao órgão de controle ambiental da região.

Informações sobre Transporte:
Regulamentações nacionais e internacionais:
  • Terrestre: Decreto nº 96.044 de 18.05.88 – Aprova o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.
  • Fluvial: Não encontrado.
  • Marítimo: IMDG – International Maritime Dangerous Goods Code.
  • Aéreo: ICAO-TI / IATA-DGR.
Regulamentações adicionais:
  • Para produto classificado como perigoso para o transporte:
  • Número ONU: 2031.
  • Nome apropriado para embarque: ÁCIDO NÍTRICO, exceto vermelho fumegante, com até 70% de ácido nítrico ( Alterado pela Resolução ANTT nº 1644, de 29/12/2006 ).
Classe de risco: 
  • 8 ( corrosivo ).
Número de risco: 
  • 80.
  • Grupo de embalagem: Grupo de embalagem II – substâncias que apresentam risco médio.
Regulamentações:
  • Devem ser seguidas as determinações contidas no decreto que regulamentou o transporte rodoviário de produtos perigosos.
Informações sobre riscos e segurança conforme escritas no rótulo: Vide informações anteriores relativas à segurança e manuseio do produto.

Outras Informações:
Siglas utilizadas:
  • ACGIH – American Conference of Governmental Industrial Hygienists.
  • TLV-STEL (Threshold Limit Value – Short Term Exposure Limit) 
Limite de Exposição: 
Exposição de Curta Duração:
ACGIH: 
  • É a concentração a que os trabalhadores podem estar expostos continuamente por um período curto sem sofrer irritação, lesão tecidual crônica ou irreversível ou narcose em grau suficiente para aumentar a predisposição a acidentes.
Limite de Exposição: 
Limite de Exposição Média Ponderada no Tempo: 
TLV-TWA (Threshold Limit Value – Time Weighted Average) 
ACGIH: 
  • É a concentração para a qual a maioria dos trabalhadores pode estar repetidamente exposta, dia após dia, considerando-se jornada de trabalho de 8h diárias e 40h semanais.
IARC (International Agency for Research on Cancer).

Necessidades especiais de treinamento:
  • Estabeleça por escrito um plano de emergência para ações em caso de vazamento de ácido nítrico. Mantenha equipe treinada e realize treinamentos práticos periódicos.

Explosivos a partir de Ácido Nítrico