quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Potabilidade da Água

Água potável

A análise da água é de fundamental importância quando se deseja saber se ela está própria para o consumo humano. Para isso, existe uma lei que determina os padrões de potabilidade da água (Portaria 2.914 – Potabilidade da água), ou seja, ela estabelece as condições que a água deve apresentar para ser potável. As análises também são importantes para orientar os químicos sobre que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso. Recomenda-se a realização de análises bacteriológicas a cada seis meses e análises físico-químicas pelo menos uma vez por ano.
  • A água é uma necessidade vital para qualquer ser vivo e é utilizada para diversas finalidades, é necessária a apresentação de diversas características para que ela possa ser caracterizada como potável. A potabilidade da água é definida através de um conjunto de parâmetros estabelecidos por normas e legislações sanitárias.
É fundamental, portanto, vigiar e controlar a qualidade das águas de abastecimento público para garantir sua potabilidade e proteção da saúde da população usuária, para tanto, é necessário compreender e considerar o abastecimento público de água como um processo industrial de produção e distribuição de um produto (água), o qual deve possuir e manter certas características de qualidade (potabilidade). É um princípio econômico, que um produto, para ter utilidade, consumo ou uso satisfatório, deve apresentar as características de qualidade que lhe importem adequação ao seu uso, a par de custo compatíveis com o nível da sociedade consumidora.
  • A água pura, raramente encontrada na natureza, é uma substância química de composição molecular H2O. A água natural ou bruta é qualquer das várias dispersões aquosas encontrada na natureza.
Água potável é aquela que apresenta certas características que a torna adequada ao consumo humano. Essas características de qualidade, devidamente classificadas e quantificadas, constituem o Padrão de Potabilidade. O controle de qualidade da água para o consumo humano é uma função tecnológica, que fornece informações que permitem manter um sistema público de abastecimento de água em condições de produzir e manter a potabilidade da água distribuída à população. Quando um sistema apresenta essas condições, diz-se que o mesmo está sob controle, regime ou estado de controle.
  • A detecção de causas de variação da qualidade da água no sistema de abastecimento público é feita mediante inspeção sanitária em todo o sistema, do manancial ao consumidor e pelo conhecimento da qualidade da água em qualquer parte do mesmo, por meio de análises físicas, químicas e microbiológicas da água.
A responsabilidade pelo padrão de potabilidade da água para o consumo humano é do órgão produtor da água, e estes órgãos realizam rigoroso controle da qualidade a fim de que a água servida esteja dentro dos padrões estabelecidos e sem o risco de estar contaminada. A Vigilância Sanitária é responsável pela certificação dos padrões de qualidade, e a informação à população atendida que estes não correm o risco de que a água consumida possa ser motivo de surtos de doenças.

Parâmetros Bacteriológicos:

Como a água é habitada por diversos tipos de microorganismos e se não tratada pode ser motivo de transmissão de doenças infecciosas e parasitárias são realizadas análises para verificar os parâmetros bacteriológicos, conheça os parâmetros analisados.
  • Coliformes Totais (CT): Reúne um grande número de bactérias, entre ela Escherichia coli, de origem exclusiva que dificilmente se multiplica fora do trato intestinal.
  • Coliforme Fecal (CF): Pertencem a esse subgrupo os microrganismos que aparecem exclusivamente no trato intestinal. E a diferença entre os coliformes fecais e totais é realizada através da temperatura, os primeiros continuam vivos a uma temperatura de 440ºC.
  • Estreptococos Fecais (EF): Pertencem a esse subgrupo os microrganismos que ocorrem apenas na flora intestinal do homem e dos animais de sangue quente.
Análise de água e a sua potabilidade:

Água potável é a água própria para consumo humano e animal e que não possui substâncias tóxicas, que trazem riscos de ser adquirida doenças por contaminação. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública.
  • Para que a água distribuída na sua casa seja potável, empresas de saneamento como a SABESP, fazem o tratamento para a controle da quantidade de substâncias presentes. Entretanto, a legislação prevê a obrigatoriedade que os cidadãos tomem algumas medidas extras para se protegerem de possíveis contaminações. Uma delas é a limpeza periódica da caixa-d'água, de preferência a cada 6 meses. Outra dica importante para garantir a qualidade da água, é efetuar análises de Controle de Qualidade da Água periodicamente como medida preventiva, em laboratório especializado, com base na Portaria Nº 2.914, de 12 de Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde.
É importante lembrar que a análise da água, bem como de qualquer outro produto é a demonstração instantânea do momento da análise, ou seja, passado um tempo, o produto analisado precisa ser reanalisado. O controle de qualidade da água potável é recomendado para todo estabelecimento que utilize a mesma para seu abastecimento como: residências, empresas, indústrias, condomínios, shopping-centers, hotéis, acadêmias, parques, restaurantes, e outros.
  • Análise em amostra de água para potabilidade - critérios utilizados: Portaria nº 2914 de 12/12/2011 Ministério da Saúde.
Padrões de potabilidade da água para Consumo Humano: 
Parâmetros microbiológicos:
Contagem de Bactérias Heterotróficas Coliformes Totais Escherichia coli

Parâmetros Organolépticos e Químicos:

Chamam-se propriedades organolépticas às características dos objetos que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor , a textura , o som e o sabor.
  • Estas propriedades são importantes em marketing, mas principalmente na avaliação do estado de conservação de alimentos, que frequentemente são sujeitos a um "exame organoléptico" para verificar se estão em boas condições para o consumo.
A cor pode ser percebida pela visão, uma matéria pode possuir cor ou não, um exemplo de matéria incolor é a água, e um exemplo de matéria colorida é um balão.
  • Os alimentos, como a carne, o peixe e os vegetais, têm cores próprias e quando são apresentados com uma cor diferente podem ser rejeitados pelos consumidores, seja por uma questão de hábito, seja por mostrarem indícios de deterioração.
Sabor é uma propriedade percebida com o paladar. As substâncias podem apresentar ou não sabor como no caso da água pura. Substâncias com sabor são os alimentos em geral.
  • O odor é uma propriedade que pode ser percebida com o olfato. Uma flor, como a rosa, pode ter cheiro (odorífera) ou não (inodora). Os alimentos também têm o seu odor próprio e um odor diferente pode indicar que o alimento não se encontra em condições para consumo (por exemplo, odor a putrefação).
A textura é uma propriedade que pode ser percebida pelo tato e, do ponto de vista do consumidor, é importante, por exemplo, nos têxteis e nos alimentos.

  • Aspecto, Gosto, Cor Aparente, Odor: Amônia, Fluoreto, Cloreto, Nitrato, Ferro, Nitrito, Manganês, Cloro Residual Livre, Turbidez, Alcalinidade, Total pH, Alcalinidade de Hidróxidos, Dureza Total Sólidos, Totais Dissolvidos, Sulfato


A cada um minuto, quatro crianças morrem no mundo por conta de doenças relacionadas à falta de água potável e saneamento básico.