sábado, 26 de abril de 2014

Tolueno - (Hidrocarboneto Aromático)

Tolueno um dos principais solventes para tintas, resinas e vernizes

  • Tolueno ou metil benzeno é a matéria-prima a partir da qual se obtêm derivados do benzeno, caprolactama, sacarina, medicamentos, corantes, perfumes, TNT e detergentes. 
É adicionado aos combustíveis (como antidetonante) e como solvente para pinturas, revestimentos, borrachas, resinas, diluente em lacas nitrocelulósicas e em adesivos. É a matéria-prima na fabricação do fenol, benzeno, cresol e uma série de outras substâncias.
  • O tolueno é um líquido incolor com um odor característico. Ocorre na forma natural no petróleo e na árvore tolu. Também é produzido durante a manufatura da gasolina e de outros combustíveis a partir do petróleo cru e na manufatura do coque a partir do carvão.
O tolueno é um produto químico claro com um aroma forte e distinto. Encontrado na natureza em um tipo de bálsamo de uma árvore chamado de bálsamo de tolu, bem como no petróleo bruto, o tolueno também está presente no ambiente como um resultado da sua utilização como um aditivo em produtos tais como cigarros, gasolina, corantes, perfumes, explosivos, tintas e diluentes, adesivos e outros produtos manufaturados.
  • A substância química pode afetar a saúde de uma pessoa quando é aspirada, ou quando a água contaminada com ela é ingerida. Apesar dos riscos conhecidos sobre este suprimento químico, não existem evidências o suficiente para listá-lo definitivamente como um agente cancerígeno.
As pessoas que fumam estão expostas ao tolueno quando inalam o fumo do tabaco. Em outros casos, as pessoas podem ser expostas a ele por beber ou entrar em contato com a água contaminada. Esta contaminação pode acontecer quando os tanques de armazenamento industriais vazam, ou quando as plantas industriais liberam a substância química no ambiente, talvez por derramamento acidental.
  • O tolueno, também conhecido como toluol, metilbenzeno, fenilmetano e metilbenzol, é tóxico e a exposição a ele provoca sintomas que requerem atenção de um médico. A exposição limitada pode afetar o sistema nervoso quando é inalado, e isso atinge a coordenação motora e provoca dores de cabeça, confusão e tonturas. 
O contato mais acentuado com o produto químico apresenta um risco sanitário mais grave que pode levar à morte. Uma pessoa que respira grandes quantidades de tolueno acaba por sofrer uma perda de audição, tremores e perda de memória, entre outros sintomas. Beber tolueno em água contaminada leva a sintomas semelhantes.
  • Este produto químico foi usado com abuso como inalante, e, quando utilizado desta forma, pode causar alterações permanentes no cérebro humano através da exposição repetida a altas concentrações. Na vida diária, as pessoas podem ser expostas aos vapores de exaustão do carro, ao ar contaminado no local de trabalho, ou até mesmo respirando os vapores enquanto se pinta máquinas ou esmalta as unhas.
Descrição e usos:
  • O tolueno é um líquido incolor com odor aromático. Na forma pura contém traços de benzeno como impureza (menos que 0,01%). O produto comercial pode conter até 25% de benzeno. O principal uso do composto é como mistura (benzeno-tolueno-xileno –BTX) na gasolina. Também é empregado como solvente em tintas, revestimentos, óleos e resinas, matéria-prima na produção de benzeno, fenol e outros solventes orgânicos, e na fabricação de polímeros e borracha.

Molécula de Tolueno ou metilbenzeno
(Hidrocarboneto Aromático)

Hidrocarbonetos Aromáticos relacionados:
  • Benzeno 
  • Xileno 
  • Naftaleno 
  • Etilbenzeno
Compostos relacionados:
  • Metilciclohexano 
  • Metilpiridina (um N no anel aromático) 
  • Nitrotolueno 
  • Toluidina (aminometilbenzeno) 
  • Álcool benzílico 
  • Cresol (hidroximetilbenzeno) 
Transporte e níveis ambientais:
  • A substância é liberada para o ar principalmente por volatilização de solventes à base de tolueno e emissão veicular. A concentração média de tolueno no ar de áreas urbanas varia de 2 a 200 µg/m3, com valores mais elevados em locais com tráfego intenso.Existem relatos de concentrações entre 0,2 e 4 µg/m3 no ar de áreas rurais e de 17 a 1.000 µg/m3 em ambientes internos. 
Geralmente os níveis do composto no ar de ambientes internos são mais elevados devido ao uso de solventes e tintas e da presença de fumaça do cigarro, já que o tolueno é o principal componente da fumaça do cigarro. Na água, foram relatadas concentrações entre 1 e 5 µg/L de tolueno em água superficial e de 0,2 a 1,1 mg/L em água subterrânea.

Exposição humana e efeitos na saúde:
  • A principal via de exposição ao tolueno é por inalação e sua ação tóxica ocorre no sistema nervoso central (SNC). Os efeitos da exposição a baixas concentrações do composto são: fadiga, sonolência, debilidade e náusea. Esses sinais e sintomas geralmente desaparecem quando cessa a exposição. A inalação por longo prazo pode irritar as vias aéreas superiores e olhos e causar dor de garganta, tontura e cefaléia. Nos casos mais graves pode ocorrer diminuição auditiva e até surdez. 
Animais expostos ao composto apresentaram atraso no desenvolvimento do feto, anomalias no esqueleto, perda de peso e neurotoxicidade no desenvolvimento. A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o tolueno no grupo 3 - não classificável quanto a oncogenicidade. Esta categoria comumente é usada para agentes para os quais a evidência de oncogenicidade é inadequada para o ser humano e inadequada ou limitada para animais de experimentação.

Toxicidade:
  • Esta substância caracteriza o que ficou popularmente conhecido no Brasil como cola de sapateiro, apesar de estar presente em outros tipos de colas, como as utilizadas na marcenaria. A inalação voluntária do toluol (que apresenta potencial de abuso) causa danos ao organismo e pode levar à dependência.
O tolueno pode afetar o sistema nervoso. É facilmente absorvido pelos pulmões (40 a 60% do inalado). Níveis baixos ou moderados podem produzir cansaço, confusão mental, debilidade, perda da memória, náusea, perda do apetite e perda da visão e audição. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a exposição termina.
  • Inalar níveis altos de tolueno por um período pode produzir sonolência e até mesmo a inconsciência. Disso, um estudo americano realizado pelo Brookhaven National Laboratory (incluir link) comprovou que o tolueno, quando inalado, faz o mesmo caminho da cocaína no cérebro. No Brasil já há no mercado cola de sapateiro sem toluol.

Tolueno (Hidrocarboneto Aromático)