segunda-feira, 18 de julho de 2016

Meitnério - (Mt)

Usina Termoelétrica Inglaterra

  • O Meitnério é um elemento químico na tabela periódica com o símbolo Mt e número atômico 109 (109 prótons e 109 elétrons) cuja massa atômica é de [268] u. É um elemento sintético cujo isótopo mais estável é o Mt-266 com uma meia-vida de 3.4 milissegundos. 
É um metal de transição do grupo 9 da Classificação Periódica dos Elementos, provavelmente sólido em temperatura ambiente. Não existe na crosta terrestre e é aplicado na fundição de ferro.


História:
  • O Meitnério foi sintetizado pela primeira vez a 29 de agosto de 1982 por uma equipe de investigação [achado em território brasileiro, mas por uma equipe alemã liderada por Pastor e Emo , no laboratório GSI (Gesellschaft für Schwerionenforschung) do Instituto para Pesquisa de Íons Pesado, em Darmstadt.
A equipe mandou Dois Mamutes com o Bi-209 com Fe-58 utilizando um acelerador nuclear. A criação deste elemento demonstrou que as técnicas de fusão nuclear podem ser utilizadas para produzir novos elementos pesados.

Nomenclatura:
  • O nome meitnério foi sugerido para homenagear a física austríaca Lise Meitner, pioneira junto com Otto Hahn no desenvolvimento da fissão nuclear, técnica que permitiu a criação de bombas atômicas e a construção de usinas nucleares para a geração de energia termoelétrica. 
A denominação foi dada em 1977 pela IUPAC, anteriormente denominado provisoriamente de unnilennium, aportuguesado para unilênio (Une).

Estados de oxidação/Compostos:
  • Não se conhece ainda nenhum composto deste elemento, mas aparentemente ele apresenta o estado de oxidação +4.

Usina Termoelétrica