sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Energia Nuclear

A Energia Nuclear

  • Energia nuclear é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. 
Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa, segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia.
  • Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons. A tecnologia nuclear tem como uma das principais finalidades gerar energia elétrica. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador. 
A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica(causando uma reação chamada reação em cadeia) . Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.

Tipos de Reações Nucleares:
  • A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento, podendo transformar-se em outro ou outros elementos. 
Esse processo ocorre espontaneamente quando não acontece metamorfose em alguns elementos. O caso mais interessante é a possibilidade de provocar a reação mediante técnicas de bombardeamento de nêutrons ou outras partículas.
  • Existem duas formas de reações nucleares: a fissão nuclear, onde o núcleo atômico subdivide-se em duas ou mais partículas; e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para formar um novo núcleo.
Exemplo:
  • Apenas um exemplo das mais de 1000 possíveis fissões de urânio-235: Urânio captura um nêutron, torna-se instável e fraciona em bário e criptônio com emissão de dois nêutrons.
  • Com esta reação Hahn e Strassmann demonstraram a fissão em 1938 através da presença de bário na amostra, usando espectroscopia de massa.
História da energia nuclear:
  • Ernest Rutherford, o descobridor do núcleo atômico, estava fazendo pesquisas sobre a configuração do átomo em livros de uma biblioteca, e descobriu, através do uso dos raios catódicos, que estes poderiam ser modificados através de bombardeamento com partículas rápidas. Com a descoberta do nêutron ficou claro que deveriam existir muitas possibilidades dessas modificações.
Enrico Fermi suspeitava que o núcleo ficaria cada vez maior acrescentando nêutrons. Ida Noddack foi a primeira a suspeitar que "durante o bombardeamento de núcleos pesados com nêutrons, estes poderiam quebrar-se em pedaços grandes, que são isótopos de elementos conhecidos, mas não vizinhos dos originais na tabela periódica"
  • A fissão nuclear foi descoberta por Otto Hahn e Fritz Straßmann em Berlim-1938 e explicada por Lise Meitner e Otto Frisch (ambos em exílio na Suécia) logo depois, com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
A primeira reação em cadeia foi realizada em dezembro de 1942 em um reator de grafite de nome Chicago Pile 1 (CP-1), no contexto do projeto Manhattan com a finalidade de construir a primeira bomba atômica, sob a supervisão de Enrico Fermi na Universidade de Chicago.

Tipos de reatores:
Reatores de fissão:
  • Existem vários tipos de reatores, de água leve (ingl. Light Water reactor ou LWR), reatores de água pesada (ingl. Heavy Water Reactor ou HWR), reator de rápido enriquecimento ou "reatores incubadores" (ingl. Breeder reactor) e outros, dependendo da substância moderador usada. Um reator de rápido enriquecimento gera mais material físsil (combustível) do que consome. 
A primeira reação em cadeia foi realizada num reator de grafite. O reator que levou o acidente nuclear de Chernobyl também era de grafite. A maioria dos reatores em uso para geração de energia elétrica no mundo são do tipo água leve. A nova geração de usinas nucleares, denominada G3+, incorpora conceitos de segurança passiva, pelos quais todos os sistemas de segurança da usina são passivos, o que as tornam intrinsecamente seguras. 
  • Como reatores da próxima geração (G4) são considerados reatores de sal fundido ou MSR (ingl. molten salt reactor). Ainda em projeto conceitual, será baseada no conceito de um reator de rápido enriquecimento.
Reatores de fusão:
  • O emprego pacífico ou civil da energia de fusão está em fase experimental, existindo incertezas quanto a sua viabilidade técnica e econômica.
O processo baseia-se em aquecer suficientemente núcleos de deutério até obter-se o estado plasmático. Nesse estado, os átomos de hidrogênio se desagregam permitindo que ao se chocarem ocorra entre eles uma fusão produzindo átomos de hélio. A diferença energética entre dois núcleos de deutério e um de hélio será emitida na forma de energia que manterá o estado plasmático com sobra de grande quantidade de energia útil.
  • A principal dificuldade do processo consiste em confinar uma massa do material no estado plasmático já que não existem reservatórios capazes de suportar as elevadas temperaturas a ele associadas. Um meio é a utilização do confinamento magnético.
Os cientistas do projeto Iter, no qual participam o Japão e a União Europeia, pretendem construir uma central experimental de fusão para comprovar a viabilidade econômica do processo como meio de obtenção de energia.

Método para Obtenção da Energia Elétrica por Fonte Nuclear:
  • A energia elétrica gerada por uma fonte nuclear é obtida a partir do calor da reação do urânio. A queima do combustível produz calor que ferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor. 
O vapor movimenta uma turbina que dá partida a um gerador que produz a eletricidade. A figura esquematiza esta sequência.
  • Nos reatores as reações acontecem de maneira controlada, enquanto que nas bombas atômicas a reação em cadeia processa-se integralmente em um tempo muito curto, liberando de modo explosivo toda a energia armazenada no material fissionável, urânio ou plutônio.
Um átomo é composto por um núcleo e pelos elétrons que ocupam a região ao redor do núcleo, que são muito leves e têm carga elétrica negativa. Dentro do núcleo, há dois tipos de partículas, os prótons e os nêutrons. 
  • O número de prótons é sempre igual ao número dos elétrons, num átomo eletricamente neutro, mas sua carga é positiva. Os nêutrons variam em número sendo mais numerosos quanto mais pesado for o átomo, e são eletricamente neutros. 
No urânio presente na natureza são encontrados átomos, que têm em seu núcleo 92 prótons e 143 nêutrons (cuja soma é 235), átomos com 92 prótons e 142 nêutrons (234) e outros ainda, com 92 prótons e 146 nêutrons (238). Como o número de prótons e elétrons é sempre igual (92), pode-se dizer que esses são quimicamente iguais e são chamados de isótopos do mesmo elemento.
  • Para diferenciá-los, usa-se o símbolo químico do elemento e no canto esquerdo um número, de acordo com seu peso atômico , da seguinte forma ZU, onde Z é a soma do número de prótons e o número de nêutrons. No caso do Urânio: 234U, 235U e 238U.
O choque de um nêutron livre com o isótopo 235U causa a divisão do núcleo desse isótopo em duas partes, e ocasiona uma liberação relativamente alta de energia. Dá-se a esse fenômeno o nome de fissão nuclear.

Bomba atômica:
  • As bombas nucleares fundamentam-se na reação nuclear (i.e. fissão ou fusão nuclear) descontrolada e portanto explosiva.
A eficácia da bomba atômica baseia-se na grande quantidade de energia liberada e em sua toxicidade, que apresenta duas formas: radiação e substâncias emitidas (produtos finais da reação e materiais que foram expostos à radiação), ambas radioativas. 
  • A força da explosão é de 5 mil até 20 milhões de vezes maior, se comparada a explosivos químicos. A temperatura gerada em uma explosão termonuclear atinge de 10 até 15 milhões de graus Celsius no centro da explosão.
Na madrugada do dia 16 de julho de 1945, ocorreu o primeiro teste nuclear da história, realizado no deserto de Alamogordo, Novo México, o chamado Trinity test.
  • O segundo, empregado pela primeira vez para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial, foi na cidade japonesa de Hiroshima e o terceiro, na cidade de Nagasaki. Essas explosões mataram ao todo cerca de 155.000 pessoas imediatamente, além de 110.000 pessoas que morrerem durante as semanas seguintes, em consequência dos efeitos da radioatividade. Além disso, suspeita-se que até hoje mais 400.000 morreram devido aos efeitos de longo prazo da radioatividade.
As bombas termonucleares são ainda mais potentes e fundamentam-se em reações de fusão de hidrogênio ativadas por uma reação de fissão prévia. A bomba de fissão é o ignitor da bomba de fusão devido à elevada temperatura para iniciar o processo da fusão.

Toxicidade de radioativos:
  • A toxicidade baseia-se na radiação emitida pelas substâncias envolvidas na reação nuclear. Assim, tanto o material utilizado, quanto todo entorno serão fonte de radioatividade e, portanto, tóxicos.
A descobridora da radiação ionizante, Marie Curie, sofreu envenenamento radioativo, em 1898, por manipular materiais radioativos levando a inflamação nas pontas dos dedos e no final da vida ela sofreu e morreu de leucemia.

Aplicação Civil:
  • A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha,Suécia, Espanha, China, Rússia, Coreia do Norte, Paquistão e Índia, entre outros.
A percentagem da energia nuclear na geração de energia mundial é de 6,5% (1998, UNDP) e de 16% na geração de energia elétrica. No mês de janeiro de 2009 estavam em funcionamento 210 usinas nucleares em 31 países com ao todo 438 reatores produzindo a potência elétrica total de 372 GW.

Energia Nuclear no Brasil: 
Dados de Consumo
  • A energia elétrica é fator essencial para assegurar o crescimento econômico do país e a qualidade de vida da sua população, porém, os recursos hídricos disponíveis nas proximidades dos principais centros consumidores estão se esgotando.
Além disso, os licenciamentos ambientais dos aproveitamentos hídricos remanescentes e economicamente viáveis estão se tornando cada vez mais difíceis.
  • No quadro geral de geração de energia no Brasil, entre todas as formas comercialmente viáveis, o percentual de participação por fonte nuclear e de outras fontes, verifica-se o baixo aproveitamento com relação ao urânio e seus derivados, apenas 1,40%.
O Brasil possui a sexta maior reserva mundial de urânio e instalações industriais do Ciclo do Combustível, operadas pela INB (Indústrias Nucleares do Brasil), que nos garante independência no suprimento de combustível nuclear.
  • Segundo a INB, com o aumento da extração de urânio, a quantidade será suficiente para suprir a demanda de combustível das usinas nucleares brasileira, Angra 1, 2 e 3 e de mais oito usinas de 1 GW, previstas no Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030), para suprir a exigência dos 8GW à matriz energética brasileira , mantendo-se o atual crescimento do PIB em torno de 5,2% anual.
O consumo de energia elétrica por habitante no Brasil (aproximadamente 2.000 kWh/hab) é muito baixo quando comparado com países mais desenvolvidos (cerca de 8.000 kWh/hab no Japão, 7.000 kWh/hab na Alemanha e 13.500 kWh/hab nos Estados Unidos) e, portanto, o país precisa de novas fontes de energia para assegurar o seu crescimento industrial e o bem-estar da população.
  • Em 2002, as usinas nucleares do Brasil, Angra I e Angra II produziram juntas um total de 13,8 TWh. Quando entrar em operação, Angra III produzirá aproximadamente 10 TWh por ano.Com essa produção, o Brasil ocupará o 25º lugar no ranking Participação da Energia Nuclear na Produção de Energia Elétrica.
Vantagens da energia nuclear:
  • A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas de nome como James E. Lovelock por não gerarem gases de efeito estufa. 
Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global argumentando que particularmente áreas contaminadas por acidentes nucleares como a região de Chernobyl se tornam em parques ecológicos perfeitos com natureza plena e selvagem.
  • Em comparação com a geração hidrelétrica, a geração a partir da energia nuclear apresenta a vantagem de não necessitar o alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, evitando assim a perda de áreas de reservas naturais ou de terras agriculturáveis, bem como a remoção de comunidades inteiras das áreas que são alagadas. 
Outra vantagem da energia nuclear em relação à geração hidrelétrica é o fato de que a energia nuclear é imune à alterações climáticas futuras que porventura possam trazer alterações no regime de chuvas.
  • Já que a maior parte (cerca de 96%) do combustível nuclear queimado é constituída de Urânio natural, uma grande parte do combustível utilizado nos reatores nucleares é reprocessado em plantas de reprocessamento como a Urenco no Novo México. Cerca de 60% do combustível nuclear é mandado diretamente para o reprocessamento. O reprocessamento visa re-enriquecer o urânio exaurido, tornando possível que ele seja novamente utilizado como combustível.
A parte do combustível que não é reprocessada imediatamente é armazenada para reprocessamento futuro, ou é armazenada semi-definitivamente em depósito próprio.
  • Cerca de 4% do total do combustível queimado é constituído dos chamados produtos de fissão e da série dos actinídeos, que são originados a partir da fissão do combustível nuclear. Estes podem incluir elementos altamente radioativos como o Plutônio, Amerício e Césio. Atualmente esses elementos são separados do urânio que será reprocessado e são armazenados em depósitos projetados especificamente para armazenamento de elementos radioativos ou utilizados em pesquisas. 
O Plutônio tem valor estratégico e científico particularmente alto por ser utilizado na fabricação de armamentos nucleares e também para pesquisas relacionadas aos chamados Fast Breed Reactors, que são reatores que operam utilizando uma combinação de urânio natural e plutônio como combustível. O Plutônio também é utilizado como combustível de satélites artificiais. .

Desvantagens da energia nuclear:
Resíduos radioativos:
  • O resíduo radioativo de usinas nucleares é normalmente baixo, mas representa um problema, pois os elementos contidos no combustível queimado, principalmente os produtos de fissão, demoram um tempo muito longo para decaírem em outros elementos e apresentam alta radioatividade, portanto é necessário que eles fiquem confinados em um depósito próprio onde não possa haver nem interferência humana externa nem interferência ambiental (já que a interferência ambiental pode causar vazamentos e deslocamento dos elementos).
Mesmo não representando considerável perigo na forma conhecida por "intoxicação metais pesados", o plutônio mostra-se particularmente tóxico se inalado. Sua toxidade por inalação supera em cerca de 10.000 vezes sua toxidade por ingestão, e a aspiração de minúsculas quantidades deste elemento pode levar - a médio prazo - a uma morte por câncer de pulmão.
  • Na década de 80 o físico Ralph Nader afirmou que com apenas um quilograma de Plutônio-239 seria teoricamente possível a extinção da população humana a longo prazo (considerado uma dose letal por inalação de poucos microgramas e os danos genéticos com uma dose mutagênica de poucos nanogramas).
Essa afirmação só é verdadeira quando não é considerado que existe uma dose não fatal de plutônio. Em 1989 o físico Bernard L. Cohen desafiou Ralph Nader, propondo ingerir a quantidade de plutônio que Ralph Nader usou para fazer essa afirmação. Ralph Nader recusou o desafio. 
  • Levando em conta quanto plutônio é realmente absorvido na inalação e o tempo de exposição, é possível calcular o número de mortes para 2 milhões por libra, ou 0.45 quilos, mostrando o plutônio como menos tóxico do que o anthrax.
Em um ano, um reator nuclear de 1200 MW (como p. ex. o de Angra 2) produz 265kg desse material, que tem uma meia-vida de 24.000 anos, e há material de sobra para se produzirem danos consideráveis às populações humanas e meio ambiente em geral.

Acidentes nucleares:
  • O acidente no reator de Chernobyl (ex-URSS) contaminou radioativamente uma área de aproximadamente 150.000 km² (corresponde mais de três vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro), sendo que 4.300 km² possuem acesso interditado indefinidamente. Até 180 quilômetros distantes do reator situam-se áreas com uma contaminação de mais de 1,5 milhões de Becquerel por km², o que as deixa inabitáveis por milhares de anos.
Um reator nuclear precisa de resfriamento, mesmo em estado desligado, pois os processos de decaimento espontâneos desenvolvem uma quantidade de calor que pode chegar até 10% da força máxima do reator. Caso todos os sistemas de resfriamento falhem, o reator se esquenta, fazendo com que os metais dos combustíveis entrem em fusão, que acontece a temperaturas em volta de 2000°C. 
  • Nesse caso existe perigo do combustível fundir um buraco no contêiner de segurança, com a inevitável contaminação radioativa dos arredores da usina. Para evitar tal caso, uma usina nuclear tem cascatas de sistemas de resfriamento.
A falha de resfriamento pode ser causado por erros humanos, impacto de catástrofes naturais ou ataques terroristas. Foram falhas de funcionários no caso do acidente da usina Three Mile Island perto de Harrisburg, Pennsylvania, E.U.A que levou a destruição completa do reator e o vazamento de substâncias radioativas com mais de 1,6 · 1015 Bq no dia 28 de março de 1979 (nível 5 na escala INES).
  • Um terremoto da 8,9 na escala Richter e o subsequente tsunami levou ao acidente nuclear de Fukushima I (nível 7 na escala INES). A falha de resfriamento fez os níveis de água nos tanques de de arrefecimento baixar, provocando aquecimento dos combustíveis e a formação de hidrogênio em 4 dos 6 blocos da central. As seguintes explosões destruíram os prédios e causaram vazamentos em contêineres de segurança com liberação de materiais radioativos.
Em 1993 uma pessoa demente ultrapassou as barricadas de segurança da usina "Three Mile Island" com um carro e chegou até o salão de turbinas. Nesse momento o reator estava em operação sob plena carga. Foi condenada sob acusação de causar ou arriscar a uma catástrofe e internada em psiquiatria.

Perigos aos funcionários:
  • Principalmente todo funcionário operando na proximidade de substâncias radioativas está exposto ao risco de contaminação e portanto deve cumprir regras rígidas de segurança radiológica. Mesmo assim, já aconteceram vários imprevistos na história da energia nuclear, nem todos classificados pela Agência Internacional de Energia Nuclear (IAEO).
Um funcionário do instituto de pesquisa Nuclear belga em Mol (EURATOM) sofreu um acidente em 1980 que o expôs a Plutônio-239 e provavelmente o levou a morte por leucemia 8 anos depois. Pesquisas feitas em cachorros, motivadas por esse incidente, demonstraram que 3,24 microgramas de Plutônio-239 absorvidos pelo pulmão resultam em morte por câncer.

Segurança:
  • A Agência Internacional de Energia Atômica alertou que terroristas poderiam vir a comprar resíduos radioativos, por exemplo de países da ex-URSS ou de países com ditaduras que usam tecnologias nucleares, tais como Irã ou Coreia do Norte, e construir uma chamada "bomba suja".
O quão fácil é desviar materiais altamente radioativos é demonstrado pelo exemplo do acidente radiológico de Goiânia, no Brasil em 1987, onde uma cápsula contendo Césio-137 foi encontrada por moradores em um lixão, contida dentro de uma máquina hospitalar em um hospital abandonado
  • Uma usina nuclear, justamente por lidar com algo potencialmente perigoso e que já resultou em acidentes no passado, tem normas de segurança tanto nacionais quanto internacionais que garantem que cada procedimento seja feito de acordo com todos os padrões de segurança. 
A Agência Internacional de Energia Atômica é um órgão internacional regulatório que salva-guarda a construção e uso da energia nuclear no mundo. Os requisitos para a obtenção de salva-guarda são severos e reconhecidos pela exigência em relação à segurança e operação de usinas nucleares; sem uma salva-guarda, um país é proibido de realizar a construção de instalações nucleares. 
  • Um dos requisitos para a obtenção de salva-guarda é que a instalação em questão deve ser supervisionada durante toda a sua existência por um grupo internacional de supervisores especializados em segurança radiológica e nuclear.
Gases de estufa:
  • Os insumos necessários e auxiliares à produção da energia nuclear, como a fabricação de recipientes próprios e refinamento do combustível nuclear, ou seja, para operacionalizá-la de forma geral, leva a uma consequente produção de gases de estufa entre 3 e 6 vezes maior comparada com a energia hídrica e eólica.
Etapas do ciclo do combustível:
  • O elemento químico urânio é um metal encontrado em formações rochosas da crosta terrestre. Na usina de beneficiamento, o urânio é extraído do minério, purificado e concentrado sob a forma de um sal de cor amarela, conhecido como yellowcake, matéria prima para produção da energia gerada em um reator nuclear.
Na usina de conversão, o urânio sob a forma de yellowcake, é dissolvido e purificado, obtendo-se então o urânio nuclearmente puro. A seguir, é convertido para o estado gasoso, o hexafluoreto de urânio (UF6), a partir do qual se obtém enriquecimento do urânio. 
  • Nesta etapa aumenta-se a concentração do 235U acima do natural, que é de apenas 0,71% de 235U , para em torno de 3%, o que permite sua utilização como combustível para geração de energia elétrica.
O hexafluoreto de urânio enriquecido (UF6) é então transformado em dióxido de urânio (UO2). A reconversão é o retorno do gás UF6 ao estado sólido, sob a forma de pó UO2 . É a reconversão que permite a sua utilização como combustível. 
  • Este pó é transformado em pastilhas de UO2 , que possuem a forma de um cilindro com cerca de um centímetro de comprimento. Estas são então submetidas a diversos testes - dimensionais, metalográficos e químicos - para então compor o elemento combustível.
Após o processo de maturação da pastilha, sob temperaturas de 1750°C são montados os elementos combustível, compostos pelas pastilhas de dióxido de urânio montadas em tubos de uma liga metálica especial. Um elemento combustível tem capacidade de fornecer energia para cerca de 42.000 residências médias durante um mês.
Energia nuclear e impacto ambiental
  • Ao se discutir a energia nuclear e seus aspectos ligados ao meio ambiente, deve-ses primeiro conhecer o chamado ciclo do elemento combustível nuclear. Utiliza-se o termo elemento para designar o arranjo de varetas contendo o urânio encapsulado, que será consumido durante o funcionamento dos reatores nucleares. Esse ciclo inicia-se na etapa de mineração de urânio. 
A percentagem de urânio nos minérios, normalmente, é baixa, menos do que 1%. Desse modo, grandes quantidades de material têm de ser trabalhadas para se obter a quantidade necessária de urânio para o funcionamento de um reator nuclear durante um ano.
  • Se não for adequadamente planejada, como qualquer atividade de mineração de grande porte, a mineração de urânio pode causar forte impacto ambiental. Esse planejamento deve incluir, entre outros, questões como: a geração de poeiras, a utilização das águas e a recuperação da área degradada após o fechamento do empreendimento.
Como consequência do baixo teor de urânio, grandes volumes de minério teriam de ser transportados e o custo do transporte para o seu processamento, em algum local distante da mineração iria inviabilizar financeiramente o empreendimento. Dessa forma, associa-se a mineração de urânio ao seu processamento. Durante essa etapa, o minério é tratado com ácido sulfúrico visando a solubilizar o urânio. 
  • Após, ele encontra-se na forma de íons uranila (UO2+2). Segue-se a precipitação do urânio com di-uranato de amônio [(NH4)2U2O7] , comumente chamado de yellow-cake ou bolo amarelo, segundo a reação abaixo.
  • Com exceção dos reatores do tipo BWR (Boiling Water Reactor - reatores de água fervente), todos os reatores nucleares de potência, ou seja, destinados à produção de energia elétrica, utilizam elemento combustível enriquecidos em 235U. 
A percentagem isotópica natural é de 0,73% , enquanto que reatores PWR (Pressurized Water Reactor - reatores de água pressurizada) empregam elemento combustível com cerca de 4% de 235U. Os processos de enriquecimento de urânio usam uma espécie gasosa contendo urânio: o hexafluoreto de urânio (UF6) Assim sendo, a etapa seguinte do processo é a conversão do (NH4)2U2O7 em UF6.
Para converter-se o (NH4)2U2O7 em UF6,são necessárias as etapas abaixo:
O hexafluoreto de urânio é, então, utilizado no processo de enriquecimento. No Brasil, emprega-se o enriquecimento através de ultracentrífugas e, como o fator de enriquecimento obtido em cada estágio é baixo, utiliza-se um conjunto dessas unidades chamado de cascata.
  • O impacto radiológico ambiental dessas duas unidades é considerado baixo e o maior problema ambiental está relacionado com o emprego de HF e de F2 , ambos bastante tóxicos e corrosivos.
Certamente, por questões de segurança, o emprego do urânio na forma gasosa em reatores nucleares não seria algo dos mais aconselháveis. Por essa razão, a etapa seguinte ao enriquecimento é chamada de reconversão, ou seja, ao contrário da etapa de conversão, temos a transformação do UF6 (gás) em UO2 (sólido).
  • Um reator nuclear de potência do tipo PWR – como os existentes em Angra dos Reis – trabalha com uma sequência de barreiras de contenção, a fim de que os produtos da fissão do urânio não atinjam o meio ambiente. A primeira dessas barreiras é a própria pastilha de urânio enriquecido.
O elemento combustível nuclear é um arranjo de vareta, produzido em uma liga metálica à base de zircônio chamada de Zircalloy. No interior dessas varetas, existem pastilhas cerâmicas de UO2.
Portanto, as varetas são consideradas a segunda barreira. O reator nuclear de Angra 2 possui 193 desses conjuntos contendo cada um 236 varetas, perfazendo um total de 45.548 varetas. Os elementos combustíveis permanecem cerca de três anos no núcleo do reator, período durante o qual a percentagem de 235U diminui para cerca de x%.

A Energia Nuclear - Radioativa

  • Atribuir a um cientista o mérito total de sua descoberta é de grande injustiça.Para que este chegasse ao ápice outros iniciaram e trilharam o vasto e infindável caminho do conhecimento.
No percurso da descoberta da Energia Nuclear não foi diferente,as primeiras impressões a respeito da matéria foi o que iniciou a história dos átomos,para que hoje chegasse ao nosso entendimento de suas propriedades.
  • Os filósofos gregos Leucipo e Demócrito fizeram suas primeiras observações sobre a matéria,afirmaram que o átomo era a única constituição elementar do universo,este por fim era segundo eles indivisível,invisível e impenetrável.Tempo depois,estudiosos como John Dalton,J.J Thomson,Robert A. Milikan(importante participação na descoberta do Raio-X e da Radioatividade),Antoine Henri Becquerel(estabeleceu que sais de urânio emitiam radiações análogas às dos Raios-X), casal Pierre Curie e Maria S. Curie(que já explicava a radioatividade como propriedade atômica),E. Rutherford(verificou que eram radiações eletromagnéticas),tiveram participações fundamentais para que enfim Enrico Fermi (29/09/1901-28/11/1954) explicasse como liberar a energia armazenada nos núcleos dos átomos.
Fermi foi quem realizou pela primeira vez o bombardeamento de um núcleo por nêutrons.O maior desafio deste e dos físicos/químicos daquela época era descobrir condições para que os nêutrons liberados na fissão provocassem a fissão de outros átomos de Urânio da amostra,fazendo a reação progredir de maneira controlada.As reações seriam rápidas nas bombas atômicas ou lentas nos reatores nucleares.Fermi projetou o primeiro reator nuclear que funcionou satisfatoriamente.
  • O estudo de Fermi sobre energia nuclear aliado ao seu envolvimento com os Estados Unidos colaboraram para construção da Bomba de Hiroxima e Nagasáqui,além de contribuições efetivas na área da saúde.
O que é Energia Nuclear:
  • Para se entender o que é a energia nuclear é preciso que alguns conhecimentos básicos sejam sedimentados.
O primeiro deles é entender que tudo o que é matéria(possui massa e ocupa espaço físico) é constituído por agrupamentos de átomos, denominados moléculas,as interações entre eles são eletrostáticas ou covalentes,para o nosso foco que é a energia nuclear não precisamos entender essas interações que promovem as ligações entre os átomos,mas é necessário que saibamos que existem forças de atração e repulsão nestes átomos.
  • Em segundo lugar precisamos conhecer o universo no interior dos átomos,estes são constituídos por um núcleo e elétrons,dentro do núcleo existem partículas ,denominadas prótons(que exibe carga positiva) e nêutrons(não possui carga).Compreendendo isto, é válido questionar-se,Como os prótons mantém-se unidos no interior do núcleo já que sabemos que cargas iguais se repelem?
Este é o ponto que nos interessa,os prótons e nêutrons no interior do núcleo experimentam duas forças: eletrostáticas(repulsão) e nucleares(atração),as forças nucleares são uma das forças de interação mais intensas do universo,portanto os prótons ficam unidos por uma força de elevada intensidade.
  • Conforme constatou Fermi esta energia poderia ser liberada dividindo o Núcleo de um átomo “pesado”,isto é,com muitos prótons e nêutrons.E a energia nuclear que mantinha juntos este aglomerado seria então liberada na maior parte em forma de calor. A divisão do núcleo de um átomo pesado como o Urânio-235 pelo ataque de um nêutron é denominada fissão nuclear.
Porém não só ocorre a divisão em dois núcleos menores como também 2 a 3 nêutrons são liberados em detrimento do que foi absorvido(causou a fissão).Deste modo torna-se possível que estes nêutrons atinjam outros núcleos de Urânio-235 e sucessivamente liberando muito calor.
  • Este processo é conhecido como a reação de fissão nuclear em cadeia ou reação em cadeia.Com o advento de tais descoberta este tópico foi ,é e ainda será motivo de discussão mundial.Um dos usos mais importantes em que se emprega a energia nuclear são usinas nucleares,que abrigam os reatores nucleares.
Usinas Nucleares e Reatores Nucleares:
Um reator nuclear é um equipamento onde se processa uma reação de fissão nuclear em cadeia.
  • Já uma usina nuclear é uma instalação Industrial empregada para produzir eletricidade a partir da energia gerada pelo reator,uma central nuclear pode abrigar um ou mais reatores.Existem vários tipos de reatores,mas o comumente encontrado nas centrais nucleares é o PWR(Pressurized Water Reactor= Reator a água pressurizada).
Uma usina nuclear possui basicamente: o elemento combustível,barras de controle,vaso de pressão,pressurizador,gerador de vapor,gerador elétrico,condensador,vaso de contenção,bombas e o edifício do reator.Para entendermos um reator nuclear e consequentemente uma usina,define-se abaixo cada equipamento.
  • Elemento combustível: é uma estrutura que contém varetas carregadas de urânio,estas varetas são fechadas,com o intuito de não deixar escapar o material radioativo,o elemento combustível é o núcleo do reator.
  • Barras de controle: são estruturas que absorvem os nêutrons geralmente feitas de Cádmio ou Boro,se localizam em tubos associados ao elemento combustível,o objetivo destas barras são de controlar a reação de fissão nuclear.Quando as barras estão totalmente dentro da estrutura do elemento combustível o reator está parado.
  • Vaso de pressão: é um esqueleto de aço que abriga os elementos combustíveis e contém a água de refrigeração dos elementos combustíveis.
  • Pressurizador: é o equipamento onde se controla a pressão da água aquecida que fica no vaso de pressão.
  • Gerador de vapor: é o instrumento onde se faz a troca de calor da água do circuito primário(vaso de pressão-pressurizador) e a água do circuito secundário(gerador de vapor-turbina-condensador-tanque de água de alimentação-gerador de vapor),nesta troca o vapor aciona a turbina.
  • Gerador elétrico: acionado pela turbina transforma energia cinética(movimento da turbina) em elétrica.
  • Condensador: é o equipamento que faz com que a água volte ao estado líquido.
  • Vaso de contenção: é uma carcaça de aço onde estão o vaso de pressão do reator,pressurizador e o gerador de vapor.
  • Bombas: são sistemas de tubos que liga o condensador a um resfriador(sistema de refrigeração).
  • Edifício do Reator: é um envoltório de concreto revestindo a contenção. Basicamente existe dois sistemas para o funcionamento de uma usina nuclear o sistema primário e o secundário.
  • Sistema primário: No vaso de pressão estão os elementos combustíveis(que contém as varetas nas quais estão ocorrendo a fissão nuclear) e a água pressurizada a uma temperatura de aproximadamente 320°C.Para que não entre em ebulição a água passa pelo pressurizador que exerce uma pressão cerca de 157 vezes maior que a atmosférica.Através de um tubo a água vai do pressurizador até o gerador de vapor na qual ocorre troca de calor,a água do tubo depois de se resfriar(trocar de calor com a água do gerador de vapor) volta ao vaso de pressão.
  • Sistema secundário: O vapor gerado pela troca de calor movimenta a turbina numa velocidade cerca de 1,8 mil rotações por minuto.Depois de mover as turbinas o vapor é resfriado em um condensador.Na forma líquida,a água realimenta o gerador de vapor,fechando o circuito secundário.
Para finalizar a turbina aciona um gerador que produz eletricidade.A energia segue para a torre de transmissão e através desta é distribuída pela rede elétrica.

Elementos que podem alimentar um reator:
  • Os elementos radioativos que pode alimentar o reator são: Urânio(principal), Tório,Actínio e Plutônio(série dos Actinídeos).
Enriquecimento de Urânio:
  • Existem dois tipos mais conhecidos de isótopos(átomos com mesmo número de prótons) de urânio, o Urânio-235 e o Urânio-238.Inicialmente o urânio é extraído de pedreiras ou minas ele é encontrado em uma mistura a outros elementos,o mineral bruto contém apenas 0,3% de urânio.
O urânio é separado dos outros minerais e o que sobra é o óxido de urânio conhecido como YellowCake (bolo amarelo),depois o óxido de urânio é convertido em um composto gasoso,o hexafluoreto de urânio.O U-238 exibe proporção de 99,3% e o U-235 de 0,7%,para que ocorra fissão a nível de um reator é necessário aumentar a porcentagem do U-235 em no mínimo 3%.
  • Para aumentar a concentração de U-235 existem vários processos,entre eles estão,a difusão gasosa,ultracentrifugação(em escala industrial),Jato centrífugo(em escala de demonstração) e um processo a Laser(em fase de pesquisa),todos com objetivo de aumentar a concentração do U-235 que possui um núcleo físsil.Para construir uma bomba atômica é necessário um enriquecimento de ao menos 90% de Urânio-235.
Assim como qualquer fonte de energia a energia nuclear comercial,possui vantagens e desvantagens,abaixo segue os esclarecimentos de suas vantagens e desvantagens:

Vantagens da Energia Nuclear:
  • É um combustível barato se comparados a outros combustíveis fósseis(ex: petróleo)
  • É uma fonte mais concentrada na geração de energia,um pequeno pedaço de urânio pode abastecer uma cidade inteira(15% da energia primária produzida respondem a 84 mil toneladas de combustível)
  • Exigência de uma pequena área para a construção da usina se comparada com uma hidrelétrica
  • Grande disponibilidade de combustível(urânio)
  • Independe do clima( não depende de chuvas,ventos,ou sol)
  • Consegue funcionar com máxima potência até dois anos sem renovação de combustível
Desvantagens da Energia Nuclear:
  • Não é uma energia renovável, deste modo o recurso utilizado se esgotará futuramente
  • Risco elevado de acidentes,visto que qualquer negligência humana ou técnica poderá causar uma catástrofe sem retorno
  • Formação de resíduos nucleares perigosos
  • Produção de energia de custo elevado comparado as demais,visto que o investimento inicial é alto e a manutenção também é de alto custo(investimentos técnicos,científicos e de segurança)
  • Dificuldade de armazenar os resíduos gerados(o Plutônio-239 leva 24000 anos para ter sua radioatividade reduzida a metade)
As vantagens e desvantagens citadas são norteadas em grande parte pela comparação com as demais matrizes energéticas,referem-se a energia em larga escala(escala comercial).Entretanto as aplicações positivas desta energia para a sociedade são de grande importância.

Impacto da Energia Nuclear para sociedade:
  • Dentre as áreas beneficiadas por esta forma de energia podemos citar a medicina,a indústria,particularmente a farmacêutica,a agricultura,o meio ambiente, a arqueologia entre outros.
Energia Nuclear para o bem:
  • As radiações emitidas por radioisótopos (isótopos que emitem radiação) podem atravessar a matéria e, dependendo da energia que possuam são detectados por aparelhos apropriados denominados detectores de radiação.Radioisótopos que,usados em pequeníssimas quantidades podem ser acompanhados por detectores de radiação.
A aplicação de radioisótopos pode ser utilizada na medicina nuclear tanto para diagnósticos como para terapias.Radioisótopos administrados a pacientes passam a emitir suas radiações do lugar onde prefere ficar.Um exemplo bem conhecido é o Iodo-131,que emite partícula beta,radiação gama e tem meia-vida de oito dias.O elemento iodo,radioativo ou não é absorvido pela glândula de tireóide,onde se concentra.O fato de ser radioativo não têm influência no comportamento químico,por isso contínua a ser absorvido pela glândula.
  • Para o diagnóstico de hipo ou hipertiroidismo o paciente recebe uma dose de I-131 que vai ser absorvido pela glândula,”passando” por um detector pela frente do paciente observa-se se o iodo foi muito ou pouco absorvido em relação ao normal.O detector é associado a um mecanismo que permite obter um “desenho” ou mapeamento da tireóide.
O radiodiagnóstico é feito pela comparação com o mapa padrão de uma tireóide normal,a mesma técnica é usada para o fígado e pulmão,este mapeamento é conhecido como cintilografia.Diversos órgãos podem ser mapeados por outros radiofármacos como cintilografia renal,do fígado,do pulmão e óssea que utilizam o radioisótopo Tecnécio-99.
  • Outra aplicação de radioisótopos na medicina nuclear é a radioterapia,neste caso uma dose maior do que a administrada para o diagnóstico é aplicada.Um dos aparelhos de radioterapia mais conhecidos é a bomba de Cobalto,usado no tratamento contra o câncer.
Trata-se de uma fonte radiativa de Cobalto-60,a região a ser tratada é atacada pela radiação .E ainda na medicina podemos citar a fabricação de drogas(hormônios de crescimento usado para tratar crianças com nanismo) que são produzidos em biorreatores e também a esterilização de equipamentos,seringas e luvas.
  • Além deste benefícios a energia nuclear também é muito útil para a agricultura,por exemplo na conservação dos alimentos,uma batata irradiada pode ser armazenada por um ano sem brotar e nem murchar.
Os radioisótopos podem alterar também o código genético das sementes para que se tornem resistentes a pragas.Fertilizantes marcados com elementos radioativos possibilitam o estudo de processos de absorção de nutrientes pelas plantas e de infiltração de água no solo.
  • As melhorias na indústria também deve ser lembrada ,já que muitos gasto são evitados com os diagnósticos de equipamentos e vazamentos.Na arqueologia também é de boa serventia já que usam material irradiado para fazer datação de peças.
A energia nuclear é importante também para utilização de técnicas de avaliação da poluição do ar,determinando através de aparelhos a quantidade e o local de ocorrência de poluentes,no ar,solo e água.
  • As aplicações benéficas descritas são muito importantes e influentes para a sociedade, de modo que a energia nuclear usada para o bem torna-se necessária.Descartar o seu uso causaria danos irreparáveis para as áreas citadas e outras,contanto manter o seu uso também causa danos a sociedade,um deles e talvez o mais emergente é o Lixo Nuclear.
Rejeitos Nucleares:
  • Um dos pontos que mais embargam o uso da energia nuclear é o lixo gerado por esta matriz energética.Esses resíduos são altamente tóxicos,com risco de desenvolvimento de câncer mesmo em pessoas expostas a baixas doses de radiação.
Tecnicamente,o rejeito é todo material resultante de atividade humana que contém elementos radioativos com riscos á saúde e ao meio ambiente e para qual não se recomenda a reutilização.Usinas Nucleares,hospitais,indústrias,entre outras instituições dão origem a esses rejeitos.O lixo radioativo é dividido em três classe: o de baixo nível de radiação,de nível intermediário,e o de alto nível de radiação.
  • O lixo de baixo nível possui meia-vida curta e baixo teor de radioatividade,são eles roupas protetoras contaminadas e alguns equipamentos de hospitais,fábricas,universidades e indústrias de energia nuclear.Estes são descartados em aterros,jogados no mar e dentro de tambores de aço(o que não é permitido em alguns países).
O lixo intermediário é constituído por material sólido de maior volume,como equipamentos usados,frascos de transporte de usinas,de fábricas de processamento de combustível e unidades de fabricação de armas nucleares.
  • O método de descarte é envolver em concreto e/ou aço e armazenar em locais especiais,geralmente nas usinas.Pesquisadores estão procurando método de descarte em armazéns subterrâneos, ou nas partes mais profundas dos mares.
Já o lixo de alto nível inclui combustíveis sólidos e líquidos usados em centrais nucleares.Os métodos de descarte dos líquidos envolvem o estoque dos mesmos em tanques de aço inoxidável,envoltos em concreto num local apropriado,podem ser solidificados em vidro e armazenados em contêineres de aço dentro de construções de concreto ou armazéns subterrâneos.Outra opção é armazenar nas piscinas de resfriamento das próprias usinas que os produzem ,isso é o que ocorre no Brasil.
  • Usualmente um reator nuclear típico produz,como rejeito, cerca de 30 toneladas de combustível irradiado por ano,este é um grande entrave,visto que,existem mais de 440 reatores nucleares comerciais no mundo,que produzem cerca de 14% da energia global,a demanda energética adquirida pode tornar-se secundária ao se comparar com o volumoso lixo a que origina.
Um dos principais problemas deste lixo é que ele permanece contaminado por um longo período,podendo chegar até mais de 100 mil anos,apresenta um constante risco,pois caso haja vazamento a radiação pode causar graves problemas de saúde as pessoas expostas,como queimaduras,câncer,má formação de crianças e dependendo do grau de contaminação levar a óbito.
  • Investimentos estão sendo feitos no reaproveitamento do resíduo de alto nível que é uma mistura de radionuclídeos criados pela desintegração de átomos de urânio,vários deles com meia-vida muito longa,como é o caso do Estrôncio-90 e do Césio-137.
Essa mistura,que também inclui o iodo e o tecnécio,responde por até 97% da atividade do combustível que foi usado no reator,e os elementos transurânicos(número atômico superior a 92) são sólidos com quantidades significativas de radionuclídeos de meia-vida longa como plutônio,emissores de partículas alfa.
  • O reprocessamento foi desenvolvido tanto para extrair o plutônio(utilizado para produção de bombas atômicas) como para recuperar o urânio consumido no reator.Esse urânio pode ser enriquecido e novamente usado como combustível,que irá gerar os novos radionuclídeos que podem ser reprocessados,de forma que o combustível seja reaproveitado por mais tempo.
Além de todas as questões burocráticas existe ainda a questão da segurança já que o plutônio pode ser roubado e usado em bombas atômicas por grupos terroristas.

Desastres Nucleares:
  • Os desastres nucleares agregado ao problema do lixo nuclear são os maiores temores dos países que detém esta tecnologia ou ambiciona ter.
O Acidente de Three Mile Island:
  • O primeiro dos grandes acidentes nucleares foi um derretimento parcial da unidade 2 de Three Mile Island,no Estado da Pensilvânia,nos Estados Unidos.Ocorrido em 1979 apesar de ter derretido parcialmente o reator a radioatividade foi contida e não houve mortos e nem feridos.O acidente teve inicio a partir de uma falha de equipamento,associado a erros humanos,que mais tarde foram atribuídos a falta de treinamento.
Na madrugada de 28 de março de 1979,bombas de água do circuito secundário(que não fica em contanto com o material radioativo) pararam de funcionar,e automaticamente se interrompe o processo de fissão nuclear,mas a mera presença de elementos físseis mantém a produção de calor,elevando a temperatura e pressão.Para reduzir a pressão,uma válvula de emergência do pressurizador foi acionada e deveria ter sido fechada quando a redução chegasse a certo ponto,mas isso não ocorreu.
  • A partir de uma sucessão de pequenas falhas e erros o elemento combustível no reator começou a derreter.Ocorreu,entretanto vazamentos de água e gases que continham materiais radioativos,contaminando a região da usina,a descontaminação ocorreu 14 anos depois,em 1993.
O Acidente de Chernobyl:
  • Passaram sete anos do acidente radiológico no Estados Unidos e o maior acidente nuclear acontecera,localizado na Ucrânia perto da fronteira com Belarus – repúblicas que pertenciam a URSS(União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
Em 26 de abril de 1986,um reator explodiu,liberando uma nuvem radioativa que contaminou pessoas,animais e o meio ambiente numa ampla extensão da Europa.No inicio da madrugada,técnicos da usina realizavam testes aproveitando um desligamento de rotina,para observar como o reator funcionaria com baixo nível de energia.
  • Porém os funcionários não seguiram as normas de segurança,o grafite utilizado como moderador de nêutrons,tornou-se rapidamente instável.Quando os operadores decidiram desligá-lo,não conseguiam mais.O superaquecimento provocou então uma explosão.A energia liberada arrebentou a laje superior do edifício e lançou na atmosfera gases e partículas radioativas.
O ar que entrou na central levou a rápida combustão do grafite,que continuou queimando e soltando material radioativo por mais dez dias.Durante três dias tudo ficou em segredo,impedindo que as pessoas se protegessem,apenas quando a Suécia detectou uma forte elevação nos níveis de radiação é que o governo da URSS admitiu o fato e se dispôs a colaborar na busca de soluções.
  • Uma nuvem radioativa carregada pelos ventos,propagou-se pelos territórios da Ucrânia,Belarus,Rússia,países Escandinavos,Europa Central,região dos Bálcãs,Itália,França,Reino Unido e Irlanda.Até hoje o número de mortos é motivo de controvérsia,pois os problemas de saúde causados pela radiação se manifestam a longo prazo,é complicado estabelecer o número exato de vítimas.
O relatório divulgado pelas Nações Unidas em 2005 indicava a ocorrência de até 4 mil mortes,a organização ambientalista Greenpeace estimou em 100 mil o número de mortes potenciais e um estudo britânico avaliou a cifra de mortos entre 30 e 60 mil pessoas.
  • Além disso existe o aumento de incidência de doenças como câncer de tiroide,cerca de 350 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas as pressas.Atualmente uma área de 30 quilômetros em torno da usina é considerada “zona de exclusão” e permanece praticamente desabitada.O solo,a água e a vegetação foram contaminados pela radiação.
E ainda as operações na contenção do incêndio e de confinamento do material radioativo envolveram envolveram milhares de pessoas os chamados “liquidadores”(policiais,bombeiros,soldados,mineiros e outros profissionais).
  • Um enorme abrigo de concreto e aço foi construído sobre o reator,porém mais de duas décadas se passaram e o abrigo conhecido como sarcófago apresenta rachaduras e fissuras por onde infiltra água da chuva.
Para evitar o risco de contaminação do lençol freático,um projeto internacional visa construir uma nova estrutura que deverá cobrir integralmente o antigo edifício.

O acidente radiológico brasileiro:
  • O inicio deste desastre ocorreu quando dois catadores invadiram o antigo instituto de goiano de radioterapia,que se encontrara desativado há algum tempo.
O objetivo dos dois homens era depenar o local e revender o metal para um ferro velho.Até que um deles avistou a máquina terapêutica este,confundiu um pedaço de máquina com uma peça de chumbo.Os donos do ferro velho desmontaram a peça e descobriram o “ ouro azul”,um pó na verdade muito radioativo – Cloreto de Césio(Césio-137).Crianças,adultos e idosos brincaram com o pó que no escuro brilhava. 
  • Algumas horas depois muitas pessoas tinham os mesmos sintomas,náuseas,tonturas,vômitos e diarréias. A esposa de um dos donos do ferro velho havia ingerido grande quantidade do pó, além de sua sobrinha e outras vítimas que vieram a óbito.
Estima-se que cerca de 112800 pessoas foram expostas aos efeitos do césio,muitas destas com contaminação revertida a tempo certamente a ignorância que causou tal tragédia não foi penas dos catadores,a falta de informação destes pode ser entendida,o que não entende-se é a irresponsabilidade dos donos do instituto e dos órgãos fiscalizadores.

Japão e seu dilema nuclear:
  • Em 11 de março de 2011 um terremoto de 8,9 pontos na escala Richter atinge o litoral nordeste,o tremor foi o pior da história do país e o sétimo mais intenso do mundo.
O maior terremoto da história do Japão foi 300 vezes mais intenso do que o terremoto que arrasou o Haiti.Após o terremoto,um Tsunami alcançou 10 metros de altura arrasou o litoral nordeste do Japão,contabilizaram mais de 9 mil vítimas.Atribuindo culpa ao terremoto seguido pelo Tsunami registrou-se explosões em prédios dos reatores da usina Fukushima Daiichi,provocadas por problemas de aquecimento dos reatores.
  • Uma fumaça branca foi vista na usina.Moradores em um raio de 20 quilômetros da usina de Fukushima Daiichi foram retirados de suas casas.O nível de radiação atingiu oito níveis a mais em comparação as condições normais ao redor do reator.No caso da usina Fukushima Daiichi o sistema de resfriamento alimentado por geradores a diesel haviam sido danificados pela inundação do Tsunami.
A agência japonesa de energia nuclear elevou para 7 o nível de alerta em uma escala de acidentes nucleares e radiológicos,o que coloca a central de Fukushima no mesmo índice de gravidade de Chernobyl.
  • Além dos enormes danos causados pelo terremoto e o devastador Tsunami a nação japonesa exibe temores muito maiores em relação a sua situação nuclear,explosões em escala devastariam não apenas sua nação como muitas outras regiões.
Bombas Atômicas e o Massacre Japonês:
  • Em 6 de agosto de 1945 um avião americano lançou contra os moradores de Hiroxima uma bomba atômica.Como resultado do ataque,calor e incêndio,a cidade foi destruída e 90 mil pessoas morreram no mesmo dia.Três dias depois deste atentado outro avião americano bombardeou Nagasaki o que resultou em 40 mil mortes imediatas.
Até o fim de 1945 constatou-se que aproximadamente 150 mil japoneses de Hiroxima foram a óbito e 75 mil em Nagasaki tiveram suas vidas ceifadas.Estima-se que 40% da população de Hiroshima e Nagasaki foram dizimadas.Para efeito de comparação seria como se ao invés de 3 mil mortos no ataque de 11 de setembro tivessem sido 4 milhões de habitantes americanos.
  • Nas cidades atacadas por causa da radiação,cidadãos cujos pais e avós foram atingidos têm graves problemas por ter recebido tal herança genética,por exemplo, deformações físicas,câncer,problemas de esterilidade e outras doenças.
Existem vários tipos de bombas,a utilizada pelos americanos foram bombas de fissão nuclear,onde núcleos de urânio (Hiroxima) ou plutônio (Nagasaki) são desintegrados em elementos mais leves quando bombardeados por nêutrons,ao bombardear-se um núcleo este produz mais nêutrons e energia que bombardeiam outros núcleos,gerando uma reação em cadeia.
  • O ataque as cidades japonesas não podem ser entendidos isoladamente,o ataque não foi apenas nestas cidades,mas sim contra toda a humanidade,que até hoje vive a sombra do medo de uma última guerra,a guerra atômica.
O poema abaixo foi inspirado no ataque nuclear que sofreu a nação japonesa,escrito por Vinicius de Moraes:
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh nãos se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
De modo geral antes de acontecer o desastre no Japão em 2011,a energia nuclear global parecia estar prestes a um renascimento cauteloso.Países em crescimento e desenvolvimento acelerado como China e Índia pareciam esperançosos em obter independência do carvão e agregar a uma fonte de energia limpa.
  • A França que possui a maior porcentagem no uso da energia nuclear do mundo(cerca de 75% da energia comercial provém de usinas nucleares),dava impressões de comodismo com relação a este suprimento energético.E ainda porque não citar,o Brasil,que possui duas usinas nucleares em operação (Angra 1 e 2),uma usina em construção (Angra 3) e arquiteta-se mais quatro usinas nucleares em funcionamento até 2030.
De fato,a adesão pela energia nuclear parecia aquecer o mercado nacional e internacional,desprendidos do histórico de acidentes o mundo apostava nesta alternativa.No entanto,os recentes eventos japoneses de certa forma abalarão expectativas destes países,o que ainda não se sabe é qual a projeção deste abalo.
  • Não é possível estabelecer um veredito se os danos são maiores ou menores com a adoção da energia nuclear,assim como todas,esta exibe vantagens e desvantagens.
O que devemos ter é cautela,não julgando apenas pelos desastres e desconhecendo seus benefícios.As aplicações desta energia são cruciais para a humanidade,a mesma energia que serviu para atacar milhares de japoneses também auxilia no tratamento ao câncer.
  • É fundamental que saibamos discernir a importância da energia nuclear,entender que ela não serve apenas para o abastecimento comercial é o primeiro passo.Em contraponto,se o foco for total substituição da energia, das outras formas de energia pela nuclear deve-se considerar fortemente os seus riscos.
Em suma,dar uma posição radical neste caso parece ser bastante prejudicial,tanto optar por total uso como se optássemos por extingui-la,a melhor opção talvez seja ponderar,ter cautela pois ainda somos surpreendidos por tal tecnologia(como no caso recente do Japão).

A Energia Nuclear