sábado, 23 de fevereiro de 2013

Arquitetura Orgânica - Bioconstrução

Casa feita com técnica COB

  • Numa breve análise histórica, percebemos que a relação da humanidade com a natureza desenvolveu-se num sentido utilitarista, em que os recursos naturais existem para ser explorados e usufruídos de modo a garantir as necessidades e o bem-estar do homem.
Nessa concepção, com relação à escolha e a exploração dos recursos energéticos, verifica-se uma completa desconsideração dos limites naturais no esforço continuado para suprir as necessidades de consumo que o ser humano tomou como padrão. Assim, tanto as características das fontes primárias quanto a quantidade de energia a ser gerada são pouco consideradas, de forma que se atenda a um apetite voraz por insumos energéticos.
  • A utilização de combustíveis fósseis aumentou significativamente a partir da segunda metade do século XIX, em decorrência do crescente processo de industrialização e urbanização. O preço pela busca do progresso e melhorias nas condições de vidas, aos quais nem todos têm acesso, trás como conseqüências os problemas ambientais que toda a humanidade vem enfrentando. Esses são fatores alarmantes para a observação do comportamento da natureza, onde “nada se cria, tudo se transforma”. A emissão de gases liberados na atmosfera, responsáveis pela mudança climática global através da queima desses combustíveis, é apenas um dos subprodutos gerados pelo consumo humano. É preciso lembrar ainda que esses combustíveis provêm de fontes não renováveis e levaram milhares de anos para serem formados pela natureza em uma quantidade finita, portanto, um dia se esgotarão.
Porém, para Ignacy Sachs (2007), não é uma escassez do petróleo que ameaça a humanidade, mas justamente a abundância dessa energia, pois os altos preços encorajam a exploração de outras fontes de óleos pesados ou até mesmo a transformação do carvão abundante em combustíveis gasosos e líquidos, tornando a sociedade cada vez mais dependente da energia fóssil. O autor chama atenção para a transformação radical que os 150 anos de utilização do petróleo geraram nos estilos de vida e de consumo da humanidade, tornando nossa civilização caracterizada por um desperdício gigantesco de energia, ele acrescenta que “[...] a economia da energia fóssil assemelha-se à economia da droga: uma abundância que arruína a saúde e conduz à morte na falta da vontade de se privar deste produto perigoso [...]” (Sachs, 2007 p. 02).
  • Contudo, os EUA tornaram-se o paradigma da boa sociedade desenvolvida, e o desenvolvimento passou a ser caracterizado como a transposição do “jeito americano de viver” (ou melhor, de ter) para o resto do mundo. O estilo de vida norte-americano tornou-se a luz que direcionaria o desenvolvimento do Terceiro Mundo, e as nações recém liberadas do colonialismo europeu imediatamente aceitaram a condição de país subdesenvolvido, proclamando-se candidatas ao desenvolvimento econômico. Assim, o Terceiro Mundo assumiu um desenvolvimento mimético, negando suas especificidades culturais (Layrargues, 1997)
Em seu livro “As conexões ocultas – ciência para uma vida sustentável”, Fritjof Capra (2002), mostra que o capitalismo global está baseado no princípio de ganhar dinheiro, que por sua vez, fica acima de todos os outros valores. Com isso, cria-se grandes exércitos de excluídos e gera-se um ambiente econômico, social e cultural que não apóia a vida, e sim a destrói, tanto no sentido social quanto no sentido ecológico. O autor chama a atenção para o grande desafio do século XXI: promover a mudança do sistema de valores que determina a economia global atual e lapidar-se a um sistema compatível com as exigências da dignidade humana e da sustentabilidade ecológica.
  • Para isso, como todas as outras grandes mudanças, a humanidade precisará de um grande período de tempo para a adaptação devido aos grandes danos ambientais causados atualmente, o que mostra a importância de começar o mais rápido possível a repensar o modelo de desenvolvimento atual e colocar em prática técnicas eficientes e inovadoras de relacionamento do homem com a natureza, capazes de atender às expectativas de qualidade de vida e ao mesmo tempo preservar os recursos naturais (Krzyzanowski, 2007).
Inserido nesse contexto, este artigo pretende expor a atual situação habitacional causada pelo modelo de desenvolvimento, baseado no consumo, e sinalizar soluções criativas inspiradas no conhecimento ecológico para a criação de construções saudáveis e em harmonia com o ambiente.

Os danos:
Os danos do padrão de consumo impressos nas situações habitacionais e os danos das situações habitacionais impressos no meio ambiente.
  • A segunda metade do século XX foi um período no qual ocorreu acelerado processo de urbanização dos países menos desenvolvidos. Para Davis (2006), autor do livro “Planeta Favela”, isso se explica pelo fortalecimento da globalização que, ao gerar drásticas modificações à estrutura produtiva fundiária, gerou o deslocamento de grande quantidade de desempregados para os núcleos urbanos em busca de futuros promissores.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e o equilíbrio das cidades após a explosão do processo de urbanização, disseminou-se, no Brasil, na década de 1970, a institucionalização do planejamento urbano nas Administrações Municipais. Rolnik (2008, p.57), explica que, durante esse período, consolidou-se a conhecida clivagem da paisagem urbana brasileira:
“uma parte da cidade com alguma condição de urbanidade; uma porção pavimentada, ajardinada, arborizada, com infra-estrutura completa – independentemente da qualidade desses elementos, que em geral, é pouca; e outra parte, normalmente de duas a três vezes maior que a primeira, cuja infra-estrutura é incompleta, o urbanismo inexistente, que se aproxima muito mais da idéia de um acampamento do que propriamente de uma cidade.”
A situação real de desigualdade, onde uma minoria possui condições urbanísticas adequadas e uma maioria em condições precárias, gera exclusão territorial, onde cada vez mais a população rica possui acesso à infra-estrutura e, conseqüentemente à oportunidade de crescimento, e a população em situação desfavorável acaba tendo pouco – ou nenhum – acesso a oportunidades de trabalho, cultura ou lazer. Desta forma, a permeabilidade entre as duas partes se torna muito pequena (Rolnik, 2008).
  • Rolnik (2008), afirma que é esse o mecanismo que faz com que as cidades se estendam cada vez mais, fazendo com que a população de baixa renda procure terras cada vez mais periféricas e que ainda não possuem nenhum tipo de infra-estrutura – o que torna o local mais barato. Desta forma, essas pessoas têm a possibilidade de construírem suas casas aos poucos, na medida em que vão conseguindo pagar por suas moradias.
Esta parte da população fica também à margem do mercado imobiliário legal, sem ter outra alternativa senão buscar formas irregulares de habitação ou ocupação do solo para acesso à casa. Apesar de o governo abrir programas de financiamento habitacional para o acesso à casa própria, muitos não possuem os meios necessários para arcar com os custos desses financiamentos e são obrigados a ocupar loteamentos clandestinos (IBGE, 2008).
  • De acordo com o Censo Demográfico de 2000 do IBGE (2008), foram consideradas moradias também os domicílios improvisados, ou seja, localizados em unidade não residencial (como lojas, fábricas, etc), que não tinham dependências destinadas à moradia, mas que, na época, estavam sendo ocupados por moradores. Podemos citar como moradias improvisadas: os prédios em construção, vagões de trens, carroças, tendas, barracas, grutas, etc. O Censo de 2000 constatou que existem 258.185 destes domicílios, a maior parte nas regiões Sudeste (32%) e Nordeste (27%).
Para Davis (2006), existem favelas formais no núcleo metropolitano, como os cortiços, casarões antigos, autoconstrução, pensões etc. E favelas informais, como invasões e território de moradores de rua, todas concentradas, em sua maioria, no núcleo central ou em suas imediações. Já as favelas localizadas na periferia podem ser, aluguéis particulares, entendidas como formais e loteamentos clandestinos, campo de refugiados e invasões, classificadas como informais. Segundo a metodologia utilizada pelo autor, o Brasil é o terceiro país com o maior número de população urbana favelada (51,7 milhões), atrás da China (193,8 milhões) e Índia (158,4 milhões).
  • O “empurramento segregacionista” da população para as áreas desprivilegiadas de assistência social ou para periferias longínquas que acabam formando favelas, além de deixarem a população com qualidade de vida cada vez mais baixa, gera também o urbanismo de risco e aumenta drasticamente os gastos com energia. Ronik (2008), explica que, ao concentrar todas as oportunidades em apenas um fragmento da cidade (nos centros urbanos), e estender a ocupação a periferias precárias e cada vez mais distantes, acaba-se gerando a necessidade de levar multidões ao centro para trabalhar, e devolvê-las aos seus bairros no fim do dia, o que aumenta a necessidade de circulação e gera o caos também nos sistemas de transporte.
Outro problema das ocupações periféricas e que, além de serem construídas de maneira precária, normalmente estão inseridas em locais ambientalmente frágeis, que teoricamente não poderiam ser urbanizadas, como: margens de córregos, terrenos íngremes, charcos ou áreas de mangue. Essas ocupações, por estarem em áreas de risco, facilmente podem sofrer danos, como por exemplo por conta de erosão, porém, problemas ambientais como enchentes, contaminação dos mananciais e outros, atingem, além dos próprios moradores, a cidade como um todo (Rolnik, 2008).
  • Forattini (1991), chama a atenção para a baixa qualidade de vida que a população ali residente possui. A manipulação do ambiente natural com uma elevada densidade populacional num espaço limitado resulta, além dos problemas já citados, na alteração do estado psicológico e fisiológico dos próprios habitantes, além de darem origem a fatores culturais, econômicos e políticos, o que influencia ou mesmo determina a qualidade de vida da população ali residente.

Bioconstrução com bambu - Bioconstrução

Biomimetismo: 
A natureza como inspiração para qualidade de vida
  • Vivemos atualmente numa cultura ocidental que desenvolveu, ao longo da história, um paradigma de dominância: o domínio da cultura ocidental sobre as demais culturas; o domínio dos seres humanos sobre a natureza; do masculino sobre o feminino; dos poderosos e ricos sobre os pobres e miseráveis; o domínio do norte sobre o sul. Esta sociedade tecnológica não só aliena seres humanos do resto da natureza, mas também aliena os seres humanos deles próprios. “Isso significa uma grande e perigosa ilusão que tem funcionado invisivelmente como regra básica do inconsciente coletivo, ilusoriamente expressando a vontade da sociedade moderna.” (Braun, 2001, p. 33).
Através das crenças e valores relativamente limitados da sociedade, se torna mais difícil inspirar soluções que sejam mais abrangentes e criativas, pois a mente do homem se limitou a pensar dentro do paradigma dominante citado. Um dos fatores que nos limita muito na percepção das possibilidades que a natureza pode nos oferecer, é a separação entre o homem e o meio ambiente gerado ao longo do tempo (Braun, 2001).
  • O ambientalismo contemporâneo distingue dois tipos de ecologia: a ecologia rasa, que enquadra os seres humanos separadamente da natureza, como fonte de todos os valores e atribui apenas valor instrumental e de uso aos ecossistemas; e a ecologia profunda, que não separa seres humanos – ou qualquer outra coisa – do meio ambiente natural e percebe o universo não como um conjunto de objetos isolados, mas como uma teia de fenômenos interconectados e interdependentes (Adam, 2001).
O termo ecologia profunda (Deep Ecology) foi sugerido pelo filósofo norueguês Arne Naess na busca de dar um sentido mais profundo e espiritualizado para as questões do relacionamento humano com os elementos e vibrações da natureza. Podemos analisar abaixo uma listagem baseada nos estudos de Devall e Sessions (1985 apud Braun, 2001, p. 36) que contém os pontos principais da ecologia rasa, ou visão dominante do Mundo – como os autores denominam, e a visão da ecologia profunda:
  • Ecologia rasa ou visão dominante do Mundo Ecologia Profunda
  • Domínio da natureza; Harmonia com a natureza;
  • Meio ambiente natural com recursos voltados basicamente para os seres humanos;
  • Natureza possuidora de valores intrínsecos e de equidade para todas as espécies; 
  • Crescimento material e econômico para o desenvolvimento da população humana;
  • Preenchimento das necessidades materiais de maneira elegante e simples: os bens materiais são voltados para servir a autorealização e realização global;
  • Crença em amplas reservas de recursos naturais; Os “suprimentos” da Terra são limitados com a atual exploração;
  • Solução e progresso através do high-tech; Uso de tecnologias apropriadas; ciência não dominante;
  • Consumismo; Desenvolvimento com o suficiente, reciclando e re-usando;
  • Comunidade nacional centralizada. Sistema de bio-regiões e tradição local descentralizada.
Lutzenberger (1990), explica que, se analisarmos os estudos da ecologia, podemos perceber que um ecossistema consiste em grupos de organismos que interagem uns com os outros dentro de seu ambiente natural, coexistindo para formar um sistema complexo de relações, de forma a perpetuar a evolução das espécies e manter os mecanismos de transformação de energia de forma sustentável.
  • Capra (2002, p. 23) também afirma que “não existe nenhum organismo individual que viva em isolamento”. Para que as necessidades energéticas dos animais sejam atendidas, eles dependem da fotossíntese das plantas, que por sua vez, dependem do dióxido de carbono produzido pelos animais, assim como o nitrogênio fixado em suas raízes pelas bactérias. Assim, todos juntos, vegetais, animais e microorganismos, regulam toda a biosfera e mantêm as condições ideais para a preservação da vida.
O autor vai mais além ao mostrar a complexidade em que o organismo humano trabalha, Capra (2002), explica que a autopoiese – ou autocriação – é um padrão de rede no qual a função de cada componente consiste em participar da produção ou da transformação dos outros componentes da rede. Dessa maneira a rede continuamente cria a si mesma, depois de ser produzida por seus próprios componentes. Interdependência, fluxo cíclico de recursos, cooperação e parceria são todos eles diferentes aspectos do mesmo padrão de organização. Assim como o organismo humano, é desse modo que os ecossistemas se organizam para maximizar a sustentabilidade.
  • Adam (2001), apresenta a interdependência como sendo uma característica de suma importância das relações ecossistêmicas, já que todas as coisas estão relacionadas entre si e com variadas interconexões, o que é saída para um sistemas é entrada e dá início a outro. Por este motivo, deve-se entender estas conexões não com o objetivo de parasitálas ou superexplorá-las, mas de assegurar sua continuidade. Desta forma, as populações naturais tendem a se estabelecer numa situação de equilíbrio ecológico fluente.
O princípio de organização apresentado, que são utilizados naturalmente em todos os níveis da ecologia, pode servir como diretrizes para construir comunidades humanas sustentáveis, afinal todos os membros de uma comunidade ecológica estão interligados numa vasta e intrincada rede de relações, sendo que o sucesso da comunidade toda depende do sucesso de cada um de seus membros e vice-versa (Capra, 2002).
  • Portanto, a tecnologia e a forma de planejar da natureza são fabulosas fontes de inspiração para o desenvolvimento da tecnologia construtiva, assim como para os materiais utilizados. Estudar os ecossistemas, recursos, energias, maximizar o uso de fontes de energias renováveis e consumir eficientemente, são instrumentos de qualificação arquitetônica e de solidariedade, além de exigir reflexão e ação de todos os profissionais envolvidos na construção (Adam, 2001).
A seguir, será apresentada uma das técnicas que busca a inspiração pela natureza utilizando a ética, consciência ambiental, avanço tecnológico, eficiência energética e equilíbrio dos ecossistemas para o planejamento de suas construções. Cabe aqui ressaltar a observação de Adam: “o objetivo não é justificar-se em função da crise de energia, mas incorporar a crise energética como parte de um sistema de valores em crise, de um paradigma em decadência e que esgotou seus princípios.” (Adam, 2001 pg. 21).

Bioconstrução, construindo moradias saudáveis:
  • Ao longo dos estudos sobre conciliação entre arquitetura e ecossistemas naturais, cada estudioso determinou uma terminologia diferente e que se aproximasse mais aos seus conceitos, como “bioarquitetura”, “bioconstrução”, “ecoedifício”, “casa saudável”, entre outros. Porém, todas levam em consideração os aspectos da ecologia profunda, citado anteriormente.
Neste trabalho utilizaremos como referência a palavra bioconstrução, que foi adaptada por André Soares (IPEC, 2008), permacultor e fundador do Ecocentro IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado), para definir as técnicas naturais de construção no Brasil. Para o autor, essas técnicas são métodos de construção que buscam a integração homem e ambiente através da:
  • Análise do ciclo de vida de cada material utilizado;
  • Análise de onde vem cada material e pra onde vai;
  • Não utilização de materiais tóxicos (coadjuvantes) e descartáveis;
  • Valorização dos materiais locais;
  • Utilização de técnicas inteligentes de materiais de mercados industriais;
  • Racionalização do uso da água e promover tratamentos naturais dos efluentes (esgoto) – reciclagem e reuso;
  • Busca pela utilização de fontes de energias renováveis e trabalhar com eficiência energética através de desenhos arquitetônicos bioclimáticos.
De acordo com o arquiteto dinamarquês Knud Larsen (apud Braun, 2001), muitos conceitos modernos na área da arquitetura ambiental são originários da escola escandinava de paisagismo e arquitetura, que procura observar a natureza e aprender a sua dinâmica morfológica. 
  • Esta escola procura, antes de iniciar qualquer construção, se aprofundar no conhecimento do que já existe no ambiente circundante para implantar a estrutura propriamente dita. Busca saber como os elementos chegaram até lá e como eles se desenvolveram ao ponto de formar o ambiente atual, e fundamentalmente, saber como a construção poderá interferir naquele meio. Ao compreender como a natureza se formou naquele local, é possível entender como a forma arquitetônica poderá se encaixar em harmonia com os elementos da natureza circundante.
Braun (2001), complementa que a adaptação das construções à paisagem circundante é uma arte em si só, pois implica descobrir os movimentos favoráveis da natureza a fim de seguir sempre o caminho da menor resistência, ou seja, do menor gasto de energia.
  • A casa é o ecossistema particular de cada habitante. Para que se possa criar harmonia, bem-estar e respeito entre seres humanos e maio ambiente, é necessário que as interações ambientais reproduzam ao máximo as condições naturais nas habitações, para isso, além levar em consideração aspectos importantes como: ventilação, umidade relativa do ar, temperatura, iluminação, conforto e segurança, é preciso que ela seja responsável por tudo aquilo que absorve do meio ambiente e tudo aquilo que libera para ele. Desenvolvendo um bom planejamento e muita criatividade, é possível obter o máximo de eficácia com o minimo de energia (Adam, 2001).
Por esse motivo, Soares (IPEC, 2008) afirma que é possível habitar este planeta de maneira mais saudável, vivendo bem, sem destruir o meio ambiente, sem consumir à exaustão e sem poluir. Também é possível substituir nas construções, grande parte do cimento, dos plásticos e dos materiais tóxicos por elementos inócuos existentes na natureza, além do uso de materiais em seu estado natural, disponíveis na região.
  • Soares (IPEC, 2008), acrescenta que este tipo de construção utiliza materiais ecológicos e reduz o impacto ambiental através de técnicas da arquitetura vernacular, algumas delas com centenas de anos de história e experiência, tendo como característica a preferência por materiais do local, como a terra, reduzindo gastos com fabricação e transporte e construindo habitações com custo reduzido e que oferecem excelente conforto térmico.
Com a tecnologia disponível adicionada aos conhecimentos de nossos antepassados, torna-se perfeitamente possível substituir sistemas construtivos e materiais de acabamento não recicláveis ou causadores de grande impacto ambiental por outros, que não comprometam o meio ambiente nem a saúde do ser humano que trabalhará na obra ou usará a edificação (Krzyzanowski, 2005).
  • A partir da observação do local e suas características biológicas, geográficas, climáticas, culturais, sociais, entre outras, são propostos soluções específicas na construção das casas, com o objetivo de obter conforto e segurança térmica obtendo o mínimo possível de energias fósseis.
Um bom design para a obtenção de eficiência energética:
  • Para a bioconstrução, design significa um sistema de composição de diversos elementos: estruturais, vegetais, animais e sociais visando a criação de um ambiente integrado para a convivência sustentável de pessoas. Mais do que apenas um desenho, ela quer dizer projetar, planejar e até mesmo criar uma composição.
Para o design eficiente de habitações, deve-se basear nas energias naturais que entram no sistema (sol, vento, chuva), na vegetação à volta e nas práticas de construção baseadas no bom senso. Um dos objetivos importantes do design da casa é o de reduzir ou eliminar a necessidade de energia elétrica ou do uso de gás para o aquecimento e o resfriamento interno (Mollison & Slay, 1991).
  • Casas bem planejadas são mais econômicas na manutenção do que casas que demandem aquecedor e ar condicionado – grandes consumidores de energia. Com isso, permitem que os moradores vivam com conforto térmico, sem recorrer combustíveis fósseis. Com as tecnologias disponíveis, não é necessário – nem de bom senso – construir uma casa que não economize ou gere sua própria energia (Mollison & Slay, 1991).
Quando se trata da climatização das construções, um fator importantíssimo é o isolamento térmico, pois evita desperdícios e aumenta o rendimento térmico da energia empregada. O isolamento térmico depende de dois pontos: na soma dos fechamentos de toda a superfície do exterior do edifício e no coeficiente de transmissão de calor dos materiais que compõem esta envolvente. Isto é, quanto menor for a superfície externa das habitações, menor será a troca de calor (Adam, 2001).
  • Outro fator que reduz a quantidade de energia elétrica e amplia as alternativas bioclimáticas de uma construção é buscar o máximo aproveitamento da iluminação natural, pode ser por meio de chaminés de luz, claraboias, tetos reflexivos, materiais translúcidos ou qualquer outra tecnologia criativa que o construtor tiver (Adam, 2001).
Mollison & Slay (1991), observam que muitas casas foram e ainda estão sendo construídas sem nenhum planejamento para a problemática do petróleo. No entanto, com um posicionamento correto e um design apropriado para o clima, implementos tecnológicos simples (como aquecedores de água solares) e alguns ajustes no comportamento para possibilitar ao usuário a manipulação dessas tecnologias, pode-se reduzir ou eliminar a dependência de energias baseadas em combustíveis fósseis para aquecer ou resfriar a casa.

Materiais e técnicas utilizadas:
  • Após desenvolvido um bom design, um ponto importante está na escolha do material a ser utilizado para a construção. A primeira opção é sempre a utilização do material que exista em abundância no próprio local ou região da construção – desde que sua obtenção não gere impactos ambientais negativos – desta forma, sem a necessidade do transporte de materiais vindos de longe, evita-se a circulação desse veículo, seu gasto energético e também sua poluição (Braun, 2001).
Para a escolha do material, leva-se em conta seu ciclo de vida para constatar a durabilidade. Segundo o arquiteto e pesquisador colombiano Javier Barona (apud Araújo, 2008), a ferramenta básica para a identificação do estado e das necessidades gerais de uma obra que pretende ser sustentável é a Análise de Ciclo de Vida (ACV). O estudo da ACV tem sido aceito por toda a comunidade internacional como a única base legítima sobre a qual comparar materiais, tecnologias, componentes e serviços utilizados ou prestados. Enquanto a indústria da construção civil é responsável pelo maior consumo dos recursos naturais no planeta, onde florestas, metais e outros recursos são utilizados com enorme desperdício, e ainda causam prejuízos à saúde humana, pois muitos materiais possuem composições químicas agressivas à saúde, três quartos das habitações são feitas com o material mais básico e inofensivo do planeta: a terra – e permanecem por séculos! (BioConstruindo, 2006)
  • Além deste, outros materiais naturais são amplamente utilizados, como: madeira, bambu, pedras, argila, capim seco e fibras secas em geral. No grupo dos materiais industrializados, opta-se pelo reuso da construção civil e os materiais recicláveis, como: PET's, latas de alumínio, vidros, borrachas de pneus usados, papel, dentre muitos outros de acordo com a disponibilidade, necessidade e criatividade do construtor. E já que o objetivo é implementar assentamentos sustentáveis, o projeto e a construção das edificações deve também levar em consideração o ciclo de vida dos materiais (Braun, 2001).
Adam (2001), apresenta materiais de qualidade ambiental para outras partes da casa além da própria estrutura, como revestimentos e pinturas. Para as tintas, é importante lembrar que as industrializadas mantém um processo de fabricação altamente poluente, com uma substância tóxica que é nociva à saúde e ao meio ambiente. 
  • O autor cita que uma das soluções são as tintas ou pinturas naturais extraídas da própria terra, além dos vernizes naturais como resinas, própolis, óleos de sementes, essências de plantas, cera natural de abelhas, entre outras.
Quanto às técnicas utilizadas para as construções com os materiais citados, como o objetivo deste trabalho não é produzir um manual para a aplicação das mesmas, serão apresentadas abaixo algumas delas sem o detalhamento de como aplicar:
  • Superadobe : nesta técnica, as paredes são erguidas simplesmente com sacos de polipropileno preenchidos com subsolo. As construções feitas com essa técnicas são sólidas como uma rocha, podendo resistir até a terremotos. Possuem também grande isolamento térmico (Bioconstruindo, 2006);
  • Adobe : uma das técnicas mais antigas e populares do mundo. São feitos tijolos com terra, água e fibra vegetal resistente. E para se fazer a forma, geralmente utiliza-se madeira. Esta técnica mostra que uma casa pode ser construída sem usar nada de cimento (Bioconstruindo, 2006);
  • Cob : essa técnica foi amplamente utilizada para a construção de casas coletivas de até 3 pavimentos na Inglaterra na idade média e permanecem intactas até hoje. É necessário um solo arenoso e que a terra seja de subsolo, água e palha picada para fazer a massa, depois de pronta monta-se os tijolinhos à mão e modela-se as paredes com o formato desejado (Bioconstruindo, 2006);
  • Tijolo solo-cimento : esta técnica vem sendo testada e obtendo grandes resultados nos últimos 10 anos da construção civil. Já está inclusive aprovado e regularizado pelas normas brasileiras de construção. São utilizados 9 partes de terra para 1 de cimento, a partir daí utiliza-se máquinas dos mais diversos modelos para a confecção dos tijolos (Bioconstruindo, 2006);
  • Taipa leve : seu material é composto de subsolo argiloso com grande predominância de fibras naturais. Esta técnica demanda o uso de formas para conter a mistura durante algumas horas – até que a mistura tenha secado. A sequência do trabalho é similar à taipa de pilão. Pode-se também fabricar painéis ou blocos para serem posteriormente transportados e montados (Bioconstruindo, 2006).
Além de levar em conta os materiais e as técnicas a serem utilizadas, existem inúmeras estratégias tecnológicas adotadas que permitem a conservação da energia e o conforto térmico, como: o sanitário compostável ou banheiro seco que transforma os dejetos humanos em compostos orgânicos seguro sem a utilização da água (SeteLombas, 2008); as cisternas para captação de água da chuva através da coleta de calhas nos telhados, que fica estocada em tambores e utilizada posteriormente; os filtros biológico para água cinza que, a partir da filtragem em tanques biológicos, retira-se o odor e promove a esterilização, assim esta água pode ser reutilizada para a lavagem de pátios, retorno ao vaso sanitário, irrigação superficial, etc.(Viggiano, 2008); os ASBC (Aquecedores Solar de Baixo Custo) que, montados com materiais reciclados – como garrafas PETs e canos de PVC – fornecem a maior parte da energia térmica consumida pelos chuveiros elétricos, promovendo a economia energética (SeteLombas, 2008).
  • A relação de pontos a serem observados para se chegar a uma obra sustentável é vasta, porque ela é mutável, em permanente evolução e melhoramento. Deve-se aceitar como prerrogativa da construção sustentável dois elementos-chave: sua complexidade e sua pluralidade. Não existe um só tipo de construção sustentável ou uma ‘receita de bolo’. Cada caso é um caso; e é a partir do local de implantação, da sua avaliação, do perfil do morador e das necessidades do projeto, que se definirá a obra sustentável (Araújo, 2008).
Mollison & Slay (1991), lembram ainda que usando uma combinação de estratégias, especialmente com um bom projeto da casa, água quente por aquecedor solar, isolamento térmico e, acima de tudo, comportamento responsável e de bom senso, poderíamos reduzir o consumo energético nas habitações em 20% ou mais do que se utiliza hoje em casas ocidentais modernas, além de criar moradias saudáveis do ponto de vista ambiental e social.

Outras Considerações:
  • O consumo sem limites para atender às satisfações do homem cresce a cada dia esgotando os recursos naturais e as fontes energéticas. O declínio de energia demanda respostas urgentes para novas situações e adaptações do ser humano perante aos sistemas inadequados existentes. A adoção de estratégias e técnicas como a bioconstrução, que observa o fluxo dos sistemas naturais no próprio ambiente, pode ser uma maneira adequada de se viver dentro dos limites ecológicos e ao mesmo tempo garantindo às expectativas de produção de riquezas.
É preciso levar em consideração que esta não é a única forma de alcançarmos a sustentabilidade e que não existe um modelo pré-definido de tecnologias que solucionem os problemas ambientais e sociais atualmente enfrentados, porém, é uma técnica que propõem a análise do entorno, definindo soluções condizentes para cada necessidade e se baseando nos fluxos naturais do próprio ambiente, mostrando ser uma boa maneira de praticarmos a sustentabilidade no dia-a-dia.
  • Por arquitetura vernacular entendemos a arquitetura que é própria de uma determinada região e que reconhece preceitos inspirados em modelos anteriores e que carrega ainda fortes características culturais e sociais. Ao longo da história e até o aparecimento da figura do arquiteto, as construções eram atividades que envolviam toda a comunidade e as técnicas eram passadas de geração em geração através do conhecimento acumulado (Viggiano, 2008).
As águas cinzas são aquelas provenientes do chuveiro, banheira, lavatório de banheiro e máquina de lavar roupas. Estas águas são ricas em sabões, sólidos suspensos e matéria orgânica e podem possuir pequenas quantidades de bactérias.

Adobe, Cob, Hiperadobe, Pau-a-pique, Bambu - 
Acabamentos naturais: reboco e pintura com terra