sexta-feira, 6 de junho de 2014

Chamomilla recutita - camomila

Chamomilla recutita - camomila

  • A camomila-vulgar, camomila, camomila-alemã, camomilha ou camomila-dos-alemães (Matricaria recutita) é uma planta da família Asteraceae. É uma planta com uso medicinal, cosmético, alimentar e em outras áreas, é uma planta popular na casa de famílias brasileiras, embora tenha um cultivo maior na América do Norte, sendo usada para curar, alimentar e perfumar, entre outras utilidades.
O derivado mais comum dessa erva é o chá, uma infusão antiga com propriedades calmantes e digestivas.
  • Com pequenas flores brancas, semelhantes à margarida, a camomila tem o cultivo anual e a sua colheita deve ser feita antes do total amadurecimento, para que as suas propriedades sejam mantidas. 
Composta de substâncias benéficas, é uma boa sugestão para tratamentos caseiros, entre seus compostos estão os fenólicos, que combatem o envelhecimento celular e aumentam a atividade do sistema imunológico; glicina, que auxilia na produção de colágeno; tanino, que funciona como um cicatrizante natural e ácido antêmico, uma substância oleosa de tonalidade escura que vêm sendo utilizado no tratamento de má circulação, inflamações gengivais e dores de dente.
  • A camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] destaca-se como uma planta de uso medicinal cujas propriedades farmacológicas se assentam na ação anti-inflamatória e adstringente. Possui amplo uso na indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos. 
De acordo com sua composição e atividade farmacológica a mesma pode ser utilizada na forma de infusão (chá), e quando feita a extração do seu óleo essencial este pode ser incorporado em cremes, "shampoos" e loções. 
  • Outro uso bastante freqüente na tecnologia farmacêutica é a extração alcoólica (tintura) que pode compor inúmeras fórmulas farmacêuticas. A parte comercializada e de maior valor para os produtores e para a indústria são os capítulos florais secos (SOUSA, 1991).
Sinônimos:
  • Chamomilla chamomilla
  • Chamomilla recutita
  • Matricaria chamomilla
  • Matricaria suaveolens
Etimologia:
  • A camomila (Matricaria chamomilla L.) é uma planta da família Asteraceae e em 1989 teve sua nomenclatura botânica modificada para Chamomilla recutita (L.) Rauschert (TUCKER et al, 1989). 
É conhecida por inúmeros nomes populares como camomila alemã, camomila comum, camomila vulgar, camomilinha, maçanilha, macela, mançanilha, marcela galega, matricaria, dentre outros (CORRÊA JÚNIOR, 1994).
  • "Camomila" e "camomilha" são procedentes do termo grego moderno chamaimelon (literalmente, "macieira rasteira") através do baixo latim camomilla.
Origem:
  • A sua origem mais provável é a Europa e América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos. Sendo que as partes mais usadas são as flores e as folhas.
Surpreende pelas suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa. 
  • Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo. 
Como a lenda diz que atrai dinheiro se plantada ao redor da casa afasta o olho gordo; simboliza a prosperidade. 

Pode ser usada nas mais diversas formas: 
  • Caseira, culinária, na aromaterapia. 
  • Seu óleo essencial é sedativo e antifúngico
  • Bom para queimaduras solares.
Como toda erva, tem certas restrições de uso. Não deve ser utilizada por quem estiver a fazer tratamento radioterápico, pois, como tem efeito antioxidante, a camomila impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas. 

Características:
  • De origem europeia, cresce principalmente em climas amenos. Muito bem adaptada à região Sul do Brasil, mas também é possível cultivá-la em regiões mais quentes. 
Conhecida pelas suas pequenas flores brancas, muito bonitas, que lembram pequenas margaridas. Possui folhas delgadas e bem recortadas. É uma planta de pequeno porte, que atinge de 25 a 50 cm de altura. Entretanto sua principal característica é seu aroma intenso e doce, capaz de perfumar grandes ambientes.

Classificação científica:
  • Reino: Plantae
  • Clado: angiospérmicas
  • Clado: eudicotiledóneas
  • Ordem: Asterales
  • Família: Asteraceae
  • Gênero: Matricaria
  • Espécie: M. recutita
Nome binomial:
  • Matricaria recutita

Chamomilla recutita - camomila

Propriedades Químicas: 
  • Os constituintes químicos da planta, em especial do óleo essencial, estão localizados principalmente nos canais secretores e glândulas multicelulares individuais situados na flor e no receptáculo. Cerca de 120 constituintes químicos foram identificados na camomila como metabólitos secundários, incluindo 28 terpenóides, 36 flavonóides e 52 compostos adicionais com potencial atividade farmacológica. (MANN Y STABA, 1986)
Óleo essencial, contendo sesquiterpenos, como bisabolol, matricina e camazuleno, flavonóides, cumarinasácidos graxos e vitaminas B e C ácido salicílico.

Propriedades Terapêutica: 
  • Anti-inflamatória, analgésica, antiespasmódica, carmitativa, anti-séptica, digestiva, sudorífica, apariente, anti-reumática e emenagoga.
Cultivo:
Partes usadas : 
  • Folhas e flores
É anual. Possui uma haste ereta, e cresce de 25 cm a 50 cm com, folhas delgadas e bem recortadas. Suas flores lembram pequenas margaridas brancas. Planta de clima temperado, se dá bem em locais onde faça um pouco de frio,com sol pleno, solos bem drenados, argiloarenosos e férteis; assegura a saúde das plantas ao redor, convive bem com as couves, cebolas, mentas e repolho.
  • No Brasil a zona produtora de camomila abrange, principalmente, os municípios de Mandirituba e São José dos Pinhais no Estado do Paraná. Mandirituba, na média dos últimos seis anos, destaca-se como o maior produtor do Estado com uma oferta de aproximadamente 331 t na safra de 1997 (PARANÁ, 1999). 
Conta, atualmente, com 40 produtores na atividade que exploram cerca de 700 ha com uma produtividade média de 430 kg/ha. É a planta medicinal mais cultivada no Estado do Paraná e apresenta possibilidades de expansão para o mercado interno e externo.
  • A cultura da camomila, no Município de Mandirituba, desenvolve-se segundo conhecimento construído pelos agricultores e entidades como a Prefeitura do Município ( Secretaria Municipal de Agricultura), da ABAI ( Associação Brasileira de Amparo a Infância) e da UFPR (Universidade Federal do Paraná).
Usos:
Medicinal:
  • Os egípcios a usavam no tratamento da malária, devido a sua ação anti-inflamatória, é indicada para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores ou chá da flor de camomila); para queimaduras de sol (ajuda a refrescar a pele e evita o vermelhidão da pele), conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão do preparado das flores).
Nas crianças, ajuda a combater os vermes. Como chá usado diariamente, diminui as dores musculares, tensão menstrual, estresse e insônia, diarreia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel, combate gripes e resfriados; o banho com sachê de camomila é sedativo e restaurador de forças, e especial para hemorroidas.
  • Na forma de infusão, é útil para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.
Como chá tem efeito calmante para pessoas nervosas. Usado para problemas estomacais. Alivia dores menstruais, acalma a tensão da menopausa. Tem ação sobre nevralgia, lumbargo, reumatismo até inflamações da pele. Úlceras e hemorróidas. Sendo analgésica pois acalma as dores de cabeça devido ao ácido salicílico contido em sua composição.
  • Não deve ser utilizada em doentes que tomem medicamentos com varfarina, pois os riscos de hemorragia são aumentados.
É a espécie medicinal com a maior área de plantio e com maior envolvimento de pequenos produtores no país (CORRÊA JUNIOR e TANIGUCHI, 1992). A camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] está dispersa em várias regiões do mundo, principalmente na Europa Central, América do Sul e África.

Indicações: 
  • Camomila é o mais popular remédio de ervas conhecido, tanto internamente como externamente.
Estético:
  • Industrialmente a camomila é usada para extração da essência qual possui largo emprego como aromatizante na composição de sabonetes, perfumes e loções. O extrato e a essência de camomila são empregados na preparação de uma grande variedade de alimentos e bebidas (SOUSA, 1991). 
Para BRANDÃO et al.(1998) a Chamomilla recutita é uma das poucas plantas medicinais cujos constituintes químicos foram exaustivamente avaliados farmacologicamente, inclusive em testes clínicos.
  • A camomila é vulgarmente utilizada para clarear o cabelo. A planta atua progressivamente nos pigmentos capilares de forma a atribuir ao cabelo um tom mais claro, chegando mesmo ao louro natural. Existem disponíveis no mercado dezenas de shampoos de camomila e, ainda, outras loções aclaradoras que também recorrem a este processo natural.
A camomila é, igualmente, muito utilizada em cremes, devido à ação suavizadora da pele. Em determinados casos, a camomila atua na pele atribuindo-lhe luminosidade e retirando o ar seco e envelhecido.
  • O mercado das drogas vegetais tem sido promissor cuja demanda encontra níveis crescentes de aplicabilidade. Contudo a indústria farmacêutica e de alimento esbarra nos aspectos quantitativos e qualitativos de matéria prima, principalmente quanto aos aspectos sanitários da referida cultura (DALLA COSTA e MIGUEL, 2001).

Chá de Camomila