domingo, 3 de maio de 2015

Ecodesign e o Design Sustentável

Atualmente, o eco design está cada vez mais na moda. Usar objetos usados e que seriam normalmente deitados fora, pode ser uma ótima forma de decoração.


O desenfreado consumismo praticado pela sociedade atual tem como resultado, entre outros, inúmeros impactos ambientais ao ecossistema do nosso planeta. Esse consumo excessivo é apontado por muitos estudiosos como o principal responsável pelo aumento da degradação do meio-ambiente.
  • A partir do momento em que se faz necessária maior extração de recursos naturais para o aumento de produção, o efeito dominó que passa a ser acionado por tais atos gera inúmeras necessidades de ações que antes não eram percebidas pelo homem. As recentes mudanças climáticas e o aumento do nível do mar, por exemplo, são algumas das consequências da ação do homem que causaram catástrofes como ondas gigantes, chuvas ácidas e terremotos. Essas tragédias se tornaram cada vez mais frequentes.
A iniciativa de defesa do meio-ambiente surge a partir dos ambientalistas, inicialmente desacreditados por muitos e considerados apenas utópicos (PINHEIRO, 2010). Porém, atualmente a defesa, ou seja, a proteção do meio-ambiente é vista pela maioria das pessoas como algo fundamental e que deve ser encorajada. Sabe-se que a maior responsável por essa situação em nosso planeta é a indústria, e que o atual modo de produção deve ser modificado.
  • O objetivo deste artigo, entre outros, a partir dessa linha de raciocínio, é mostrar os conceitos, as principais características e os cenários do Design Ecológico e o Design voltado à sustentabilidade. Para embasar a discussão do assunto proposto, elaborou-se este estudo tendo-se feito uma pesquisa bibliográfica de autores como Victor Papanek (2005), Olympio José Pinheiro (2010), Verlaine Freitas (2008), Denise Leonora Cabrera Muñoz (2011) que tratam desse assunto de forma a incentivar do EcoDesign e do Design Sustentável.
Assim como o próprio nome já propõe, o Design Ecológico, também abreviado como Ecodesign, trata da visão do Design numa perspectiva ecológica. O Ecodesign é uma tendência mundial e que consiste basicamente na preocupação entre a criação de um produto e do seu impacto no Meio Ambiente.
  • Em outras palavras, o Design Ecológico é “um conjunto de práticas de projeto usadas na criação de produtos e processos ecoeficientes, ou até mesmo um sistema de projetar onde o desempenho respeita o meio ambiente, a saúde e segurança em todo o ciclo de vida do produto e do processo” (FIKSEL, 1995 apud QUARTIM, 2011, não paginado).
A primeira definição de Design Ecológico surgiu na Europa nos anos 1960. A definição de Victor Papanek é a mais influente e mais estudada. Como designer, foi um importante divulgador e promotor do tema supracitado, frequentemente tratado em seus livros, especialmente em "Design for the real world".
Papanek (1971) defendeu a idéia do design centrado no ser humano, na ecologia e na ética e convocou abertamente os designers a terem em conta a responsabilidade social de suas ações: "A única importância, no design, é a sua relação com as pessoas" (PAPANEK, 2000 apud GUIMARÃES, 2006 p. 5)
A utilização da menor quantidade possível de energia nos processos de fabricação, a sintetização de produtos mais duráveis que evitam, desta forma, sua constante troca, a criação de produtos que atendam às técnicas de desenvolvimento para melhorias de projeto como DfE cujos produtos são fáceis de desmontar e trocar peças, são alguns dos principais objetivos do Design Ecológico.
  • Em todo o processo há também a preocupação em gerar o menor numero possível de resíduos, tanto na criação quanto no descarte ou reciclagem do produto, para que se tenha um ciclo sustentável desde o inicio da sua concepção até o momento em que o produto não é mais utilizado da forma como inicialmente foi projetado.
Outras características desta tendência surgiram a partir da forte necessidade do homem em precisar conseguir conviver de forma mais harmoniosa e menos agressiva com o meio ambiente. Na natureza, pode-se dizer que a fauna e a flora convivem de forma pacífica onde tudo faz parte de um imenso ciclo natural, onde nada é perdido, ou não há vencedor ou perdedor. O homem, por outro lado, além de extrair mais do que precisa, pouco ou quase nada faz para que se mantenha um equilíbrio necessário. Tais ações impensadas prejudicam, além dele mesmo, os outros elementos que constituem o ecossistema. Para ilustrar o texto acima, cita-se uma passagem de Karl Marx que afirma: 
"O animal também produz. Faz um ninho, uma habitação, como as abelhas, os castores, as formigas etc. Mas só produz o que é estritamente necessário para si ou para suas crias. O animal produz apenas numa só direção, ao passo que o homem produz universalmente. O animal produz unicamente sob a dominação da necessidade física imediata, enquanto o homem produz quando se encontra livre da necessidade física e só produz, verdadeiramente, na liberdade de tal necessidade" (MARX, K. ANO apud COTRIM, p. 24).

Muito se fala sobre sustentabilidade, reciclagem e preservação do meio ambiente 
e a gente gosta de compartilhar aqui atitudes inspiradoras como a Paletina, 
uma cozinha criada por dois designers com material descartado 
que foi encontrado nas ruas.

Design Sustentável:

Sustentável é um termo originado do latim sustentare, que significa sustentar, defender, conservar e cuidar. O conceito de desenvolvimento sustentável segundo Manzini é:
Condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras (MANZINI, 2005, apud PINHEIRO, 2010 p.2)
Unindo o conceito de sustentabilidade ao conceito de Design, tem-se o Design Sustentável. "Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito." (PAULA, 2007, não paginado). A ideia de usar o Design como ferramenta para projetar produtos, serviços e derivados sustentáveis por completo é defendida por estudiosos e especialistas da área preocupados com o tema sustentabilidade e por todos aqueles que defendem o meio ambiente.
Muitas vezes o Design Sustentável é confundido, ou até mesmo interpretado, por muitos como sendo o mesmo que EcoDesign. Sabe-se que ambos possuem propósitos parecidos, entretanto seus conceitos, suas aplicações e suas metodologias os fazem ser divergentes.
  • O Design Ecológico pode ser considerado uma etapa necessária ao Design Sustentável. Quando implantado em sua completude, o Design Sustentável utiliza os conceitos do EcoDesign automaticamente. O Design Ecológico pode ser visto como uma iniciativa tímida por parte dos estudiosos em relação ao mercado.
O Design Sustentável é uma visão holística de tudo o quê envolve o processo da produção de um produto ou serviço, oferecendo assim um maior compromisso não apenas com a sustentabilidade ambiental, mas também compromisso com a sustentabilidade social, que é igualmente importante.
Além dos considerados fatores relativos ao EcoDesign, é mantido também um cuidado numa gama infinitamente maior de fatores como a forma que o produto é pensado, projetado e criado; a embalagem deste; o transporte;
  • a venda; a forma que o produto chega na casa do consumidor; como será a forma e meio em que será realizado a reciclagem, descarte ou até mesmo a reutilização do produto tentando ao máximo produzir o menor número de resíduos possíveis. O grande mérito desta visão mais ampla é a preocupação com quem faz parte de todos os processos de criação, transporte e a venda do produto, são as pessoas. Afinal, são estes os responsáveis por tudo, são eles também que tem e fazem uma grande influência sobre o rumo de todos estes processos deste ciclo.
Exatamente por ser mais meticuloso que o EcoDesign e envolver mais elementos para que sua adesão seja considerada completa, é muito mais difícil vê-la aplicada, por mais que seja fundamental para um desenvolvimento sustentável.
Segundo Birkeland (2002), os designers são potenciais agentes de mudança, as suas decisões podem impedir, alertar, orientar ou influenciar as decisões futuras dos outros. Os designers reconhecem que a inovação e a criatividade são ferramentas determinantes para conseguir descobertas e mudanças significativas nos produtos, sendo por isso candidatos óbvios para lidar com o ecodesign (Lofthouse et al., 1999). Para Burall (1996), o design tem o potencial para desempenhar um valioso papel no desenvolvimento de uma nova cultura sustentável.(MUÑOZ, 2009 p.2)
O que é buscado através do Design Sustentável também é que o atual sistema linear seja extinto, pois segundo o o vídeo "A História das Coisas" a Terra é um planeta finito. O ideal é o uso de um ciclo que é infinito, onde após o produto ser criado, existam outras formas de uso e reuso daquele produto depois do fim de sua vida útil, possibilitando seu retorno ao ciclo, de modo a torná-lo o mais rotativo possível.

O consumo: 
A "necessidade" e a  mudança de paradigma:

O Design é uma ferramenta extremamente necessária na vida do homem. Voltado à ele e ao meio em que vive, o Design tem como objetivo projetar soluções para proporcionar o melhor bem estar possível. A partir das últimas décadas, porém, o Design tem sido usado quase que exclusivamente para propósitos estéticos que buscam com isso um maior lucro para as indústrias, ou seja, o Design passou a ser voltado apenas para fins capitalistas, sem se preocupar com o ambiente, ou até mesmo com o ser humano.
  • Faz-se necessário o uso do Emotional Design no atual sistema de consumo. Porém, o Design Emocional tem sido explorado, na maioria das vezes através de propaganda e marketing de empresas com objetivos voltados apenas ao impulso do consumidor à compra seus produtos, ou como tentativa de tentar limpar a imagem manchada em relação à alguma ação antiecológica ou social do passado. A titulo de exemplificação, a Nike tem usado garrafas PET para a criação de uniformes de algumas seleções de futebol como forma de desculpa quanto a relatos ainda presentes de exploração infantil em países de desenvolvimento tardio (CASTELAR, 2008, não paginado).
Por outro lado, iniciativas de empresas como a japonesa Nintendo tem usado o Emotional Design de forma que consegue captar a sua real essência, usando-a coerentemente em suas caixas de jogos.
  • Juntamente com a caixa biodegradável com furos para diminuir o uso de material, nas caixas de jogos usa-se uma ideia criativa na qual se adiciona elementos gráficos nos orifícios criando uma emoção positiva em relação ao produto que usa EcoDesign.
Entretanto, a maior preocupação e objetivo é o Design Sustentável, que esbarra no maior problema e obstáculo, o consumismo. Além da substituição do ser pelo ter apontado por Gui Debord (PINHEIRO, 2010 p.3), o consumismo existe atualmente para suprir uma necessidade do homem em tentar se igualar aos outros ao imitar o próximo (ADORNO apud COTRIM, 2006), e o padrão de humano seguido pela sociedade é o visto nos filmes, novelas e seriados da tevê, onde é imposto um estilo de vida a ser seguido. A partir da indústria cultural é criado diariamente novas necessidades para que sejam consumidas além da pressão social gerada pela necessidade do novo.
O que se estabelece é um grande sistema em que as pessoas são constantemente enganadas em relação àquilo de que necessitam. Os produtos fornecidos pelos meios de comunicação de massa passam a idéia de que as necessidades que eles satisfazem são legítimas, próprias dos seres humanos como seres livres(...)(FREITAS, 2008 p.18)
O Design tem papel fundamental, assim como a indústria cultural, para mudar essa atual modelo de consumo. Assim como é possível induzir o consumo de algum determinado produto ou serviço, o mesmo pode ser feito para fins de conscientização e não uso de certos produtos. Como cita Olympio José Pinheiro:
Precisamos buscar maneiras de romper com o nosso atual estilo de vida, produção e consumo. Os designers, como responsáveis pela criação e interação das pessoas com os artefatos e o ambiente que as rodeia, têm fundamental importância nesse processo de mudança, não apenas pela possibilidade de implantação de um novo estilo de produtos mais sustentáveis, mas também pela formação de novos conceitos de bem-estar. (PINHEIRO, 2010 p.8)
Apenas com a mudança de paradigma da atual sociedade é que será possível ser implantado por completo um sistema de Design Sustentável. Para isso é também necessário, segundo Pinheiro, que haja interesse tanto pessoal quanto coletivo para tal fim. No entanto, este interesse não poderá ser forçado, deve ser espontâneo.


Outras Considerações:

  • Percebe-se, a partir do estudo realizado, que enquanto o EcoDeisgn é apenas uma visão ecológica do design, o Design Sustentável é uma visão mais ampla e completa, que engloba não apenas a ecologia e o desenvolvimento ambiental, mas também a Sustentabilidade e o desenvolvimento social. 
Afirma-se dessa maneira que, mesmo distintos, o EcoDesign e o Design Sustentável foram projetados para o mesmo fim. São duas ferramentas fundamentais e necessárias para que a Sustentabilidade seja alcançada. 
  • Cientes das consequências causadas pela indústria cultural, aliado a outros conceitos como o Design Emocional, a mudança no padrão de consumo deve ser encorajada por ser peça chave para se ter um sistema de desenvolvimento circular.Tudo isso será possível apenas com a conscientização voluntária da sociedade e de seus indivíduos, governos e indústrias que são os responsáveis para que a atual situação do planeta mude.

Dessa forma, pode simplesmente deixá-las com o seu aspeto natural e cru, pode envernizá-las, pintá-las, e até mesmo cortá-las e voltar a juntar, fazendo novos formatos. Não há limites para o que possa fazer com este material, tendo assim uma forma barata e muito original de decoração de interiores e exteriores.