domingo, 13 de março de 2016

Novas Alternativas para gerar energia

Novas Alternativas para gerar energia

Silvia Leonel Leite, Unisalesiano de Lins, e-mail; silvialeite21@hotmail.com
Tatiane de Carvalho Berti, Unisalesiano de Lins, e-mail: tatiberti1@hotmail.com
Máris de Cássia Ribeiro, Unisalesiano de Lins, e-mail: maris@unisalesiano.edu.br
  • Mundialmente, discutem-se as mudanças climáticas que vem ocorrendo progressivamente no planeta, causando polêmica e temor no que diz respeito ao aquecimento global, que se dá pela ação humana. 
Porém, segundo Marin (2007), o mais importante não é discutir quem é o responsável pelas mudanças, e sim como lidar com elas e remediá-las. 
  • De acordo com Portugal (1992), os recursos naturais são matérias e energia que a natureza coloca a disposição, para que transformando ou usando-as diretamente, possa sobreviver e ter qualidade de vida. Há duas classes de recursos naturais: os renováveis que a natureza repõe e os não renováveis que são os que a natureza não repõe. 
Conforme Portugal (1996), há recursos naturais renováveis que a natureza, às vezes não repõe por meios que os tornam saturados através de atitudes de agentes estranhos. A tendência para a produção de energia através de fontes renováveis, surgiu da preocupação de escassez dos recursos não renováveis futuramente, e principalmente ao crescimento populacional, que ocasionou a necessidade de gerar energias alternativas para combater os impactos ambientais, geradores pela emissão de gases poluentes, causadores do efeito estufa e a destruição do ecossistema. 
  • O objetivo do artigo é identificar alternativas que contribuam de alguma forma para amenizar os problemas causados pelos impactos ambientais. O artigo foi elaborado através do método de revisão bibliográfica, onde foram abordados os seguintes autores: PORTUGAL (1992 e 1996); VESENTINI (2002); SILVA (2007); LOPES (2007); SALOMÃO (2007); TACHIZAWA (2005).
Sociedade frente ao Meio Ambiente:
  • As fontes de energia são divididas em renováveis e não renováveis. Estão relacionadas de acordo com o desenvolvimento econômico de cada país; quanto mais industrializados, maior será o consumo de energia; por isso recursos não renováveis estão em progressivo declínio, isto é, um dia esgotarão completamente. Além do mais, é um aliado do aquecimento global, colaborando com a poluição e destruição do meio ambiente. 
Dessa forma, a iniciativa de recorrer às alternativas para substituir o petróleo, carvão, energia nuclear, energia hidrelétrica, se faz necessária. Com a energia limpa, aumentou a necessidade de investimentos, que nem sempre as autoridades estão abertas para acatar as legislações referentes às implantações dos recursos renováveis. 
  • Constata-se que os EUA e Japão não assinaram o Tratado de Kyoto, que estabelecia a contribuição dos paises na preservação do meio ambiente, pois não acreditavam em risco ambiental. Diante disso, deve-se salientar a importância de preservar continuamente a biodiversidade para que os recursos renováveis não se tornem escassos. 
Conforme Portugal (1996), se um recurso natural for castigado por agentes poluidores, é possível que não possa recuperar sua qualidade economicamente, tornando-se um recurso não renovável. Frente às dificuldades encontradas, foi criada a ISO 14000 para estabelecer normas que cuidarão do meio ambiente, referente às emissões líquidas e gasosas de toda espécie e procedência de combustíveis, e seus aspectos importantes ao meio.

Novas Alternativas para gerar energia

Energias Renováveis:
  • O interesse em cumprir a responsabilidade social, surgiu da possibilidade de extrair energia de origem orgânica consideradas fontes de energia limpa, que não produzem poluição e nem se esgotam, podendo contribuir para eliminar parte da poluição, devido ao uso produtivo que fazem do lixo e outros detritos. 
Uma ferramenta importante para produzir energia por recursos naturais, é a biotecnologia, que transforma a matéria prima pronta para o consumo. 
  • De acordo com Gabrielli, presidente da Petrobrás, até 2020, 25% dos combustíveis que vão alimentar os carros, caminhões e aviões, será renovável. 
Segundo Vesentine (2002), provavelmente, as principais fontes de energia do século XXI serão de origem orgânica e, em 2015, 30% do total de energia consumida pela humanidade será proveniente da biomassa. Há outras fontes de energia que são nocivas ao meio ambiente, porém, não são consideradas 100% renováveis; assim como a célula. 
  • A combustível, onde seu principal componente pode ser obtido a partir de diversas fontes renováveis e também a partir de recursos não renováveis. As novas alternativas para a geração de energia através de recursos naturais que não são nocivas ao meio ambiente, destacam-se: o biogás, o etanol e o biodiesel.
Biogás:
  • É o gás liberado a partir da decomposição feita por certas bactérias, de esterco, palha, bagaço de vegetais e até mesmo o lixo; depois de uma separação de elementos como vidro e plástico.
Para a produção do gás, é necessário um equipamento que reaproveita os resíduos, podendo ser utilizado como combustíveis para fogões, motores e turbinas que produzem a eletricidade. Ao invés de poluição, ajudam a resolver o problema ocasionado pela existência do lixo. As usinas de biogás causam menor impacto ambiental, por não alterar radicalmente o meio ambiente onde são construídas e, não oferecem grandes riscos em casos de acidentes.

Etanol:
  • É produzido a partir da cana de açúcar e pode ser usado em bebidas, desinfetantes e também como fonte de energia, podendo ser empregado como combustível em veículos automotores. 
O etanol tem a vantagem de ser fonte de energia renovável e menos poluidora que os derivados do petróleo, porém para extrair a cana de açúcar, muitos utilizam as queima da palha dos canaviais para facilitar e baratear o corte manual, essa queima libera gases nocivos ao meio ambiente e provocam perdas significativas de nutrientes que estão presente no solo e a perda da proteção ao mesmo. 
  • É necessário destacar a importância do tratamento dos efluentes gerados do processo produtivo da cana de açúcar, pois se lançados aos rios, comprometem a sobrevivência dos seres aquáticos e quando utilizados como fertilizantes, contaminam lençóis freáticos e afeta os seres terrestres. 
No Brasil, já existe plantações de cana de açúcar sem agrotóxicos e queimadas, percebe se que este modelo de produção é capaz de produzir mais em relação aos modelos da produção tradicional.

Biodiesel:
  • A produção do biocombustível é feita através dos óleos vegetais que podem ser extraídos da mamona, babaçu, dendê, soja, algodão, girassol, amendoim, gorduras animais e em estudo, algas marinhas. Para conversão de óleos vegetais em combustível ecologicamente correto se faz reagir triglicérides com álcool, etanol ou metanol. 
O biodiesel é um combustível alternativo ao diesel de petróleo, livre de enxofre em sua composição, por ser originado de matéria prima de fontes renováveis e possuir queima limpa, a combustão gera menos poluentes do que a combustão do diesel de petróleo. Devido essa característica, ele se torna uma opção não agressiva ao meio ambiente. 
  • Segundo Silva (2007), o que faz o biodiesel um combustível renovável é que todo CO2 emitido na queima do motor consegue ser capturado pelas plantas para seu crescimento e existência. O que o autor confirma, é que estas plantas mais tarde serão utilizadas como fonte para produção de novos biocombustíveis, por este motivo, chamados de energias renováveis. 
Novo estudo está sendo realizado em busca de outras matérias prima e recursos naturais que promovem a produção do biodiesel, além das existentes. Pode se relatar o caso das algas marinhas que chegam ser até cem vezes mais produtivas que a soja. Conforme Lopes (2007), elas não precisam de terra, apenas água, luz e gás carbônico, e uma área para reprodução relativamente pequena comparada com área plantada da soja.
  • Diante das declarações do autor o óleo das suas células é capaz de mover todo tipo de veículo e ainda ser usado para aquecer casas, no entanto a sua reprodução é rápida e com isso poderá interromper o processo de extrair o óleo das algas.
O papel das Organizações: 
Na produção de Energia Renovável:
  • Sabe se que a natureza é prejudicada de acordo com o crescimento econômico, através dos avanços tecnológicos e o desenvolvimento do conhecimento humano, onde o meio ambiente não é assunto apenas de grupos ambientais, mas também despertou interesse das organizações, pois ao preocupar se com a preservação do ecossistema, conseqüentemente poderá obter melhores retornos financeiros, portanto, a proteção ambiental deve ser considerada como estratégia de desenvolvimento sustentável para as organizações.
O mercado consumidor está cada vez mais exigente, e busca consumir produtos que tenham valor agregado, assim como valorizam produtos e instituições ecologicamente corretos. A necessidade de suprir os desejos dos clientes está levando as empresas a investir mais em conservação da natureza, para sobreviver no mercado acirrado pela concorrência. 
  • Conforme Tachizawa (2005), os gastos com proteção ambiental, não deve ser considerado como custo, mas como investimento e vantagem competitiva. A gestão ambiental e a responsabilidade social são abordadas pelas organizações em função da legislação e principalmente pela política social da empresa com a finalidade de melhorar sua imagem perante a sociedade. 
Segundo o mesmo autor, administradores, executivos e empresários introduziram em suas empresas programas de reciclagem, medidas para poupar energia e outras inovações tecnológicas, como objetivo estratégico para desenvolver sistemas de cunho ecológico. 
  • Verifica-se que o importante agora é a capacidade de fazer uso inteligente da informação e criar idéias que acrescentam valor e aumentam a competitividade. Desta forma, para as empresas reduzirem o consumo de combustíveis fósseis no processo de produção de energia, é preciso e obrigatório procurar novas tecnologias como captura de carbono, em busca de energias renováveis. Diante disso, passa ser uma questão não somente de preservação, mas de sobrevivência..

Outras Considerações:
  • No contexto internacional, verifica-se a adoção de ações visando ampliar o aproveitamento de energias renováveis, com uma progressiva redução no uso dos combustíveis fósseis, reestruturando a produção, distribuição, o uso da energia incorporando novas tecnologias. É fundamental que haja integração e conscientização por parte das autoridades para explorar mais os novos recursos naturais de fontes de energia renováveis. 
As conseqüências provocadas pela emissão dos gases do efeito estufa e dos desmatamentos, caso não seja reparado a tempo, acarretará na falta de matéria prima, até mesmo as de fontes renováveis, e isto provocará a paralisação do desenvolvimento econômico de qualquer país. Faz-se necessário implantar um sistema de reeducação da nova geração, abordando os problemas ambientais e suas conseqüências ao planeta.

Novas Alternativas para gerar energia