quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O Minério de ferro e a Indústria Siderúrgica

China prevê importação recorde de minério de ferro (2014)
  • O vice-secretário geral da Associação de Ferro e Aço da China (Cisa, em inglês), Li Xinchuang, disse que as importações de minério de ferro devem crescer para um recorde de 870 milhões de toneladas neste ano.
  • Li afirmou que, apesar da reestruturação forçada da indústria, há demanda suficiente por aço proveniente das construtoras em pequenas cidades. Ele projetou um crescimento de cerca de 3% na produção de aço da China, para um número também recorde de 815 milhões de toneladas. A Cisa, controlada pelo governo, não vê uma desaceleração doméstica significativa à frente, mas o ritmo de crescimento na indústria siderúrgica irá desacelerar, disse.
  • Li ainda complementou que a China provavelmente verá mais importações de minério de ferro de projetos da China na África, em comparação com os tradicionais fornecimentos do Brasil e da Austrália. Fonte: Dow Jones Newswires.
Características da Indústria Siderúrgica
A produção de aço pode ser simplificada em cinco etapas:
  1. Tratamento da matéria-prima: nessa etapa ocorre uma “purificação” do carvão siderúrgico com o objetivo de torná-lo altamente concentrado em carbono e, por isso, com grande poder calorífico; o resultado disso é o coque.
  2.  Ferro-Gusa: nessa fase há a redução do minério de ferro, utilizando o coque metalúrgico e outros fundentes, que misturados com o minério de ferro são transformados em ferro gusa. A reação ocorre no equipamento denominado Alto Forno. O resíduo formado pela reação, a escória, é vendida para a indústria de cimento. Após a reação, o ferro gusa na forma líquida é transportado nos carrostorpedos (vagões revestidos com elemento refratário) para uma estação de dessulfuração, onde são reduzidos os teores de enxofre a níveis aceitáveis.Também são feitas análises da composição química da liga (carbono, silício, manganês, fósforo, enxofre) e, a seguir, o carro torpedo transporta o ferro gusa para a aciaria, onde será transformado em aço.
  3.  Aço: o ferro-gusa é transportado para grandes panelas onde é misturado com sucata de aço com o objetivo de remover o carbono que ainda restava no process O resultado é o aço líquido.
  4. Lingotamento: no processo de lingotamento contínuo o aço liquido é transferido para moldes onde se solidificará.O veio metálico é continuamente extraído por rolos e após resfriado é transformado em placas rusticas através do corte com maçaricos. O resultado do processo são produtos semi-acabados como tarugos perfis ou placas para subsequente laminação.
  5. Laminação: os produtos semi-acabados devem passar pelo processo de laminação podendo se quente ou frio, onde se transforma em produtos de aço acabados como fios, tubos sem costura, folhas laminadas tubos com costura etc.
Existem dois caminhos diferentes para a produção de aço BOF (basic oxygen furnace) e EAF (eletric arc furnace). A rota BOF segue todas as etapas descritas acima.O EAF utiliza outros insumos, utiliza a sucata para realizar redução direta, parte das etapas 3 a 5 descritas acima. Segundo dados do WorldSteel a produção via BOF a cerca de 71%, enquanto EAF e outros 29%, Apesar de contar com a maioria da produção, o processo via BOF ainda possui menos vantagens que o EAF que tem como característica maior produtividade e menores gastos com energia elétrica No entanto, o EAF depende majoritariamente da oferta de sucata.
  • É possível notar a predominância histórica da produção de aço bruto via BOF em relação a outros processos produtivos. Dessa forma, é possível afirmar que com o crescimento da produção de aço bruto via fornos BOF houve maior demanda pelas commodities utilizadas nessa rota siderúrgica uma vez que nesse processo há utilização de mais ou menos 1,5 toneladas de minério de ferro e outros insumos para obtenção do aço bruto.
Na etapa 3 é o momento em que o aço ganha especificidade de acordo com o seu uso. O resumo de cada tipo de aço produzido é apresentado no quadro 1 com destaque para o Aço Carbono.
  • Além das etapas descritas acima, os produtos acabados do aço podem, ainda, ser divididos em aços planos e aços longos. Aços planos são chapas e bobinas utilizados em sua grande parte na indústria automobilística, indústria de bens de capital, linha branca. Os aços longos são barras, perfis, fio máquina, vergalhões, arames e tubos sem costura utilizados em sua grande parte na construção civil.

CSN tem forte queda no lucro líquido do 2º tri, a R$19 mi

  • A Companhia Siderúrgica Nacional anunciou nesta segunda-feira uma forte queda no lucro líquido do segundo trimestre deste ano, resultado que também ficou abaixo das expectativas do mercado.
  • A companhia teve lucro líquido de 19 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 96 por cento sobre o mesmo período do ano anterior. O lucro ficou abaixo da expectativa de 143 milhões de reais, segundo estimativa média de analistas consultados pela Reuters.
  • O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado da CSN somou 1,3 bilhão de reais, alta de 19 por cento na comparação anual, ajudado pelos segmentos de siderurgia e mineração. O Ebitda ficou ligeiramente acima da expectativa de analistas de 1,2 bilhão de reais.
  • A margem Ebitda consolidada foi de 30 por cento, ou 6 pontos percentuais acima da registrada no segundo trimestre de 2013.
  • As vendas de cimento da companhia no segundo trimestre atingiram 564 mil toneladas, gerando receita líquida de 113 milhões de reais e um Ebtda de 34 milhões, recordes para a CSN, afirmou a companhia.
  • Já o Ebtda ajustado de siderurgia atingiu 793 milhões de reais, alta de 28 por cento na comparação anual.
  • A receita líquida da companhia somou 4,05 bilhões de reais, praticamente estável em relação aos 4,06 bilhões do segundo trimestre de 2013.
  • Já o resultado financeiro líquido foi negativo em 815 milhões de reais, principalmente por encargos de empréstimos no total de 691 milhões, despesas com atualização monetária de parcelamentos fiscais de 40 milhões, outras despesas financeiras de 76 milhões e variações cambiais de 61 milhões de reais.
Estatísticas da Indústria Siderúrgica:
  • O objetivo é mostrar que a partir dos anos 90 e, principalmente, da década de 2000 houve grande aumento não só da produção de aço no mundo mas que esse aumento foi puxado pelas siderúrgicas do BRIC e pela tendência de consumo de aço nestes países.
Como já descrito na sessão anterior a rota siderúrgica que consome minério de ferro é a chamada BOF, que por sua vez teve maior crescimento entre os processos produtivos.Outra importante série a ser analisada é o aumento da  produção de aço bruto e a participação dos BRICS no aumento da produção mundial.
  • Como é possível observar a produção de aço bruto cresceu significativamente na década de 2000, cerca de 80% em todo o período.Com exceção do momento de crise internacional, a produção mundial cresceu 5% nos últimos 11 anos .Tal constatação se deve principalmente ao excelente ritmo de crescimento dos BRICS, que nos 20 anos analisados apresentam uma correlação de 97% em relação em relação a industria siderúrgica.mundial. Apesar disso a produção siderúrgica dos BRICS cresceu muito mais do que os 80% obtidos pela produção mundial. Nesse período o grupo de países alcanço mais de 260% de crescimento .
No entanto, é notável que o aumento da participação dos BRICS na produção mundial de aço bruto ocorreu por conta dos chineses. Como já descrito. O país asiático foi o que demonstrou maiores variações em formação bruta de capital fixo em setores os quais predominam o uso do aço, bens de capital que utilizam em sua grande maioria aços plano e em setores de construção civil ricos na utilização de aços longos presentes nas estruturas de edifícios, pontes, etc
  • É possível observar que os BRICS como grupo cresceram consideravelmente em relação ao “Resto do Mundo”. No entanto, com a abertura dos dados conclui-se que a China liderou o crescimento aparente que é dado por  (Importação + Produção –Exportação) de aços. A China cresceu por volta de 735% no período de 1995-2011, enquanto o grupo “BRI” cresceu 350% e o Resto do Mundo apenas 30,58%. Sendo assim, da mesma forma que o alto ritmo de crescimento da produção de aço no mundo, se deu por conta dos BRICS, especialmente a China, o consumo de aço, aqui calculado como uma somatória de aços planos e aços longos cresceram puxado por esses países.
A entrada do país asiático na OMC movimentou todo o mercado de commodities, com  destaque as intensivas em metálicos.Em um primeiro momento os chineses tiveram um grande déficit em sua balança comercial siderúrgica, pois a grande necessidade de  expansão do mercado interno não era suficientemente abastecida pela indústria siderúrgica nacional, lembrando que o país asiático foi o que demonstrou maiores crescimentos em formação bruta de capital fixo em setores que predominam ouso do aço.
  • A partir de 2005, a China passou a ser superavitária nas exportações de aço o que pressionou ainda mais a indústria siderúrgica do país, pois diante de seus baixos custos de produção, por exemplo, a da mão de obra em excesso e legislações ambientais frouxas, além do câmbio extremamente competitivo a indústria passou a ter vantagens que possibilitaram os produtos de aço semi-acabados como bobinas chinesas, inundassem o mundo nos últimos anos em detrimento das industrias nacionais dos países.
Sendo assim o país além de apresentar elevado consumo interno, possui alto grau de abertura. Além disso, a China contou com grande participação de exportações de máquinas e produtos industriais, como por exemplo, automóveis que possuem grande participação de aço em sua composição.

Indústria Mineradora:
Características da Indústria Mineradora:

Como mostrado no inicio o minério de ferro principal commoditie utilizada na produção do aço. A concentração mínima de ferro necessária para produção do aço é de pelo menos 62%, com baixa quantidade de sílica e alumina, bem como características físicas adequadas como o tamanho do minério que deve ser distribuído de forma homogênea. 
O minério de ferro é um mineral abundante na superfície terrestre sendo possível encontrá-lo em diversos depósitos minerais, diferentemente de metais preciosos como o ouro e a platina. Entretanto, a qualidade do minério na maior parte dos depósitos não é adequada à exploração comercial (Calazans,2008). 
O minério pode ser adicionado aos fornos siderúrgicos em três formas: finos (sinter feed), granulados ou em pelotas (pellets).
  • Finos: possuem partículas menores que 4,75 milímetros de diâmetro, sendo este o motivo de precisarem ser submetidos ao processo de sinterização antes de serem introduzidos no alto-forno. Tal processo eleva a permeabilidade do minério introduzido com o objetivo de evitar perdas durante o processo, aumentar a permeabilidade da carga dentro do alto-forno e prevenir perdas de finos.
  • Granulados: possuem mais de 4,75 milímetros de diâmetro e podem ser adicionados diretamente nos fornos. Não há necessidade de processos para elevar a concentração de MFe. O minério de ferro em granulados possui maior produtividade nos fornos e por isso tem preço mais elevado.
  • Pelotas: são feitas a partir do minério super fino (pellet feed), via processo de pelotização, que o transforma em pequenas bolas com diâmetro entre 9,55 e 16,0 milímetros e que podem ser diretamente adicionadas no alto-forno ou em fornos de redução direta. O processo de pelotização possibilita que o minério adquira características físicas ideais para o processo siderúrgico e por isso são as que possuem maior produtividade e altamente valorizadas no mercado.
Apesar de o minério de ferro ser extremamente abundante na natureza, estima-se 800 bilhões de toneladas de minério bruto, mas apenas cerca de 230 do minério bruto é efetivamente ferro 2. No entanto, as reservas registradas de minério de ferro em sua forma bruta não chegam a 20% do total estimado.
  • Como é possível observar o Brasil, Austrália, China e Rússia apresentam grandes reservas de Mfe. No entanto, apenas os dois primeiros possuem reservas com altas concentrações. O MFe australiano possui teor de 64% e o brasileiro entre 53% e 60%. Sendo assim, os dois países vêm sendo os maiores produtores e exportadores de minério de ferro nos últimos anos.
Dentre os principais produtores de minério de ferro estão Austrália, Brasil, Índia e China que somaram em 2011 cerca de 72% de toda a produção de MFe mundial, 
  • No entanto, como apenas o Brasil e a Austrália possuem minério de ferro de boa qualidade é necessário que mesmos países que possuem grandes reservas da commoditie importem o produto. É o caso da China, Alemanha e Japão que aqueceram o mercado de minério de ferro que aqueceram o mercado de minério de ferro transoceânico nos últimos anos.
Como é possível observar houve um aumento expressivo do intercâmbio mundial de Minério de Ferro a uma taxa de 9% ao ano desde os anos 2000.Dessa forma, se o eixo principal de importação se tornou a Ásia, impulsionada principalmente pela crescente produção siderúrgica chinesa, o eixo principal de exportação do minério é dado pelo Brasil e pela Austrália que são os principais país exportadores de minério de ferro seguidos pela Índia.

Produção de aço brasileira é a 9ª no mundo