terça-feira, 3 de março de 2015

Industrialização da Construção Civil

Personalidades da cadeia da construção são unânimes em afirmar que, além de investimentos, o Brasil precisa de planejamento estratégico de médio e longo prazos e projetos de engenharia consistentes, para aumentar ritmo de crescimento

  • Na construção civil, predominam as técnicas e materiais tradicionais, cuja trajetória de evolução ao longo do tempo não acompanhou a dos demais setores industriais.A oposição sistemática a qualquer inovação e gerada pelo fato de se acreditar que a implantação da industrialização só e possível a partir de sistemas complicados e profundas mudanças, implementados com grande volume de capital, o que o torna incompatível com a baixa capacidade de investimentos verificada nas ultimas desadas.
Hoje e imperativo se trabalhar com a industrialização da construção civil, devido a escassez de recursos e a crescente demanda de construções de qualidade, com custos compatíveis em face da grande competitividade.A industrialização de ciclo aberto (onde a produção de elementos e componentes em serie e de "forma industrial", que podem ser associados em composições variadas, dependendo do talento e capacitação do projetista), e hoje o sistema mais atual nos países em que o mercado e realmente competitivo, conforme Franco (1992).
  • Cada obra tem suas especificidades próprias e a necessidade de se consolidar parâmetros de desempenho, leva a necessidade, alem de se utilizar peças industrializadas, a fazer-se um planejamento e organização próprias; desenvolve-se métodos em função da disponibilidade de materiais e mão-de-obra.Segundo Sabbatini (1989), a industrialização da construção civil e um processo evolutivo que, através de ações organizacionais e da implementação de inovações tecnológicas, métodos de trabalho e técnicas de planejamento e controle objetivam incrementar a produtividade e o nível de produção e aprimorar o desempenho da atividade construtiva.
A crescente utilização de novos processes construtivos, como o frequente aparecimento de problemas patológicos dos mais diversos tipos, surgiu a necessidade de aplicação de metodologias de avaliação destes sistemas que permitissem comparar a disposição dos mesmos para atender as necessidades dos usuários. As ações organizacionais, levando em consideração o conceito de Desempenho, Técnicas, Métodos, Processes e Sistemas Construtivos contribuirão efetivamente para a elevação do nível da industrialização. 0 conceito de desempenho foi definido pelo CIB (Conseil International du Batiment, 1975) como sendo "o comportamento de um produto em utilização". Esta conceituação e aceita pelo meio técnico em todo o mundo. O caráter não prescritivo deste conceito o torna atual e moderno, independente do local e da época de aplicação, conforme Franco (1992).
  • Embora tenha sido introduzido no Brasil no fim dos anos setenta e difundido através do esforço de normalização por entidades como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o IPT (Institute de Pesquisas Tecnológicas), este conceito não e ainda plenamente utilizado e entendido pelo meio técnico. Pode-se citar, de uma maneira geral, que os códigos de obras brasileiros sao completamente ultrapassados e que não incorporam nada de desempenho em sua legislação.
O conceito de desempenho vem com a definição das "exigências do usuário", isto e, o conjunto de necessidades dos usuários (pessoas, animais ou objetos) a serem satisfeitas pelo edifício, a fim de que este cumpra a sua função. A expectativa do usuário final se torna objetivo do empreendimento. Os requisites e critérios de desempenho formam a base para que medidas efetivas mensuráveis, de caráter técnico, possam ser adotadas. Os conceitos de técnicas, métodos, processos e sistemas construtivos foram analisados detalhadamente por Sabbatini (1989), que propôs as definições apresentadas a seguir:
  • Técnica Construtiva: Um conjunto de operações empregadas por um particular ofício para produzir parte de uma construção;
  • Método Construtivo: Um conjunto de tecnicas construtivas independentes e adequadamente organizadas, empregado na construção de uma parte (subsistema ou elemento) de uma edificação;
  • Processo Construtivo: Um organizado e bem definido modo de se construir um edifício. Um específico processo construtivo caracteriza-se pelo seu particular conjunto de métodos utilizados na construção da estrutura e das vedações do edifício (involucre);
  • Sistema Construtivo: Um processo construtivo de elevado nível de industrialização e de organização, constituído por um conjunto de elementos e componentes inter-relacionados e completamente integrados pelo processo.
Conforme a conceituação, a definição de técnica construtiva esta associada as operações elementares nas quais se pede dividir a execução do edifício (colocação de uma porta, execução de uma parede). Segundo Sabbatini (1989), o processo construtivo possui nível hierárquico superior ao termo método construtivo. Assim, o processo construtivo e uma maneira específica de construir um edifício (o todo) e o método construtivo e o conjunto de tecnicas ordenadas de forma a se construir um elemento, um componente ou um subsistema {as partes). Desta forma, sao exemplos de métodos construtivos as operações para a execução de uma laje ou das paredes do edifício e de processo construtivo, o conjunto coerente e ordenado daqueles métodos, como no processo construtivo de alvenaria estrutural de blocos de concreto que contempla uma forma definida de se construir um edifício.
  • Aos sistemas construtivos estão associados um nível superior de organização entre as partes ou "um processo construtivo de superior complexidade, muito bem definido e tecnologicamente mais avançado", conforme Sabbatini (1989). Após as definições, o case estudado e apresentado caracteriza-se como um sistema construtivo em alvenaria estrutural de blocos de concreto.

A Fiabci/Brasil e o Sindicato da Construção de São Paulo (SindusCon-SP) realizam um encontro empresarial para discutir as razões que atravancam os avanços na construção civil brasileira em comparação com o setor pelo mundo.

Racionalização Construtiva e Construtibilidade:
  • Aumentar a produtividade e o nível de produção com a melhoria das operações e das atividades envolvidas na execução de edifícios e uma preocupação cada vez mais intensa, podendo-se encontrar exemplos isolados de empresas que estão apreensivas em potencializar esse tipo de construtibilidade. No entanto, cabe ressaltar que, paralelamente a estas ideias, a racionalização construtiva também e extremamente necessária vista que apresenta como objetivo a diminuição dos desperdícios e o aproveitamento máximo dos insumos. Estas ações adquirem as mais diversas formas que vão, desde a procura par inovações tecnológicas no mercado externo, segundo Souza (1990) a utilização de métodos construtivos otimizados para execução de um determinado subsistema do edifício, conforme Lourdes (1990) á ainda a utilização de um conjunto de tecnicas aprimoradas para garantir o sucesso na construção de um edifício, segundo integração (1990).
Na analise realizada par Farah (1992), as propostas de racionalização surgiram no âmbito da proposta de industrialização do setor e a ideia de racionalização surgiu do "taylorismo" que constitui-se historicamente na primeira proposta sistemática de aumento de produtividade.Numa analise sabre atualização tecnológica, o Institute de Pesquisa Tecnológica (IPT) (1988) conclui que "através de processo de racionalização, as empresas procuram obter ganhos de produtividade e minimizar as custos e prazos, sem uma ruptura da base produtiva que caracteriza o setor".
  • Por outro !ado, a racionalização pode ser entendida de uma maneira mais específica, como a otimização das atividades construtivas. Neste caso, aplicam-se os princípios de racionalização as tecnicas e métodos construtivos, como forma de se alcançar um melhor resultado no desenvolvimento destes empreendimentos específicos, conforme relata Franco (1992).Segundo Rosso (1980), racionalizar a construção civil significa "agir contra os desperdícios de materiais e mão-de-obra, e utilizar mais eficientemente o capital". Comenta ainda que isso se faz através da aplicação de princípios de gerenciamento e planejamento, como objetivo de eliminar a casualidade das decisões.
Sabbatini (1989) distingue a racionalização como "ferramenta da industrialização". A partir desta posição, define: "Racionalização Construtiva e um processo composto pelo conjunto de todas as ações que tenham por objetivo otimizar o uso de recursos materiais, humanos, organizacionais, energéticos, tecnológicos, temporais e financeiros disponíveis na construção em todas as suas fases". O conceito de racionalização apresenta aspectos que vão em direção ao conceito de industrialização, tanto no que diz respeito aos objetivos quanto a forma de implementação. Desta forma, poder-se-ia considerar as ações de organização utilizadas na industrialização como "medidas de racionalização", conforme Franco (1992).
  • A racionalização de um empreendimento implica na aplicação dos princípios que abrangem, desde as fases da concepção, devendo englobar uma mudança de postura de "como resolver os problemas" por parte dos envolvidos. A preocupação quanto a uma posição mais abrangente na aplicação dos princípios da racionalização construtiva, para se atingir os resultados esperados, e também exposta por Rosso (1980), que afirma que as ações de racionalização, no canteiro de obras, "são fadadas ao insucesso" quando resultam de intervenções isoladas.
A "construtibilidade" possui posições comuns com o conceito de racionalização construtiva. O'Connor e Tucker (1986) fazem a seguinte interpretação: "a construtibilidade e entendida como a habilidade das condi¢es do projeto permitir a ótima utilização dos recursos da construção". Este ponte de vista particulariza a aplicação de ações a fase do projeto com o objetivo de racionalização da construção, mostrando a convergência entre estes conceitos.
  • Segundo o CII - Construction Industry Institute (1986), a construtibilidade ("constructability") e "o uso otimizado do conhecimento das tecnicas construtivas e da experiencia nas áreas de planejamento, projeto, contratação e da operação em campo para se atingir os objetivos globais do empreendimento". Esta definição e importante no envolvimento das pessoas que tenham experiencia e conhecimento em execução das construções, desde as etapas iniciais do empreendimento, para se conseguirem os maiores benefícios, como a redução do custo. 
Lembra também a importância da participação de todos os profissionais envolvidos com a execução e com a elaboração dos projetos. Ações para implementação da construtibilidade proposto por O'Connor e Tucker (1986):
  • Orientação do projeto para a execução;
  • Comunicação efetiva das informações tecnicas;
  • Otimização da construção com a geração de tecnicas construtivas;
  • Recursos efetivos de gerenciamento e normalização;
  • Melhoria dos serviços dos sub-empreiteiros;
  • Retorno do construtor ao projetista.
Entre alguns dos benefícios proporcionados pela implantação da construtibilidade destacam-se a diminuição das tarefas na construção; a diminuição das dificuldades durante a construção; reconhecimento das limitações e praticas locais e melhoria dos métodos construtivos e da tecnologia, segundo Tatum (1987).
  • Enfocando o conceito de construtibilidade, segundo a execução, O'Connor e Davies (1988) consideram o "do desenvolvimento e efetiva utilização de métodos construtivos inovadores que simplificam a execução e reduzem os custos do empreendimento".
Conforme Juran e Gryna (1991 ), a construtibilidade "mede ate que ponto o projeto do produto pode ser prontamente executado com os recursos disponíveis". Destacam também que embora esta propriedade não tenha importância para os "clientes externos" e de importância fundamental para OS "clientes internes".

Segundo a NR 18, norma que trata da segurança de andaimes e plataformas de trabalho, a altura máxima para o uso de equipamentos fachadeiros não deve exceder 40 metros. O recomendável é que obras que requeiram instalações ou inspeções acima dessa altitude utilizem alternativas como o alpinismo industrial.