segunda-feira, 23 de março de 2015

Vantagens Ambientais da Produção Enxuta

Dentre as grandes preocupações ambientais da atualidade, estão desmatamento e geração de grande volume de resíduos. Ligada a estes dois problemas está a fabricação de papel.

  • Na literatura pesquisada é possível observar uma quantidade razoável de trabalhos que relacionam o conceito enxuto com os temas, manufatura verde (ambiental) e sustentabilidade. É o caso dos autores Pojasek (2008), Found (2009) e Yang et al., (2010). 
Segundo Found (2009) o conceito de produção enxuta, protege tanto a sustentabilidade econômica quanto a ambiental. Visando o crescimento no longo prazo e o sucesso da organização, melhorando a produtividade e minimizando o impacto ambiental de suas atividades.
  • A perspectiva de como manejar os recursos que estão disponíveis e como responder às necessidades de um mercado global estão mudando constantemente. Nos tempos atuais é importante promover práticas de negócios sustentáveis e apoiar a criação de empresas com produtos “verdes”, por meio de atividades tais como: mapeamento de impactos ambientais, extração de recursos, reciclagem, redesenho de produtos, análise de cadeias de abastecimento e recursos materiais e humanos. São as empresas as responsáveis pela utilização de recursos, fabricação, armazenamento, uso e descarte final dos produtos e a relação entre os três pilares da sustentabilidade, economia, sociedade e meio ambiente (FOUND, 2009).
Aspectos Gerais:
  • Mesmo que o foco da manufatura enxuta é a melhoria na condução rápida e contínua de custos, qualidade, serviço e eficiência produtiva, benefícios ambientais significativos ocorrem como resultado desses esforços pela melhoria nos processos. Técnicas de produção enxuta, muitas vezes criam uma cultura de melhoria contínua, capacitação dos funcionários e minimização de resíduos, o que é muito compatível com as características organizacionais incentivados de acordo com SGA e prevenção da poluição.
Em um intento de mostrar os benefícios ambientais da produção enxuta a EPA (2003) produziu o “Report Lean production e Lean Environment”, relatório que examinou a relação entre os pontos principais de resíduos, o ambiente e as oportunidades de melhoria ambiental para as organizações, através de iniciativas de sua aplicação. O Departamento de Ecologia de Washington (DEW) reconhece que significativos benefícios ambientais resultam da aplicação da produção enxuta, porque aspectos de produção que não agregam valor, muitas vezes se traduzem em mais lixo e poluição. (YANG et al., 2010; YANG et al., 2011; EPA, 2003; DEW, 2008)
  • A pesar de o uso de práticas enxutas produzirem benefícios ambientais, e proporcionar uma cultura contínua e sistemática de eliminação de resíduos, não está em suas funções essenciais incorporar considerações de desempenho ambiental. (YANG et al., 2011)
Os coordenadores da linha produtiva, geralmente não são conscientes de questões como energia ou uso da água, resíduos sólido-perigosos, ou riscos químicos, dentro das iniciativas de produção enxuta. Normalmente, os custos e impactos ambientais são considerados altos pela empresa. Neste contexto de quer incluir as práticas ambientais dentro dos sistemas enxuto, a EPA começou participando em eventos de Kaizen. Num desses eventos, Kidwell (2006) conheceu um importante personagem da manufatura enxuta, que sugere que a falta de considerações ambientais, mesmo durante eventos enxutos, indica uma falha no modo em que a produção enxuta está sendo implementado. Considerações ambientais e os custos envolvidos são um componente essencial na manufatura enxuta. Assim, a EPA tomou a iniciativa de preencher essa lacuna existente entre a produção enxuta, visando implantar e incluir os cuidados ao meio ambiente dentro dos sistemas. Assim é criado o conceito de ambiente enxuto, como o sistema que envolve práticas enxutas, visando atingir problemas ambientais.
  • Kidwell (2006) questionou um consultor japonês que tem se desenvolvido como parte importante no desenvolvimento de sistemas enxutos, em relação ao status da manufatura enxuta no Japão e especialmente, se a produção enxuta está abordando os objetivos e preocupações ambientais. A resposta foi clara, as preocupações ambientais são parte do conceito enxuto. 
Emissões para o ar, água, bem como geração de resíduos sólido-perigosos, representam uma perda no processo produtivo, ou seja, nenhum valor para o cliente.Segundo King e Lenox (2001), por meio de um exame teórico e prático entre produção enxuta e desempenho ambiental de uma empresa, encontram-se fortes evidencias sobre como a produção enxuta complementa a redução de resíduos e de impactos ambientais. Os mesmos autores que mediante a adoção da produção enxuta reduz os custos do gerenciamento ambiental, assim como um melhor desempenho ambiental. As conclusões dadas pelos autores podem ser reforçadas por três hipóteses, mostradas a seguir:
  • Quanto mais a empresa esteja comprometida com o pensamento enxuto, mais simples será a adoção de um sistema de gestão ambiental;
  • Quanto mais a empresa esteja comprometida com o pensamento enxuto, gerará menos resíduos na fonte e buscara soluções para tratamentos e disposição final de resíduos;
  • Quanto mais a empresa esteja comprometida com as práticas enxutas ,menor será os impactos ambientais de seu processo.
Segundo UNIDO (2002), a diminuição no uso de materiais, redução de perdas, desperdícios, resíduos e emissões, pode ser alcançada a partir de sete princípios, os quais se mostram a seguir:
I. Manutenção adequada: prevenção de vazamentos, perdas e derramamentos por meio de inspeção frequente dos equipamentos, geração de calendário de manutenção preventivo e treinamento do pessoal;
II. Realizar substituições: por materiais menos tóxicos, renováveis ou com maior ciclo de vida;
III. Melhoria no controle do processo: mudanças nos procedimentos de trabalho, instruções de utilização das máquinas e do processo para facilitar a melhoria de sua eficiência e menor geração de perdas e emissões;
IV. Mudanças no equipamento: mudanças nos equipamentos de produção e os auxiliares, visando uma divisão de medidas e controle, para melhorar a eficiência e diminuir perdas e emissões;
V. Mudanças na tecnologia: utilização de tecnologias menos poluentes, mudança no fluxograma do processo a fim de diminuir os desperdícios na cadeia produtiva;
VI. Reciclagem / Reuso: realizar a reciclagem dos resíduos geradas para serem utilizados no próprio processo ou para outras aplicações na organização;
VII. Reformulação ou modificação do produto: mudanças no produto com a finalidade de minimizar os impactos durante sua produção, uso, reciclagem ou disposição final.

Diariamente, 95,4 toneladas de alimentos vão para o lixo em Manaus, capital de um Estado onde 648,6 mil pessoas estão inclusas na faixa de extrema pobreza.

Semelhanças:
  • Existem diferentes publicações que incorporam os conceitos de produção enxuta com aspectos ambientais, visando obter sua relação, pontos em comum e os benefícios que se obtém por sua aplicação.
Um estudo realizado pela EPA descobriu que por meio da implantação d a produção enxuta, muitas organizações estão economizando dinheiro, tomando medidas que também trazem benefícios ao meio ambiente, mesmo quando elas não estavam conscientemente tentando fazê-lo. Resíduos ambientais, como o excesso de uso de energia, água, resíduos perigosos ou sólidos, apresentam oportunidades em grande parte inexploradas para as práticas enxutas, tendo-se que o objetivo da produção enxuta está baseado na melhoria continua e eficiente da produção. Esta produção é traduzida em uso de menos energia por unidade produzida. Isto significa menos recursos naturais utilizados por unidade produzida. Neste contexto esta produção eficiente significa não só menos energia e matérias primas consumidas, mas também, menos material e resíduos perigosos gerados e enviados para o meio ambiente (EPA, 2007).
  • Por estes motivos, a EPA passou a observar mais atentamente a produção enxuta como uma área em que os profissionais das áreas de meio ambiente, negócios e processos podem trabalhar conjuntamente. Por um lado, profissionais na área enxuta economizam dinheiro encontrando oportunidades para eliminar os desperdícios no processo. Por outro lado, já existe experiência pelos profissionais da área ambiental, no meio ambiente e minimização de resíduos nos processos (KIDWELL, 2006).
Neste contexto de união de conhecimentos das diferentes áreas professionais, a EPA tem desenvolvido uma série de “Toolkits” (Kits de ferramentas). Estas oferecem técnicas e estratégias práticas que ajudem aos especialistas em a produção enxuta, ambientais e de outros departamentos da empresa a eliminar o desperdício e proteger o médio ambiente. Este kit de ferramentas foi desenvolvido a partir da experiência de organizações que têm experiência com coordenação de implantação da produção enxuta e gestão ambiental. A EPA espera que estes kits de ferramentas ajudem às organizações a identificar e eliminar os resíduos ambientais. Estes kits podem ajudar também na alienação dos sistemas de gestão ambiental.
  • Os kits de ferramentas produzidos pela EPA, intitulados “Lean and Environment” (2007) e “Lean, energy & climate” (2011), apresentam uma análise a partir dos desperdícios identificados na aplicação da produção enxuta e seus impactos ambientais desde a perspectiva de resíduos, energia e emissões atmosféricas.
Vantagens Ambientais da Produção Enxuta:

A EPA recentemente tem desenvolvido o tema das vantagens e benefícios ambientais obtidos pela implantação da produção enxuta, reconhecendo importantes conclusões: (FOUND, 2009).
  • O enxuto produz um ambiente operacional e cultural altamente propicio para a minimização de resíduos e prevenção da poluição;
  • Enxuto pode ser aproveitado para produzir melhorias no processo e ainda mais nos aspectos ambientais da produção.
A produção enxuta e a adoção de pensamento enxuto tem se concentrado recentemente na situação económica e alguns aspectos sociais da sustentabilidade. No entanto, a essência da produção enxuta é produzir mais com menos, o que implica que as organizações usem menos recursos não renováveis na forma de matérias-primas e energia. Este conceito pode ser estendido para determinar se o pensamento enxuto pode ser aplicado no intuito de reduzir a poluição e as emissões, e se os fabricantes enxutos são, portanto, mais eco-amigáveis. Maxwell et al. (1993) realizou-se a pergunta em relação a se a produção enxuta significava verde o sustentável ambientalmente e sugeriu que havia uma relação entre a produção enxuta e inovadoras práticas ambientais. David Wallace (1995) em um relatório para o Instituto Real de Assuntos Internacionais e concluiu que a busca da melhoria contínua, cria oportunidades substanciais para a prevenção da poluição e o desperdício e redução de emissões (FOUND, 2009).
  • Os autores Bergmiller e McCright (2009, (a)), sugerem que as similitudes dos modelos de sistemas de operação enxutos e sistemas ambientais são evidentes. Baseados nesta premissa realizam um estudo sobre a sinergia dos dois conceitos partindo de elementos chaves de cada programa.
Como resultado do estudo, obtém-se que cada um dos cinco resultados da produção enxuta é significativamente influenciado por um ou mais dos elementos inclusos no sistema verde. Explorar essas relações expõe mecanismos através dos quais, esforços para melhorar a mentalidade verde de uma empresa, contribuem consequentemente na melhoria da conceptualização e aplicabilidade da produção enxuta para a organização.
  • Em termos de qualidade, por exemplo, a medição deve incluir aspectos como rendimento do processo, retrabalhos, sucata, variações no processo, custos de garantia, rejeição do cliente e custos operacionais. O processo ideal do sistema verde inclui um rendimento perfeito e nenhuma sucata, por consequência, a partir de uma implantação de sistemas de gestão ambiental, apresenta-se uma relação forte com a melhoria continua da qualidade. Desde o pondo de vista da produção enxuta à conexão com objetivos verdes é visível. Igualmente, em termos de custos, a influência do sistema de gestão ambiental à produção enxuta é significativa. Da mesma forma em que a substituição de matérias primas, o uso de embalagens retornáveis, segregação de resíduos e a criação de um mercado, geram uma eficiência no uso de recursos, evitando assim, impactos ambientais. Ou seja, se a empresa enfatiza recursos e esforços na redução total de resíduos, isto por sua vez, impulsiona a redução de custos (BERGMILLER, 2006).
Outras considerações:
  • Na economia globalizada atual, as empresas encontram-se cada vez mais sendo pressionadas na demonstração do gerenciamento adequado em suas estruturas ambientais, sociais e econômicas. Isto se encontra relacionado à crescente consciência popular sobre os danos causados ao meio ambiente e à saúde da comunidade, a través dos processos produtivos (POMBO, MAGRINI, 2008).
Existe a preocupação de que a melhoria de desempenho ambiental e social prejudique de forma crescente a sustentabilidade econômica de uma organização, e que esses são os motivos pelos quais muitas empresas não consigam cumprir com as responsabilidades ambientais (FLORIDA, 1996). Embora, é reconhecida que a melhora do desempenho ambiental das empresas apresenta aumento de lucros (PORTER, VANDERLINDE, 1995; CORBERTT, KLAASEN, 2006) e ainda assim, as empresas com alto desempenho ambiental alcançam retornos mais elevados do mercado (FOUND, 2009).
  • A aplicação da produção enxuta contribui significativamente na melhora de processos produtivos nas organizações, obtendo benefícios na produtividade, melhora de qualidade do produto, otimização de uso de materiais e recursos naturais, eficiência de processos.
Do exposto na revisão teórica pode se inferir que a adoção dos conceitos produção enxuta e ambiente enxuto deverão trazer ganhos e benefícios tanto para as empresas como para a comunidade em geral.

De 30 a 40% de todos os alimentos produzidos no país vão parar no lixo. Em países desenvolvidos, esse índice não chega aos 10%.